Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A água põe as coisas a mexer!



"A água põe as coisas a mexer!"- Gritou entusiasmado o Guilherme Graça.
Nós até já sabíamos e até já tínhamos experimentado, mas nunca tínhamos pensado que quando brincamos com a água, também fazemos ciência.
E como é que descobrimos?
Terça-feira fomos à Fábrica da Pólvora, que é muito pertinho da nossa escola, para participar de um atelier de água e de Luz. Gostámos muito e falámos de coisas muito importantes que pensávamos que eram coisas só para pessoas crescidas. Falámos de ciência e de experiências, e experimentámos muitas coisas.
Sabem o que é experimentar? É fazer uma experiência, e uma experiência é "quando vemos uma coisa que está a acontecer e pensamos e aprendemos com ela" - Sebastião
E,"para ser uma experiência a sério, temos que ver tudo com muita atenção, pensar no que vimos e depois escrever..."- Diogo
Então estamos ou não estamos a ficar crescidos?
Ah, é verdade, e para fazer experiências daquelas que fazem os cientistas, não é preciso ter coisas de cientistas. Nós fizemos ciência com os nossos brinquedos e conseguimos. O importante é ver bem, pensar no que vimos, pensar no que aconteceu e registar tudo. Registar é escrever o que aconteceu.
Experimentem, olhem que vale a pena! Nós gostámos muito!



5 comentários:

Xinha disse...

Temos cientistas!!!...é mesmo assim que se aprende com a vontade de descobrir experimentando.
Eu tenho um mano cientista e quando era pequeno, médio, tinha um laboratório de química no quarto e o meu mano mais novo, que era pequenino, do vosso tamanho e também queria ser cientista, um dia foi ao quarto dele e misturou o conteúdo de dois tubos de ensaio e houve uma explosão que ia fazendo saltar o telhado de nossa casa... :(

Luz disse...

Espero que estes meninos não cheguem a tanto! Acho que oas pais não iam ficar muito contentes...
Bjs
Luz

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

É mesmo muito importante, na vossa idade, aprender experimentando... ainda bem que vocês têm essa oportunidade!
E depois também é muito importante registar aquilo que se aprendeu... ás vezes pode custar um bocadinho, mas vale a pena!
Nós também andamos, lá na Sala Fixe, às voltas com os registos do projecto...
Até breve!
Beijinhos, Juca

Lenita disse...

Que sorte que voces têm em ter oportunidades destas. Brincar com ciência para além de muito divertido ajuda a entender como funcionam as coisas do mundo.
Bjs

rute moura disse...

Que ricas descobertas e aprendizagens de verdadeiros cientistas. E gostaram da Fábrica da Pólvora? Tiveram tempo para dar um passeio pelos jardins? É um espaço muito bonito.

beijinhos para todos