segunda-feira, 27 de abril de 2009

O tempo foge veloz...



...Foge mesmo!
E quando nos apercebemos, o fim de semana passou, e nem houve tempo para actualizar o blogue. E logo nesta semana que foi tão rica de actividades.
Bom, nem tudo corre sempre como queremos...
Por isso, e porque mais vale tarde que nunca, aqui ficam as fotografias dos trabalhos realizados no nosso Jardim e para comemorar o Dia da Terra.
O trabalho da esquerda foi realizado por todas as crianças do JI e foi colocado na entrada do jardim. O trabalho da direita foi realizado pelos meninos da sala 4 e veio na sequência da visita ao planetário.
Levámos um bocadinho de tempo a fazê-lo, mas gostámos muito de o fazer!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

“Quem procura sempre alcança…”


...Diz o ditado. Não que tenha procurado muito, ou que tenha pretendido algo, simplesmente aconteceu.
Quando me lancei nesta aventura TIC, não foi à espera de nada, foi simplesmente porque sempre achei que parar é morrer, que a vida é para ser vivida plenamente e as oportunidades aproveitadas até ao fim.
E afinal, mesmo dando um bocado de trabalho, tirando algumas horas de sono e levando-me a um trabalho extra, foi mesmo uma aventura que valeu a pena, pois fez-me crescer como pessoa e inovar, que é uma coisa que nós temos sempre muita dificuldade em fazer, pois não é fácil arriscar, nem mudar o "rango-mango" da vida, sobretudo para uma pessoa rotineira como eu.
E agora aconteceu. Tive a recompensa do esforço e ofereceram-me um grande presente. Fui convidada a participar num workshop em Varsóvia, já agora no mês de Maio. E já só me apetece cantar: "Eu vou, eu vou, p´rà Polónia agora eu vou. Parárá tá tchi, párá rá tá tchi, eu vou, eu vou".
Às vezes temos surpresas destas.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Tão longe e tão perto...



Hoje foi um dia muito especial para nós. Vimos e falamos com os nossos amigos de Rio Côvo, em Barcelos.
Desde o Natal que os conhecemos e que sabemos os seus nomes, mas hoje conhecemo-los de um modo especial. Sabem como? Não, não fomos a Barcelos, nem eles vieram a Lisboa. Fizemos uma video-conferência sobre "O espaço", que é o tema que estamos a falar nos dois Jardins de Infância. Uma das muitas coisas boas que nos proporcionam as novas tecnologias!
Foi muito bom e aprendemos muitas coisas. Por exemplo, o que é um telescópio, quem foi Galileu, o que é que ele fez, que piza não é apenas uma comida mas que é uma torre inclinada("torcida") em Itália, e ficámos muito curiosos em relação à força da gravidade, tão curiosos que agora queremos saber melhor o que é.
Mas sabem o que é que gostámos mais? Foi de conhecer melhor os nossos amigos, de os ver e de poder falar com eles.
-De manhã, depois de lanchar, fomos a pé, à escola dos grandes pela estrada que descia. (Marcos)
-A escola é um bocado longe e nós tivemos que andar muito. Até já estávamos cansados. (Igor)
-Pelo caminho encontrámos o Rodrigo Simões que estava de férias mas que veio à escola para poder conhecer os novos amigos. (Ibraíma)
-Depois eles apareceram no computador e na parede. O computador tinha duas janelinhas. Na grande estavam os nossos amigos e na pequenina estávamos nós. (Rodrigo Almeida)
-Eles são muito educadinhos. Souberam esperar a vez para falar, ouviram as nossas canções e a nossa poesia. (Rodrigo Simões)
-A Inês Isabel disse que eu sou bonito. É muito simpática. (Leonardo)
-Nós dissemos a poesia da “menina nuvem preta” de Sidónio Muralha. (Igor)
-E cantámos duas canções (Mariana)
-Eu gostei de ver o telescópio. (Rodrigo Almeida)
-O telescópio serve para ver as estrelas, a lua, o Saturno e todos os planetas. (Érica)
-O André sabia muita matemática. Até sabe escrever os números do ano do Galileu! (Ibraíma)
-E a Rita disse a poesia da menina feia. Sabe dizer muito bem! (Lia)
-Vimos uma torre "tocida" que era de "pizza"! (Rodrigo Machado)
-Eu gostei do menino que tinha o meu nome e que gostava dos números. Eu também gosto dos números. (André)
-Eu gostei muito de os ver. O Bruno fez-nos a pergunta da tampa e da caneta, mas eu ainda não percebi porque é que caem ao mesmo tempo. (Igor)
-Eu tenho uma ideia. E se nós fizéssemos um desenho e uma carta para mandar aos nossos amigos novos? (Leonardo)
-Boa...e mandávamos. Parecia uma prenda. (Rodrigo Almeida)
-E um coração cor de rosa – (Teresa)
-Vamos fazer muitas coisas de surpresa e depois pomos no correio. (Igor)
E, durante o resto da tarde trabalharam afincadamente no presente que querem mandar.
Só o Alex é que não falou e não desenhou, porque adormeceu no tapete enquanto decorria a conversa... Provavelmente porque teve que descer e subir a encosta da Brandoa, para poder falar com os amigos novos. Mas valeu a pena o esforço!

domingo, 19 de abril de 2009

Visitas importantes



Pois é, tivemos mesmo uma visita muito importante. O Alexandre, que era da nossa sala, mas que já está no primeiro ano, não teve aulas e veio fazer-nos uma visita.
Está mais alto e muito desdentado, como é normal acontecer nesta idade, mas continua sempre o nosso Alexandre, atencioso, calminho e amigo...
Foi muito bom estar com ele. Está mesmo muito crescido!
Contou aos amigos como é estar no primeiro ano e como é fácil e bom aprender a ler e a escrever. E para o provar, foi ao quadro escrever algumas das palavras que já sabe escrever sozinho.
Foi muito bom tê-lo na sala.
Volta sempre Alexandre. Gostamos muito de te ter por cá!...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009)




Estamos fascinados pelo Universo! Só desenhamos estrelas, foguetões, cometas planetas, asteróides, meteoritos, constelações e até astronautas.
Só brincamos aos foguetões e às viagens espaciais e até já se descobriram algumas vocações. O Leonardo, por exemplo, quando for grande vai ser o primeiro astronauta Português, mas "os Rodrigos", o Ibraíma e a Érica vão com ele na nave. O Rodrigo A. vai ser mecânico das naves e o Ibraíma vai ser técnico de navegação. Suponho que o Rodrigo S., O Rodrigo M. e a Erica vão viajar calmamente sentados( o que para a Erica deve ser um pouco difícil pois ela é uma mulher de acção), e apreciar a paisagem. Até já fizemos o projecto da nave que vamos construir... Agora, já só falta a mãe da Erica trazer as caixas que nos prometeu e eu tenho a certeza que na nossa sala vai nascer o primeiro foguetão Português... E que belas viagens vamos fazer nele!
E tudo isto porquê?
Porque neste ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia comemoram-se quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu por Galileu Galilei, e nós, no JI Brandoa 2, fomos ao Planetário. Uma experiência e tanto.
Eles adoraram. Observaram tudo com muita atenção e aprenderam muitas coisas. O entusiasmo foi muito, mas durante a apresentação não se ouviu nem uma mosca. Acho que se pudessem voltavam lá já amanhã.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Recomeço...


Pois é, recomeçámos mas desta vez um bocadinho tristes. Dois dos nossos amigos não voltaram... O Christ que foi para Inglaterra e o Igor que continua doente...
Mas em compensação a Cátia já voltou de S. Tomé e encheu a nossa sala com o seu riso cristalino e a sua actividade sem fim.
Foi muito bom rever os amigos, pois já estávamos com saudades e por isso fizemos uma festa, com muita música e muitos abraços. Escrevemos uma carta aos amigos ausentes e preparámos-lhe uma surpresa para mandar pelo correio.
Este é o último período em que estamos juntos neste Ano Lectivo. Temos que o aproveitar bem!
P.S. - Ah, é verdade já me estava a esquecer de contar que voltámos mais crescidos, tão crescidos e com tanto juízo que hoje se conseguiu falar baixinho na nossa sala e o Pedro, que diz sempre que não sabe fazer as coisas, quando foi marcar a presença conseguiu fazer o nº 14 sozinho, sem ninguém lhe pedir…
Parabéns Pedro, eu bem sabia que tu estavas a crescer!

domingo, 12 de abril de 2009

Porque hoje é domingo de Páscoa...


Porque hoje é domingo de Páscoa, e a Páscoa é tempo de VOAR MAIS ALTO ao encontro dos outros, deixo-vos aqui mais uma história que fala de pássaros, de anjos, mas sobretudo de como é importante arriscar voos mais altos...

Os Pássaros Solitários
Ao lado de um imenso muro de pedra, um pássaro voava sozinho, como sempre, pensando na sua eterna solidão.
Do outro lado do mesmo muro voava outro pássaro, lamentando o seu interminável isolamento.
Do alto de uma nuvem, bem acima de qualquer muro, dois anjos observavam a cena.
Um dos anjos comentou:
- Olha que maravilha! Que sincronismo de voo! Isto é o verdadeiro amor.
O outro anjo questionou:
- Será que eles nunca se vão encontrar?
O primeiro anjo respondeu:
- É claro que vão. Olha, lá adiante, o fim do muro. Todo o muro tem um fim.
E completou:
- É verdade! Mas se eles arriscassem voar mais alto, acima do muro, poderiam encontrar-se hoje mesmo.

Nesta Páscoa, para todos vós votos de bons voos

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Boa Páscoa

A todos os que nos acarinham e nos seguem de perto desejamos uma Páscoa muito feliz. Como Páscoa é sinónimo de Vida e de Ressurreição desejamos que este novo período que se aproxima esteja carregadinho de Paz e de Felicidade, toda a felicidade do mundo... Boa Páscoa para todos. Luz e meninos
video

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estes somos nós!

Estes somos nós. Querem conhecer-nos?
Então leiam com atenção...

domingo, 5 de abril de 2009

Páscoa




Sim amigos, a Páscoa também foi vivida na nossa sala.
As notícias foram poucas porque, com o Igor no hospital, o tempo era muito pouco para me dedicar ao blogue, pois a prioridade do tempo livre é sempre para os amigos.
De qualquer forma o coelhinho da Páscoa andou pela nossa sala e nós gostámos imenso da visita dele.
Foi assim: Primeiro aprendemos uma canção de Páscoa para lhe cantar, depois fizemos um coelhinho para levar para casa e finalmente, na quinta-feira à tarde, como queríamos saber se o coelhinho vinha ou não á nossa sala, decidimos deixar espalhado no chão, à entrada da porta, um pedacinho de sal para que o coelhinho pudesse deixar a marca das suas patinhas se por acaso quisesse. E não é que, na sexta-feira de manhã, o chão estava cheiinho de pegadas de coelho... Foi uma festa! Havia também uma mensagem a dizer que tinha escondido um ovo para cada menino e que para o encontrar só precisávamos de desvendar e seguir as pistas. Foi uma festa... E lá encontramos os ovos. Até o do Igor, que o coelhinho não se podia esquecer dele.

Boas notícias


Amigos
Boas notícias para os meninos da sala quatro. O nosso Igor, finalmente regressou a casa. A virose que o obrigou a ficar tantos dias no hospital finalmente cedeu e ele já voltou para casa.Começou a melhorar na sexta feira à tarde e hoje teve alta, mas
ainda vai ter que ficar em casa até dia 12.
Que susto que nos pregou! Não gostei nada de o ver assim doente.
Toma cuidado contigo Igor. Fazes muita falta na nossa sala!
Beijinhos dos amigos, da Luz e da Sónia