Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Mais um Ano se passou II


Mais um Ano passou e vamo-nos separar. Esta é sem dúvida a época mais difícil do Ano, pois a sensação do "nunca mais" é terrível. Eu sei que ainda nos vamos ver muitas vezes, mas esta cumplicidade do dia-a-dia que fomos construindo ao longo dos anos, vai-se esfumar e diluir.
O tempo é de soltar amarras, abrir o coração e ter confiança de que se deu tudo e por isso o voo vai ser seguro. Mas o medo é imenso e a impotência também... Já verifiquei os pára-quedas, e pareceram-me todos bem ajustados, mas sei que os ventos vão ser fortes e que os podem fazer cair. No entanto incentivo-os a voar, quando tudo o que queria era estreitá-los nos meus braços e não os deixar partir...
Meus lindos, o fim do ano chegou. Sejam felizes e que a vida vos dê tudo aquilo que merecem.
Eu vou pensar sempre em vós!
A vossa Educadora que teve a grande felicidade de vos conhecer!!! (Deixo aqui o filme do nosso ano para que possam revê-lo sempre que sentirem saudades. Eu vou vê-lo muitas vezes!)
Penso em vós, sempre!
Luz
P.S-Ibraíma, vou acreditar sempre em ti! Eu sei que vais conseguir ultrapassar todas as tempestades!!!

Aviso aos pais...


Mãe e Pai
Não se esqueçam que na próxima terça Feira, dia 7, as Educadoras de Infância do Jardim de Infância Brandoa 2, estarão à vossa espera das 9 às 12h. e das 14 às 15h, para analisarmos e reflectirmos juntos acerca dos vossos filhos e do modo como correu o Ano Lectivo.
Fico à vossa espera
Luz

sábado, 27 de junho de 2009

Lá muito longe, do outro lado do Mar...

Lá muito longe, do outro lado do mar, a um país que se chama Costa Rica, foi onde chegou a nossa encomenda... Lá dentro, além do nosso amor, ia também um CD dos nossos trabalhos, um livro inteiramente Português, desenhado e escrito nossa belíssima ilustradora Carla Antunes, que se chama "Anjos", um álbum com os nossos desenhos e as nossas mensagens para os amigos e uma joaninha que voou directamente da nossa janela para as mãos dos meninos do JI do Tecnológico, em Cartago. E eles, de volta, mandaram-nos um filme da chegada da nossa encomenda. Querem ver os dois filmes? Então aqui vão eles...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fim de Ano...

Com o fim do Ano lectivo à porta, andamos todos loucos e perfeitamente imersos em papeis. Mas mesmo assim, na nossa sala, aproveitámos a poesia que trabalhámos e, com papeis, rasgagem, fotografias e o Photo story 3, e fizemos um filme. Deixamo-lo aqui esperando que gostem tanto de o ver como nós gostámos de o fazer!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Temos mesmo sorte!...


Temos mesmo muita sorte!!!...
Não sabem porquê?
É que a Mariana, a Lia e o Rodrigo Simões sabem muitas coisas sobre seres mágicos!
Vou-vos contar...
Agora, no final do Ano lectivo, em que muitos dos nossos amigos estão a fazer seis anos, a fada dos dentes parece que quer acrescentar mais uma divisão lá no seu palácio, e por isso os dentes dos meninos estão todos a cair a grande velocidade. Lá na nossa sala, quando cai um dente, deixa-se um "post it" brilhante, daqueles especiais para as fadas, dentro do armário, na caixinha dos recados, a avisar a fada que caiu um dente a um dos meninos e, normalmente, como a fada precisa de todos os dentes disponíveis para as suas obras, deixa, nessa noite, uma surpresa ao dono do dente.
Ora hoje tivemos uma surpresa muito grande. A Mariana chegou muito contente porque, descobriu que a fada dos dentes mora mesmo ao pé da casa dela. Mora no rés-do-chão e usa um vestido cor-de-rosa com florinhas brancas.
A Lia também já a viu. Tem um chapéu em bico, aos quadradinhos, com um véu e usa sempre uma varinha mágica que a ajuda a fazer tudo...
O Rodrigo Simões nem queria acreditar, porque segundo ele as fadas não vivem nas cidades e não se conseguem ver, pois são "seres mágicos", muito pequeninos e vivem nos bosques com os duendes, outros seres mágicos que cuidam da floresta e guardam o pote de moedas de ouro que está no fim do arco-íris.
Eu ainda estou espantada.O que estes meninos sabem de magia!!!...

domingo, 21 de junho de 2009

Photo story 3


Seguindo o conselho da Xinha e da Albertina, então aqui vai o modo de trabalhar as fotografias no Photo Story 3 em quinze passos.
1 - fazer o download do programa
2 - Já na página de abertura escolher a opção 1-"begin a new story"
3 - Escolher a opção "next", no fundo da página.
5 - Importar as fotografias necessárias clicando para cada uma em "Import pictures". A fotografia aparece num ecrã e na barra inferior desse ecrã já pode ser trabalhada.
6 - Next
7 - Editar o texto da fotografia. Escrever na caixa de texto aquilo que se pretende escrever sobre a fotografia. por cima da caixa de texto estão ferramentas que nos permitem trabalhá-lo à nossa vontade.
8 - Na barra de ferramentas do ecrã pode aplicar-se um efeito especial à fotografia.
9 - Next
10 - Altura de gravar as vozes associadas à fotografia. Para isso utiliza-se um microfone, clica-se no botão vermelho para gravar e no azul para parar. Se quisermos apagar o que se gravou, clica-se sobre a seta.
11 - Pode ver-se e ouvir-se o que está feito clicando em "preview"
12 - Para animar a fotografia clica-se em "Customize motion", na parte de baixo do pequeno ecrã.Na primeira opção, "motion and duration", aparecem dois ecrãs. Foca-se o início e o fim da animação como se quer, reduzindo o tamanho da fotografia. A duração da animação pode ser escolhida por nós ou automática. O efeito de transição dos slides é definido por nós, clicando em "Transition". depois da animação escolhida é preciso gravar em "Save"
13 - Uma das vantagens do Photo story é que se pode sempre refazer o que se fez. Para isso basta clicar em "back" e voltar atrás.
13 - Finalment chegou a hora de colocar música de fundo. Selecionar em Select músic e escolher a musica que se quer a partir do nosso computador.Pode escolher-se o volume de som que se pretende.
14 - Grava-se o projecto, clicando em "save"
15 - Clica-se em browse e next e o programa monta o filme em três etapas e...
Está pronto...
Boas filmagens!
Espero que tenham percebido alguma coisa...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Últimos trabalhos...

Quando estive no workshop em Varsóvia, uma das coisas que aprendi foi a usar o "Photo Story 3", uma ferramenta web 2. Quando a levei para a sala o entusiasmo foi grande, e se puderem os crescidos passam o dia a usá-la. O facto de puderem associar a sua voz à imagem que fizeram deixa-os muito entusiasmados. Por isso incentivei-os a passar para o photo story 3 as histórias que fizemos na sala. Aqui está a primeira. Vejam se não fica mesmo muito diferente.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pé ante pé, vão voltando...


Ontem um, hoje outro, amanhã quem sabe, talvez mais dois, ou três, e é muito bom ver a sala a encher, ouvir as suas vozes e os seus risos.
Hoje voltou o Leonardo. Voltou das férias e... Adivinhem lá. Isso mesmo da Varicela.
Grandes férias para ele e para os Pais, que todos os anos pegam nas mochilas, põem o Leonardo às cavalitas e percorrem algumas capitais da Europa. O Leonardo parece gostar muito deste tipo de férias, em que a proximidade e a cumplicidade com os Pais é grande e o ajuda a crescer muitíssimo. Quando chega tem sempre mil aventuras para contar.
Mas este Ano... Este Ano a aventura foi mesmo muito grande. Ele entusiasmado contava:
"Fomos no avião " Pra Parga (Praga)", ficámos no hotel e eu gostei muito "proque" o meu Pai e a minha Mãe me levaram ao Museu ver os Dinossauros. Juntos fizemos um Puzzle muito grande e eu vi um dinossauro "Tio" Rex. Depois fomos no comboio para Viena, deixámos a mala no hotel e fomos ao restaurante. A minha mãe olhou para mim e eu tinha muitas borbulhas na barriga. Fui ao hospital e tinha varicela... Tomei um xarope e depois comecei a ficar bom..."
Grande aventura Leonardo. Nem todos podem dizer que tiveram Varicela em Viena!!!

domingo, 14 de junho de 2009

Desfalque...


...Foi o que a varicela fez na nossa sala; um verdadeiro desfalque. E agora com estes feriados e as férias, nem se fala...
Temos a sala vazia. Ficámos seis. Seis porque o André me conta sempre como criança, senão eram apenas cinco...
No fim, mesmo com a sala meio vazia, até tem sido agradável pois temos feito aquelas coisas que queremos sempre fazer, mas que não é possível com uma multidão, como brincar na água e ter muito colinho...
Amanhã penso que já vão voltar alguns dos nossos "sarapintadinhos". Ainda bem! Estamos cheios de saudades!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estou Feliz!


É verdade, estou feliz, tão feliz que só me apetece cantar...
Mesmo com todo o trabalho que há para fazer, aquele que aparece todos os finais de Ano Lectivo, e que todas nós conhecemos tão bem, hoje decidi tirar o dia e dedicar-me inteiramente ao meu projecto eTwinnig. E já o submeti! Agora é esperar sete dias para saber se vai ou não ser aprovado.
Vai chamar-se "Twinkle, twinkle little star...", e vai decorrer, como não podia deixar de ser, à volta das histórias.
A acção vai decorrer à volta de uma estrelinha, ou não fosse este o Ano Internacional da Astronomia, que perde o seu brilho e cai do céu. Para poder voltar para casa, ela tem que recuperar o seu brilho e só consegue cintilar se as crianças lhe contarem muitas histórias tradicionais do seu país. Para ajudar a estrelinha as crianças têm que contar muitas histórias, trabalhá-las no computador, editá-las e ir compilando todas as histórias de modo a conseguir fazer uma colectânea de Histórias Tradicionais Europeias.
Hoje, quando anunciei o projecto de modo a conseguir um parceiro, pois este é condição para submeter um projecto a aprovação, apareceram imensos a candidatar-se ao lugar, o que me dá muita esperança de conseguir aprovação.
Estes próximos sete dias vão demorar a passar e a ansiedade é tanta que desta vez não vou mesmo conseguir esperar sentada...

domingo, 7 de junho de 2009

Notícias de muito longe...


Vinda do outro lado do Oceano Atlântico, da América central, mais concretamente da Costa Rica, chegou à nossa sala uma Encomenda Postal.
Vinha dentro de um envelope castanho.
Era grande, pesada e vinha carregadinha de selos muito bonitos, que nós gostámos muito de ver, porque entre nós, infelizmente, estão a cair em desuso e por isso nós não sabíamos para o que serviam.
Lá dentro vinha um pedacinho do dia-a-dia dos nossos amigos, gravado num CD de fotografias e num álbum de pinturas a guache, feitas por eles.
É muito bom receber notícias dos amigos...
...Nós ficamos felizes e eles ficam mais perto do coração. Dá-nos a sensação que não há distância que nos separe.
Obrigado amigos!
Gostámos muito do que nos mandaram.
Vão ficar para sempre no nosso coração!
Esperamos que gostem do “pedacinho de nós” que enviámos para aí!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Da Terra à ... Parte 2

De novo o filme, mas desta vez com as vozes deles!!!