sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mais um ciclo se fechou...


Mais um ciclo se fechou...
Mais uma etapa cumprida...
E os dias em desfilada,
passaram numa corrida.

Muitas coisas se disseram,
e se escreveram também,
Contaram momentos belos,
outros calaram, por bem...

Foram momentos felizes,
Vividos sem reparar
que o tempo ia passando.

Momentos que, sem notar,
passaram tão de mansinho
que acabaram por ficar.


A todos aqueles que transformaram os meus dias de passagem em dias melhores...
A todas as crianças que encheram os meus dias de luz, cor, alegria, fantasia, magia e felicidade...
A todos os Pais que me confiaram o seu maior tesouro, os seus filhos, e me ajudaram a levar a Bom Porto esta árdua tarefa que é Educar...
A todos os colegas que me ajudaram a crescer...
A todos aqueles com quem muito partilhei...
A quem me fez rir e a quem me fez chorar...
E a todos os outros...
Obrigado!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Surpresa



Hoje tive uma excelente surpresa. O Amadu, o menino do cherinho a limão, com quem criei uma relação muito especial que, no início do ano lectivo, voltou para a Guiné Conacry com a família, veio de férias a Portugal e veio ver-me. Adorei!
Está mais alto e bonito e já só fala francês. Foi muito bom abraçá-lo de novo!
Que bom é rever as nossas crianças!!!

A Isabel perguntou-me porque é que eu lhe chamo o menino do cherinho a limão.Porque este menino cheirava realmente a limão.
A mãe, uma mulher muito nova,carregada de filhos, que não sabia ler, porque segundo o conceito do Pai, ele providenciava tudo e ela não precisava de ir à escola, mesmo se era o que ela mais desejava,uma querida com quem criei uma relação muito especial,fazia uma essencia de limão que dava às crianças um cheirinho muito agradável. E quando escrevemos a História das Fadas, o Amadu, que foi um dos co-produtores, foi o autor da frase "Cheirava a perfume de Limão", quando a fada arrumou a casa do gigante... Ele é mesmo sensível ao cheiro a limão. Por isso eu quando penso no Amadu, lembro-me do seu "cheirinho a Limão".
Amadu, meu menino lindo, que feliz fico por saber que estás bem! Quem me dera poder dizer o mesmo do Ibraíma!!!...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Já chegou...


...Já chegou a hora de dizer adeus!
Ontem saiu o resultado do Concurso de Colocação de Professores.
Mais um capítulo se fechou, nesta minha já longa vida de Educadora...
Novo capítulo se abre, e eu estou feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque voltei para a escola que queria, uma escola calminha, com meninos calmos, onde deixei saudades e de onde tenho muitas saudades. A minha escola feliz!!!
Triste porque deixei na Brandoa muitos amigos e demasiados casos para resolver, porque na Brandoa são muitos os "casos"...
Quando há três anos deixei o Jardim de Infância onde estou de novo colocada, eu que devia estar habituada a mudanças, pois ser Educador de Infância da Rede Pública neste país é ter um passaporte de saltimbanco, tive pela primeira vez na minha vida uma sensação de perca... Podem por isso imaginar a felicidade que sinto ao voltar. É como se chegasse a casa após uma longa viagem... É muito bom!
E receberam-me de braços abertos e em festa. Que bom é voltar!
E a Brandoa? Bom, a Brandoa foi, sem dúvida nenhuma, uma escola de vida. Foi o abanão certo, na altura certa. Lá eu aprendi a recomeçar. Lá eu aprendi a perder. Lá eu aprendi que em Educação a primeira coisa a fazer é abrir os braços e AMAR. Lá eu descobri que sem Amor não há pedagogia. E cresci, cresci imenso, como Educadora, como ser Humano e sobretudo como mulher. Fiz muitos amigos, e também fui feliz. Trabalhei muito, passei muitas noites sem dormir a pensar como podia ajudar a resolver os problemas de muitas daquelas crianças, mas também aprendi a sair de mim, dos meus planos certinhos e pré concebidos e a apostar tudo no Amor.
Mas nem tudo foi duro. Também encontrei muitas famílias estruturadas e muitos Pais fantásticos. Felizmente!!!
Aos Pais fantásticos que encontrei na Brandoa, um imenso OBRIGADO pela vossa colaboração e apoio ao longo destes 3 anos, e sobretudo por me terem permitido conhecer e conviver com o vosso maior tesouro: os vossos filhos. Vão ficar para sempre no meu coração!
Vamo-nos encontrando aqui no blogue e podem crer que ficarei para sempre convosco, que nunca me esquecerei de vós!
Educadora Luz

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Estou feliz... eu estou muito feliz!!!


Finalmente está aprovado o projecto "Twinkle, Twinkle Little Star" e portanto posso começar a trabalhar nele. Já tenho muito com que me ocupar estas férias, porque em Setembro é para começar em força.
A colega com quem começo é Polaca, mas já há muitos outros interessados em participar. Vai ser muito divertido para mim , mas vai ser sobretudo muito bom para as crianças, que vão aprender muitas coisas e contactar com muitas pessoas diferentes. Esse contacto é sempre muito enriquecedor e um bom meio para fazer novas aprendizagens.
Vamos ver se conseguimos pôr a nossa estrela a brilhar muito!
Estou mesmo feliz!!!