sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Reflexão...



A Rafaela num "momento de reflexão" como ela diz...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Noticias da Polónia - O Outono em Lublin

Querem saber como é o Outono na Polónia?
Então vejam o filme que os nossos amigos nos mandaram...


video

domingo, 25 de outubro de 2009

Alimentção II - Eu gosto de sopa...


Na sequência do Dia Mundial da Alimentação, falámos de legumes e consequentemente de sopa. "Black... Eu não gosto nada de sopa!" - disseram os resistentes.
E como é composta a sopa? Quais são os ingredientes? Como é que se faz?
Então e se nós fizéssemos a nossa sopa?
E foi assim que nasceu a semana da sopa...
Fomos comprar os ingredientes, observámos, provámos e cheirámos, sentimos a textura da casca, preparámo-los e no fim...
Sopa?...Mnham, mnham, que rico petisco!!!



E agora já dizemos:
Eu gosto de sopa
Do seu paladar.
Eu gosto de sopa
Ao almoço e ao jantar!

Ah... E muito obrigado à avó do Leandro pelos legumes biológicos que cria na sua horta e que com muito carinho nos ofereceu. Eram mesmo muito bons!

sábado, 24 de outubro de 2009

Lá por ser castanha, não quer dizer que é do Outono...


Uma manhã, o Gonçalo chega ao jardim muito feliz, pois traz duas folhas castanhas para o cantinho do Outono. E durante toda a manhã repete: "Estas duas folhas fui eu que encontrei!". A Maria, já cansada de o ouvir diz:" Já sei, são do Outono!". Responde o Gonçalo com ar de zangado: "Não são nada do Outono, são minhas!!!"

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Outono...



Hoje é a vez do Diogo nos cantar a canção do Outono...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alimentação I - Dia Mundial da Alimentação ...



Foi um dia em cheio, o Dia Mundial da Alimentação.
Logo de manhã vimos uma história em power point sobre alimentação. Depois tomámos um pequeno-almoço saudável composto por leite ou chá e torradas com manteiga ou compota de Alperce. Foi uma festa e estivemos a comer torradinhas até às 10.30h. Era um cheirinho na nossa escola que todos vieram espreitar e provar. Depois fizemos salada de frutos de Outono que comemos ao almoço.
À tarde fizemos um marcador de livros com o fruto que gostamos mais, o Tomás ensinou a canção "Para ter saúde" e jogámos ao jogo da Gloria com alimentos, classificámos e seriámos alimentos em grande grupo e fizemos contagens. No fim do dia estávamos cansados mas muito felizes... Foi mesmo um dia em cheio!!!



E agora a canção que o Tomás nos ensinou!!!

domingo, 18 de outubro de 2009

Que sopa!






O Rodrigo de três anos, muito despachado, divertido e comilão, senta-se em frente ao prato de caldo verde e olha para ele com um olhar enjoado e confuso. Como não se decidia a pegar na colher, a Ivone foi ter com ele e perguntou:- Então Rodrigo, hoje não comes a sopinha?



Responde o Rodrigo com ar atrapalhado: - É que eu não gosto de sopa de relva!...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Por onde anda o outono?

Quando vinha para a escola, a Matilde encontrou uma folha amarela e trouxe-a com ela. Por isso falámos de Outono e de como ele este ano, tarda em chegar. Ainda está calor, quase não chove e ainda usamos sandálias e manga curta. Parece que é Verão!
E a folha? Se ela caíu da árvore, então é porque o Outono está a chegar!...
E se o fossemos procurar?
-Como os Exploradores? - Perguntou a Rafaela.
Então preparámos o cestinho dos exploradores e, lá fomos nós, em busca do Outono.
Será que o conseguimos encontrar?


video

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A nossa escola...

Querem conhecer a nossa escola. Então venham daí connosco!...


video

Viagem pelos arredores da nossa escola...

Este foi o vídeo que fizemos para apresentar os arredores do nosso Jardim de Infância.


video

sábado, 10 de outubro de 2009

Caracol, caracol põe os pauzinhos ao sol...


A Mariana achou um caracol na rua. E trouxe-o para a nossa sala.

"Caracol, Caracol,
Põe os pauzinhos ao sol!..."

Mas o caracol queria dormir, e por mais que disséssemos a lengalenga, ele não acordou...
O que é que vamos fazer com ele?

-Vamos pô-lo a pastar na relva. Em casa do meu avô os caracóis andam a pastar na relva - sugeriu o Guilherme Sousa.
-Não, vamos fazer-lhe uma casinha e ficamos com ele. A casinha tem que ser bonita para ele gostar de nós! - Disse a Maria que é muito arrumadinha.

Então fomos procurar nos livros e no computador o que precisamos para fazer uma casinha para o nosso caracol. Descobrimos que eles gostam de um chão de terra, onde põe os seus ovos e que gostam de comer couves, ervinhas e pão.

Nessa noite deixámo-lo num frasco com umas ervinhas que apanhámos no recreio e ontem tivemos uma surpresa. O caracol de noite andou pelo frasco todo, comeu umas ervinhas e fez cocó no chão. Foi uma excitação e o Gonçalo nem queria estar ao pé do frasco porque, dizia ele, cheirava muito mal...Blhac!!!

Mesmo assim fizemos-lhe uma casinha. É que o organismo de todos os animais e das pessoas tem que eliminar aquilo que não absorve e por isso o que aconteceu é muito natural!

Para fazer o caracolário usámos um aquário redondo. Cada menino pôs um bocadinho de terra no fundo, semeámos umas ervinhas, pusemos umas folhas de alface e de couve, fizemos um bebedouro e a Mariana e a Matilde puseram lá dentro os caracóis que tinham encontrado.E está pronto...

"Caracol, caracol...
Põe os pauzinhos ao sol..."

Durante um tempo vamos ficar com os caracóis, só o tempo suficiente para os observarmos bem. Mas depois vamos devolvê-los ao Jardim, porque os caracóis não são animais domésticos e por isso só são felizes no seu habitat!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um dia diferente...


Os dias de culinária são sempre dias diferentes. Trabalhamos muitas áreas quase sem nos apercebermos. Pesámos, medimos, observámos a forma e a cor, cheirámos, saboreámos, ouvimos o som, conversámos, misturámos, registámos e, quando já estava pronto...mnham, mnham, podemos finalmente comer.
Gostámos muito de fazer esta actividade!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hoje é o Dia Internacional do Professor





Por isso deixo-vos com um pensamento do Professor que marcou a minha prática pedagógica para sempre...

"Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita."
Sebastião da Gama

Bom dia do Professor!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

O Nino e a Nina...


"O Nino e a Nina", ou "Promoção de Competências Psicossociais no Ensino Pré-Escolar" é o nome de um Projecto que, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação Prevenir, foi implementado na nossa sala durante o Ano Lectivo passado, e que, por ser um bom projecto, que os ajuda a adquirir ferramentas para o seu auto - controle, vai continuar a ser desenvolvido.
Na quinta-feira, recebemos uma carta dos nossos amigos "Nino e Nina" a dizer que iam passar pela nossa sala porque estão cheiinhos de saudades nossas.
Como eles são muito nossos amigos, nós decidimos fazer-lhes uma surpresa e pôr a nossa sala ainda mais bonita. Então a Maria sugeriu que podíamos fazer um quadro onde se escrevia aquilo que se pode fazer e como estar dentro da sala e assim, quando eles chegarem, já ficarem a saber o que podem fazer. Mas fazer um quadro como?
O Hugo, que tem sempre boas ideias, sugeriu que se fizesse uma flor a rir, a flor contente, e uma flor triste, onde podíamos escrever as regras da sala.
Assim nasceram as nossas flores e algumas regras que, tal como aconselha o projecto, devem ser claras, concisas, criadas, discutidas e negociadas com eles e devem ser apresentadas sempre pela positiva. Por exemplo, em vez de "Não se corre na sala" diz-se: "na sala só se anda" e se algum menino se esquecer e correr tem que ir para o cantinho do sossego até se acalmar. (solução escolhida por eles…)
Querem ver como ficaram as nossas flores?

E sabem, resultou muito bem. Eles querem tanto que a flor contente seja a mais alta que se esforçam ao máximo por cumprir e ser cuidadosos. Por agora só temos quatro regras, mas podemos acrescentar mais, sempre que for preciso.
A flor fica contente se na nossa sala só se andar, se falarmos em voz baixa, se fizermos miminhos aos amigos e se formos todos amigos. A flor fica triste se não formos amigos uns dos outros e se gritarmos na sala. No fim do dia, em grande grupo, decidimos qual foi a flor que cresceu mais, e no fim da semana a flor que cresceu mais dias é afixada à entrada, para que os nossos pais saibam como correu a semana.
Vamos ver se o Nino e a Nina vão gostar da nossa sala!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Descobertas...

A capacidade que as crianças têm de aproveitar qualquer situação para, ludicamente, criarem e descobrirem novas coisas, surpreende-me sempre.
Hoje, enquanto esperávamos a chegada dos Pais, e aproveitando o sol que batia em cheio na janela, o André descobriu que a sua cabeça em conjunto com as mãos, podia formar figuras bem engraçadas. Ia passando de umas às outras quase sem dar por isso... e a felicidade com que o fazia era estonteante. Temos muito a aprender com as nossas crianças!!!



"Um coelho..."




"Piolhices"(usando as palavras dele integralmente...)



"Uma rena"...



"Não sei se é um cão ou um coelho"...

"Quando me perguntares o que fiz na escola hoje,
E eu responder: "Eu brinquei".
Por favor não me entendas mal.
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou a preparar-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e o meu trabalho é brincar."

Anita Wadley