quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Adeus Ano Velho... Feliz Ano Novo!

São os votos dos meninos do JI de S.Bento - Valejas, da Ivone e da Luz, e que o Ano que está a chegar vos traga Paz, Harmonia, Saúde, e tudo aquilo que mais desejais... Sempre convosco Luz
video

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade



Termina amanhã o Ano 2009 - O Ano Internacional da Astronomia. Um Ano fantástico em que fizemos uma vídeo-conferência sob o tema e que em conjunto descobrimos o espaço, o sistema solar e até construímos um foguetão. Foi um Ano muito bom para nós.
Depois de amanhã, com a chegada do Novo Ano, arrancam as celebrações de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, um tema não menos importante e que tem como objectivos principais:
• Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes;
• Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos;
• Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade;
• Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade;
• Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adoptadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.
O dicionário da língua Portuguesa define diversidade como diferença, dissemelhança, variedade e Biodiversidade ou diversidade biológica como sendo a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies.
Não podemos por isso, distrair-nos. Este é um tema actual, importante que não deve ser esquecido e que, se for tratado com o cuidado, a responsabilidade e o respeito que lhe é devido, vai acordar consciências e levar as nossas crianças a construir para si um futuro bem melhor.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Que saudades!!!...

Olá amiguinhos
Recebi um email da nossa amiga toupeira a dizer que está cheia de saudades nossas...Como ainda faltam uns dias para nos reencontrarmos, deixo-vos aqui um dos filmes novos que ela nos mandou.
Feliz Ano Novo.
Até dia quatro de Janeiro
Luz

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"Uma estrela atrás da porta"...



Escrito por Isabel Mendonça Soares, uma das professoras que marcou profundamente a minha vida profissional e a minha prática pedagógica, este conto sempre me encantou, pela sua singeleza, pelos valores nele expressos, pelas emoções que desperta em mim, pelos sabores a tempo passado e mágico.
Todos os anos o conto oralmente às crianças, sem qualquer suporte, ou apenas com uma estrela fantoche.
Contei-o outra vez este Natal, sem qualquer suporte a não ser a minha voz. Eles ouviram com atenção e no fim o Tomás comentou: "Gosto muito de estrelas. Elas são mesmo mágicas!"...
Tens razão Tomás, fazem pelo menos a magia de nos ajudarem a sonhar...

No fim lancei um desafio. E se fizessemos um power point?
Sentámo-nos ao computador, selecionámos e trabalhámos fotografias, eu copiei o texto e... Aqui está o conto, escrito por uma grande contadora de histórias e ilustrado por nós, com a prata da casa. A autora que nos perdoe a simplicidade. Foi o melhor que conseguimos fazer!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Para todos vós, com muito carinho, votos de um Natal cheio de Paz e carregadinho de coisas boas.
Luz e meninos de Valejas

video

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Foi o Pai Natal que marcou o dia...


Foi dia 17... Ele prometeu e cumpriu. Veio de noite à nossa sala! Como é que sabemos? Porque deixámos farinha no chão... E porque tal como na história que lemos na sala e que se chamava "A véspera de Natal", o Pai Natal comeu uma fatia de bolo rei... Sim, o Pai Natal veio à nossa sala e ofereceu-nos um livro. Foi mesmo uma grande festa!!!
video

domingo, 13 de dezembro de 2009

Presépio




Com as figuras já prontas, a hora da montagem do nosso presépio chegou e foi vivida com muito entusiasmo. Querem saber como foi?

video

E a história do Nascimento de Jesus? Gostámos tanto dela que decidimos fazer um power point com as figuras do nosso presépio. Quando tivermos um bocadinho mais de tempo vamos fazer o filme. Fica aqui também para vós. E que o Menino Jesus vos traga um Natal carregadinho de coisas boas!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Que surpresa...

Valejas é mesmo uma terra especial. Querem saber porquê?
Então vejam lá quem é que passou na rua quando nós estavamos no recreio.





Foi mesmo o pai Natal... As mãos eram como as do Sr. Serra que nos vem arranjar as coisas estragadas, mas como era mudo não conseguimos ouvir a voz... Trazia uma carta que nos pedia para nos portarmos bem...
Esteja descansado pai Natal, que nós vamos ter juízo!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um circo cheio de crianças...




É verdade; O circo de Natal estava mesmo cheio de crianças... Não posso dizer ao certo quantas eram, mas eram para cima de um milhar... dos muitos Jardins de Infância do Concelho.
Conseguem imaginar uma tenda imensa, com o tecto cheiinho de estrelas e as bancadas a abarrotar de crianças de todas as cores? Realmente um espectáculo único!...
E eu que até nem sou grande fã das artes circenses, rendi-me à magia do momento!
Afinal o espectáculo até foi agradável e as crianças portaram-se como gente grande, só que sem assobios e valorizando tudo plenamente, como só as crianças sabem fazer.
E depois?
Depois a magia aconteceu e eles viram tudo aquilo que a sua sensibilidade e a sua inocência lhes permitiu ver. O Rodrigo, por exemplo, viu o "Homem Aranha em pijama", pois o trapezista usava um fato branco. A Matilde viu um "dragão a cuspir fogo", mas chegou à conclusão que "não era "da natureza", porque os dragões da natureza parecem lagartixas, não deitam fogo pela boca e aquele era um homem". E estas conclusões ainda vão dar direito a pesquisa e trabalho sobre repteis (Blhach, o que eles me obrigam a pesquisar!!!). Só o Hugo, que já lá tinha ido com as irmãs, é que sabia explicar tudo com a clareza e o raciocínio lógico tão característico dele. Só tenho pena que as cadeiras estivessem em fila. Se estivéssemos mais perto uns dos outros, certamente eu aprenderia mais coisas, pois conseguiria ouvir muito mais comentários.
À Câmara Municipal de Oeiras que nos possibilitou esta manhã diferente (em que eu me fartei de aprender e também ri um bom bocado...) um imenso Obrigado! Foi um bom presente de Natal!

Prontos...,



...prontinhos para ir para o trabalho!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Preparando o Natal



Com o Natal à porta, e os amigos presentes no nosso coração,
queremos partilhar convosco um bocadinho do nosso Natal!

Boas Festas! E que o Natal venha carregadinho de coisas boas, todas as que mais desejam!
Meninos do Jardim de Infância de Valejas, Ivone e Luz

video

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bem Vinda Catarina!



Notícia sensacional!
Notícia bem novinha...
Chegou ontem a casa da Rita
A sua mana Catarina!

A Rita diz que é bonita
Cor de rosa e redondinha,
com bochechinhas coradas
uma linda bébezinha!

Parabéns à Rita, à Tatiana, à Mãe e ao Pai e para a Catarina votos de uma vida feliz e carregadinha de coisas boas!
Nós já gostamos muito de ti!
Meninos do Jardim de Infância de Valejas, Luz e Ivone

Uma teia de Palavras...

A ideia não é minha, é da minha amiga Ádila Faria da "Janela do meu Jardim".
Aproveitando a onda de Magia que se está a viver na sala desde que fomos ao teatro, e porque precisava de desenvolver, em contexto de sala de aula, uma tarefa integradora, decidi aproveitá-la. E deu um resultadão! Eles entusiasmaram-se de tal forma que agora só querem brincar com as letras, descobrir novas palavras e mesmo quando estão a brincar livremente, vão usando o que aprenderam.
É por isso que trabalhar com estas idades é tão gratificante. Eles crescem e desenvolvem-se bem em frente dos nossos olhos!
Nós temos a sorte de poder presenciar tudo da primeira fila. É maravilhoso!

Ainda ando por aqui !


Não, não desapareci! Apenas tenho andado "louquinha" com trabalho.
Em Setembro recebi a calendarização das acções de formação para Educadores e, como gosto muito de aprender coisas novas inscrevi-me em três delas. E tenho andado feliz porque tenho aprendido imensas coisas que vêm actualizar e melhorar a minha prática pedagógica. Mas agora...
Agora duas delas estão no fim e, de repente tive que apresentar os trabalhos do final de Formação. Resultado, não tenho tido tempo nem sequer para vir ao blogue. Felizmente duas acabam amanhã e da terceira, só terei que ter o trabalho pronto em Junho.
Vamos voltar a encontrar-nos mais vezes! já estava cheínha de saudades!!!