Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje falou-se de...



Como não podia deixar de ser, hoje, na nossa sala, falou-se de água. Como é, onde podemos encontrá-la, porque é que precisamos dela e o que fazer para preservar este bem precioso.
Logo de manhã lemos um bocadinho do livro de Sidónio Muralha "Valéria e a Vida". Depois tentámos descobrir quais a características da água. Chegámos á conclusão que a água é incolor, inodora e não tem sabor. Também dissolvemos várias substâncias, como açúcar, sal, terra, sumo de laranja, café, farinha, azeite e concluímos que todos se dissolviam menos o azeite e que a água ficava com a cor, o sabor e o cheiro da substância que era dissolvida.
Á tarde, e porque a Primavera já chegou e o tempo ameno convida a um passeio, levámos o nosso cestinho de exploradores e fomos à procura de uma fonte, para conhecermos um dos locais de onde provem a água. Mais uma vez foi um dia repleto de descobertas e de aventura que vai continuar por esta semana. No final da semana prometemos que mostramos como foi...
Boa semana
Luz e meninos de Valejas



O cestinho do exploradores, desta vez com um conta gotas, para podermos recolher água da nascente

6 comentários:

Susana Pinhal disse...

Luz e meninos do JI de Valejas

adorei o vosso cesto de exploradores.
Continuem a fazer grandes descobertas.
Beijinhos da seguidora
Susana Pinhal

Isabel Preto disse...

Fascinantes, esse vosso mundo das descobertas!
Jinhos grandes.

Anabela disse...

Que maravilhosa proposta de exploração !
Já os imagino muito atentos, de olhos regalados a ver cada detalhe.
Beijinhos para todos e para a minha Luz

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Boa semana para vocês também e boas descobertas! Cá ficamos à espera de as conhecer...
Bjs, Juca e Sala Fixe

Janeiro Acabado disse...

O vosso cesto de exploradores é realmente um sucesso! Só falta uma coisinha Luz: umas empadinhas, umas maçãs ou uns pastéis de Sintra. É que explorar abre imenso o apetite! Por falar nisso: Quando é que vamos fazer um Piquenique?:)Beijinhos da Estela

Anabela Santos disse...

Olá Luz e meninos,

Que bela maneira de assinalar o Dia da Água!
Agora que já nos conhecemos (como disse a Luz lá no BLOGando) quero agradecer as visitas e os comentários, sempre tão simpáticos.
Passei por cá para me deliciar com os vossos trabalhos. É muito agradável poder contar com este cantinho que me faz sorrir no momento em que dou por acabado mais um dia de labuta.
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola