sábado, 27 de fevereiro de 2010

Com quem, com quem será?...




Mudam-se os tempos, mas felizmente a infância permanece recheada de inocência, alegria e de beleza. A prová-lo estão a Maria e a Inês que ontem durante toda a manhã repetiram a mesma lengalenga acompanhada de batimentos de palmas, tal como eu, há meio século atrás, fazia com as minhas amigas, na aldeia saloia onde cresci. Mudam-se os tempos, mas a evolução do Homem vai mantendo o seu ritmo , as suas caracteristica e o seu padrão...
...E estes momentos que me maravilham e comovem, acontecem.






Amigas
O filme não posso publicar, mas tenho pena porque é digno de se ver... A lengalenga fica aqui, bem como a fotografia das meninas a "combinar" qual a lengalenga que iam dizer...

D. Frederico perdeu o juízo,quer casar com a costureira.
Costureira perdeu o dedal, p´ra casar com o general.
General perdeu sua espada, p´ra casar com a bela amada.
Bela amada perdeu o seu leque, p´ra casar com o D. Frederico.
D. Frederico disse que não, bela amada caíu ao chão.
D. Frederico disse que sim, bela amada ficou assim...
D. Frederico!...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Viva o carnaval...

Mesmo tendo passado algum tempo desde o "grande dia", que isto dos filmes leva o seu tempo e o trabalho tem sido muito,aqui fica um bocadinho do nosso carnaval.

Eu e a Matilde...

Estas somos nós por baixo de um "sol muito feliz porque nós estamos juntas!"(Matilde)...
Um presente muito especial!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Será a matemática um "Bicho Papão"?



No âmbito do Plano Anual de Actividades,e dinamizada pela Educadora Margarida Figueiredo, realizou-se, nos Jardins de Infãncia do Agrupamento, uma actividade de Matemática com o nome de "A festa dos números". Foi mesmo uma festa. As crianças aderiram plenamente e com o entusiasmo que as caracteriza. E no final da semana concluímos que a Matemática é muito importante, está presente no nosso dia a dia, que não é nada difícil e que pode até ser bem divertida.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vivam os palhaços!...



Vivam os palhaços,
Viva o Carnaval,
Viva a alegria
Que a ninguém, faz mal...

Hoje foi dia de palhaços...
Partindo de um círculo cor-de-rosa, foram nascendo, conforme a vontade, imaginação e criatividade de cada um. Depois, em conjunto demos-lhe nome. E o resultado foi...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

As letras falam?...



As letras falam?... Pois falam! Foi a descoberta que fizemos...
Descobrimos que as letras estão em toda a parte, que servem para nos informar, transmitir mensagens, comunicar e explicar muitas coisas.
Esta actividade surgiu depois do “Jornal de Letras” ter publicado uma notícia acerca do nosso projecto.
Eles aderiram com muito entusiasmo e continuam a descobrir muitas coisas acerca das letras e da importância que elas têm na nossa vida.
A actividade ainda está muito longe de terminar pois todos os dias se descobrem coisas novas. Eles estão muito curiosos e percebem que a leitura não é uma coisa de “velhotes”, como dizia o Sebastião, mas que é imprescindível no nosso dia-a-dia.
Querem saber como? Então vejam lá…

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nem tudo é perfeito...



Pois é amigos nem tudo é perfeito...
Desta vez a nossa gravação não ficou tão bem. Só a postei porque vos tinha prometido que o faria, e o prometido, é devido.
Por isso, e porque desta vez desafinámos um "bocadito", na segunda-feira cantamos de novo e eu depois substituo este post. De qualquer forma ainda bem que desta vez não correu tão bem. Assim já sabemos o que não podemos fazer.
Bom resto de fim de semana.
Luz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pinceladas de Azul, Inverno e Vivaldi.


Não, não estão a ver a mensagem do ano lectivo passado…
Eu repeti a actividade!
Depois de termos chegado a acordo sobre quais as cores de inverno a usar, e de nos termos decidido por três tons de azul (este ano escolhemos também o turquesa) e o branco, cada criança escolheu um par e com uma folha de tamanho A1 e com as quatro estações de Vivaldi a tocar, começámos a pintar.
Foi encantador vê-los. A concentração, o entusiasmo, o relaxamento, o "deixar-se levar"...
A Maria, que delirou com esta actividade, dizia a um dado momento: "Até parece que os meus pincéis estão no ballet!".
E eu não resisti a filmá-los... Para quê palavras?
Hoje vivemos mais um dia intenso e muito feliz!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Acabadinho de chegar da Polónia.


Na Polónia ainda neva! Vinte centímetros de altura, dizem os nossos amigos.
E como aqui só neva um bocadinho de vez em quando e na Serra da Estrela, mandaram-nos este filme, para que possamos ver o que eles fazem na escola, num dia de neve.
Então aqui vai...




E também nos deixaram um desafio: Gravaram o som dos passos na neve em dois filmes diferentes. Num os passos são de alguém que anda e no outro de uma pessoa a correr e querem saber qual é o número do filme em que se corre e em que se anda. Será que vamos ser capazes de responder?








É por isso que desenvolver um projecto em parceria com outras escolas e ter um blogue é muito bom. É uma excelente forma de nos aproximar.