quinta-feira, 29 de abril de 2010

Porque o "Dia da Mãe" está à porta...



Porque o dia da Mãe está à porta, aqui fica um "miminho" para as "nossas" Mães.(E obrigado por me "emprestarem" o vosso bem mais precioso: os vossos filhos!)



(Power point preparado em conjunto com as crianças da sala nº 4 do JI Brandoa 2, no ano passado.)

E já agora deixo também o poema que inspirou este trabalho.

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O prometido é devido...



Tal como prometi aos colegas do blogue "leitura ao centímetro, aqui fica a canção que cantamos antes da hora do conto. Eles gostam muito dela...

domingo, 25 de abril de 2010

"De pequenino se torce o pepino"




É bem verdade que os ditados populares encerram em si muita sabedoria. E este diz-nos que é a infância é a base de toda a nossa vida. E como nunca é demasiado cedo para lançar as sementes do respeito e do amor pela natureza nós, nos Jardins de Infância do Agrupamento Carnaxide/Valejas, vivemos a Semana da Terra, uma semana cheiinha de actividades e muito, muito feliz. Querem saber como foi?


sábado, 24 de abril de 2010

Alerta como um felino, delicada como um cristal...




Dia a dia vamos aprendendo, descobrindo e recomeçando com os sucessos e os erros. Esta é uma das maravilhas da nossa profissão, que está muito longe de ser estática ou rotineira.
E sexta-feira aprendi mais uma grande lição. Aprendi que, quando se tem o privilégio de trabalhar com crianças, temos que ser delicados como cristais, estar alerta como felinos, estar atentos a cada momento, que é único e essencial para todos aqueles momentos que se lhe irão seguir.

Sexta-feira fui visitar a Matilde.
Estava cheia de saudades e achei que já não conseguia esperar mais.
É que a Matilde partiu um pé e há uma semana que não vinha à escola. Por isso peguei na nossa estrelinha que ela adora, num livro porque era o dia mundial do livro, nalguns trabalhos e lá fui eu.
Encontrei a Matilde de pé esticado, muito bem-disposta, a ver a Rua Sésamo. Conversámos, brincámos e por fim veio à conversa as letras. É que ultimamente, a Matilde anda fascinada pelas letras e faz constantemente "filas e filas" de letras que pede para lhe ler.
Parece que na Páscoa, quando os avós chegaram, a Matilde os brindou com as suas "fiadas" de letras, que eles, com aquela sensibilidade que só os avós sabem ter, "leram" e deram significado à escrita e depois de toda a família ter lido as "mensagens" da Matilde, ela levantou os braços e gritou entusiasmada: -Já sei escrever, viva, já sei escrever!!!
Só depois de ouvir esta história que a mãe me contou, eu percebi o porquê de, nos dias logo a seguir à Páscoa, a Matilde ter aumentado a sua produção de "filas" de letras e os pedidos de tradução das mesmas. Ainda bem que, em vez de dizer que não conseguia ler o que estava escrito, ou o tão comum "agora não Matilde", me saiu pela boca fora: "Ai Matilde, esqueci-me dos óculos e estou tão "pitosga" que não consigo ver o que está aí está escrito!"...
De onde veio a resposta não sei, só sei que estou feliz por ter surgido, pois se tivesse respondido com a lógica dos adultos, tinha destruído um belo sonho de criança!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semana da Terra - Primeiro Dia




Os Jardins de Infância do Agrupamento Carnaxide/Valejas, estão a comemorar a Semana da Terra.
Temos aprendido muito, mas aquilo que nos parece mais importante, é o tomar consciência do quanto é importante unir forças e preservar o nosso belo planeta azul.
Para isso temos feito várias actividades.
Na nossa primeira actividade assistimos a um power point sobre a Carta da Terra que a Educadora Inês Castro, do Jardim de Infância Nossa Senhora do Amparo em Carnaxide, preparou para nós e que nós gostámos imenso de ver.
Obrigado Inês! Aprendemos imensas coisas.


domingo, 18 de abril de 2010

A Oitava Maravilha; O nosso Quadro Mágico.



Já está em funcionamento o nosso quadro interactivo. Uma maravilha! Um poderoso auxiliar da vida diária do Jardim-de-infância, que tem mil funcionalidades. Eles chamam-lhe o quadro mágico. Eu chamo-lhe a minha mão direita. Com ele posso criar materiais, passar vídeos, power point, fotografias, posso escrever texto, criar jogos, desenhar e um sem fim de funções. Nesta última reunião com os Encarregados de Educação, já foi feita com ele. Que auxiliar precioso! E ainda não tenho internet... Quando tiver, o nosso quadro mágico, será a nossa janela aberta para o mundo. Então vamos ficar a um "Clic" de todos vós. Ansiamos por esse dia!




E já agora, querem ouvir o som?

É ou não uma maravilha?

sábado, 17 de abril de 2010

Quem ri por último, é que ri melhor!...



Eles adoram anedotas. Gostam de ouvir e também sabem contar algumas.
Ontem foi dia de anedotas...
Aqui ficam sem qualquer tipo de filtro ou corte, embora, por vezes apetecesse censurar algumas palavras. Mas como lhes prometi publicá-las aqui ficam, tal e qual foram ditas, genuinas, tal como eles. E que bom é ouvir as vozinhas. Quanto ao tema, já sabem como é: quatro e cinco anos o tema que os faz rir é quase sempre o mesmo. Sabem qual e, não sabem?









E por fim o Leandro que optou por cantar uma canção.



Humor de cinco anos!...
Mas o que importa é vê-los felizes!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

I Can Fly



I believe I can fly
I believe I can touch the sky
I think about it every night and day
Spread my wings and fly away.
I believe I can fly,
I believe I can fly!!!

É mesmo assim: Eu acredito que, se somos verdadeiramente amigos, podemos voar juntos até ao infinito!!!

I beleive we can fly!!!

domingo, 11 de abril de 2010

eTwinnig



Acabadinha de chegar de um encontro eTwinnig que teve como tema "Intercultural appreciation and inclusion: Changeling scools", de onde venho feliz, plena e cheia de vontade de trabalhar, onde aprendi imenso e partilhei algumas coisas, onde conheci pessoas fantásticas que me fizeram crescer como profissional e como pessoa, onde criei novos amigos que, tal como eu, acreditam que Educar é investir no futuro da Humanidade e contribuir para tornar o nosso mundo melhor, onde me senti muito orgulhosa por ser professora e pertencer a este imenso mundo que é a Educação e onde, mais uma vez, me apercebi que uma nova escola começa a nascer na Europa, escola essa que está muito para além de nós, do nosso mundo diário e nos torna cidadãos do mundo. Por tudo isto, quero partilhar convosco um vídeo de animação eTwinnig, que mostra um bocadinho desta nova realidade.
Não percam mais tempo e juntem-se a nós. Olhem que vale a pena!!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Morrer é...



Aqui está um tema que nenhum de nós gosta de tocar. Porém este é um tema que todos nós temos que enfrentar de vez em quando.
Eu não tinha muito boas recordações do tema pois, há um anos tinha tido uma experiencia que não tinha sido muito positiva. Desse tempo ficou a certeza que perante esse acontecimento inevitável da vida humana, mais do que falar, tentar consolar, tentar perceber, é preciso esvaziar o coração e escutar.
Foi assim que, um dia destes, o tema me bateu de novo à porta...
Durante a manhã, uma das crianças entrou na sala, e quando eu me aproximei para lhe dar as boas vindas, ela olhou para mim e disse:
- Luz, sabes que vais morrer de cancro!
Fiquei sem palavras e respondi sem grande delicadeza, e sem pensar:
-Credo rapaz! Deseja-me boa sorte e bate três vezes na madeira!
Olhou para mim com um ar condescendente e incrédulo e continuou: - Sabes, é que o cancro mata mesmo! A minha avó morreu ontem. Foi muito triste, tão triste que o meu Pai até chorou...
Fiquei estarrecida e sem palavras. Mais me valia fechar a boca e não dizer mais nada... O que fazer, o que dizer?
Peguei-lhe ao colo e só consegui dizer que ele tinha razão, que era mesmo uma coisa muito triste!
Então ele olhou-me nos olhos e disse: -Sim é triste porque eu acho que nunca mais a vou ver, mas também já percebi que morrer é um bilhete de entrada no céu...
Fiquei completamente muda, sem palavras. Onde é que aquela criança, tão pequenina, tinha ido buscar todas aquelas certezas? O que é que aquilo significava para ele!
Entretanto um dos amigos chamou-o para brincar e a conversa ficou por ali. Parecia esquecida e eu respirei de alívio.
À tarde veio sentar-se ao pé de mim e perguntou: - Luz, sabes desenhar um avião?
-Mais ou menos - respondi sem grande empenho.
-Desenhas-me um, no quadro?
-Posso desenhar, mas olha que é capaz de não ficar nada de especial. - E pegando no giz, lá fiz um avião.
Ele foi buscar uma folha e desenhou uma fila de aviões. Um por cada membro da família. Depois chamou-me e disse: -Já aqui estão os nossos aviões para podermos ir visitar a minha avó. Mas o do meu avô já não cabe. Ele pode levar o teu? Sabes ele também tem muitas saudades da avó!
Como resistir a tanta inocência?
Só posso dizer como Saint Exupery:
" Em meu céu só haverá olhares de cinco anos, pois não há nada mais belo que o olhar inocente duma criança!"

sábado, 3 de abril de 2010

Da Polónia com Amor...



Chegaram-nos três mensagens dos dois jardins Polacos que trabalham connosco. Queremos partilhá-las convosco.
A primeira chama-se: "Our special stars:)))..."( As nossas estrelas especiais:))) ) e vem do Jardim de infância de Sosnowiec.



A segunda, também de Sosnowiec, fala-nos da chegada da Primavera.



E a de hoje que é de Páscoa e que vem de Lublin, dos amigos que nos fizeram o boneco de neve. E se quiser saber mais acerca do projecto basta visitar o nosso blogue em:
http://littlestar-luz.blogspot.com/.
Boa Páscoa para todos.



É muito engraçado ver como os nossos amigos aproveitam todos os dias especiais para festejar... Mais uma coisa a aprender!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa Feliz



Uma Páscoa muito Feliz e carregadinha de coisas boas, são os votos dos meninos do Jardim de Infância de S. Bento/Valejas e da Luz.
E aqui fica um miminho para todos vós.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A nossa história



Como hoje já é dia 1, e o concurso "Conta-nos uma história" terminou ontem, aqui fica a nossa história colaborativa,em que eu lancei o mote "Era uma vez uma estrela que não era do céu" e cada criança acrescentou um bocadinho à História. Esta é uma história integralmente feita por nós, construída em contexto de sala de aula, em que o texto foi sendo trabalhado até chegar ao resultado final, em formato de "Rima", um dos jogos que eles mais gostam de fazer em grande grupo. Aqui fica em versão audio, e o filme que construí e que serviu de guião para conseguir a gravação audio, que eles ainda têm um bocadito de dificuldade em fazer.



Para ouvir mais uma das histórias submetidas a concurso, consultar o blogue "Blogando n@ escola", em http://blogandonaescola1.blogspot.com/, da nossa colega Anabela, dos Açores, e estar atento ao blogue "Pequenos Jornalistas" http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/, da Nossa colega Graça Duarte de Porto Mós.
Graça e Anabela, boa sorte para os vossos belíssimos trabalhos!