sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bruxas?... Nem pensar!!!


Bruxas?... Nem pensar!!!
Aqui em Valejas não entra nem uma bruxa!
Não é que não saibamos que há bruxas bonitas e simpáticas, e nós até gostamos de gatos pretos, aranhas, fantasmas e coisas dessas... Mas ainda não chegou o tempo de falar nelas. Bruxas na nossa sala só lá mais qualquer dia, porque agora...
Agora e mais uma vez nós estamos a festejar o "Pão por Deus". E o que é o Pão por Deus?  Para sabermos o que é, porque é que existe e quais as suas raízes, nós fizemos uma pesquisa no google  e, na wikipédia descobrimos que:
"Em Portugal , no dia de Todos-os-Santos ,  dia 1 de Novembro as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o "Pão-por-Deus" de porta em porta. As crianças quando pedem o "Pão-por-Deus" recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santorinho. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos". Este festa celebra-se desde o ano 1755, quando aconteceu o grande terramoto, para que os povos não se esqueçam dos tempos difíceis que se lhe seguiram."
Pois é isto mesmo que nós estamos a fazer. Como dia 1 de Novembro é feriado, nós vamos pedir o "Pão por Deus" no dia 2, Terça-Feira, mas já o estamos a preparar há alguns dias. E hoje foi o "Dia do Bolinho", em que  levámos para casa, para os nossos pais, "o bolinho" que fizemos ontem e que foi um salame de chocolate, porque ainda não temos forno. Hoje, embalámo-lo e preparámos a receita, porque achámos que os nossos Pais, quando o provassem, iam gostar tanto que iam querer fazer mais. . Querem ver como ficaram os nossos bolinhos depois de embalados?
 
Será que os nossos Pais vão gostar dos nossos bolinhos?
Nós gostámos muito!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mudar de espaço...

Por vezes é muito importante quebrar a rotina e um momento fora dos muros da escola pode ser um momento único de aprendizagem.
Na Quinta -Feira, levámos as nossas caixinhas do tesouro e fomos ao encontro do Outono, no  nosso caminho secreto.
Um momento de enriquecimento e de aprendizagem!
Um encanto para os olhos e uma alegria para o coração!

sábado, 23 de outubro de 2010

Salada, saladinha...

"Salada, saladinha
Bem temperada
Com azeite e vinagre,
Sal e mais nada!

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril..."

...Era a lengalenga que usáva em criança para aprender os meses do ano. Agora usei-a também para incentivar as crianças a comer saladas.
Nesta segunda semana da alimentação, fizemos e comemos saladas. Fazê-las foi um sucesso!...
 ...Comê-las?...Isso é que foi pior!
 Consegui alguns adeptos para a salada de tomate, mas para a de cenoura?.... Comer cenoura ralada num pratinho, sim, eles aderem. Pô-la no prato e chamar-lhe salada, passa imediatamente para o lado do "não gosto!". Porquê? Não sei... Será da palavra? Ou será que a escola sozinha não faz milagres e para tudo é importante a colaboração das famílias? Acho que a resposta está aí! É importante que as nossas crianças se habituem a novos sabores, novas cores, novas texturas na alimentação. É importante diversificar e possibilitar novas experiências.  Só assim se consegue uma alimentação rica e saudável.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Finalmente chegou!

Finalmente  internet chegou à nossa sala e foi uma festa. Finalmente conseguimos aproximar-nos dos nossos amigos, com qualidade e velocidade, e hoje já demos um belo passeio pelos blogues amigos sem interupções como quando usávamos a rede móvel. Foi muito bom ver as notícias dos nossos amigos no quadro mágico. A partir de amanhã vamos começar a intrervir!
Amigos, esperem por nós. Já estamos a caminho!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Para susto chegou!!!

Nem tudo no Jardim de Infância são rosas...

Normalmente os dias são calmos, harmoniosos, felizes, mas há dias que são ilhas...

Hoje tive um dia desses. Acho que em 32 anos de trabalho em Jardim de Infância, nunca tinha apanhado um susto tão grande!

Na nossa sala somos mesmo amigos. Gostamos de estar juntos, divertimo-nos, aprendemos muitas coisas, brincamos e uma das coisas que este ano se faz muito entre as estrelinhas é Partilhar. É muito bom vê-los pensar nos outros e não é raro ver um deles chegar com um miminho para partilhar com os colegas, o que é um consolo para o coração e um orgulho para qualquer Pai ou Educador. Porém, por vezes "os miminhos" são tantos, que a bem da saúde temos que os guardar por um tempo e distribuí-los mais tarde.

Pois foi isso que aconteceu. Eles hoje tiveram tanto juízo, e têm comido tanta fruta que eu achei que finalmente podia dividir os rebuçados de morango que estavam guardados desde Setembro. E foi em ambiente de grande festa que a distribuição foi feita e os rebuçados desapareceram rapidamente dentro das suas boquitas gulosas. Só que foi tão rapidamente que o João, uma das crianças mais novas da sala, se engasgou. O que nos valeu não sei, e nem sei bem o que fiz, e nem sequer me passaram pela cabeça as aprendizagens das formações de primeiros socorros que me vou impondo de vez em quando. Só sei que virei o João de cabeça para baixo, lhe dei umas pancadinhas nas costas e o rebuçado lá saltou. Mas para susto chegou, e para lição de vida também. Rebuçados e doces duros nas minhas salas, nunca mais. Acho até que, a partir de hoje, não haverá doces nenhuns. Fazem mal à saúde dos meninos, e são péssimos sobretudo para o coração das Educadoras.

E o João? O João chorou muito coitadito. De susto, de dor de garganta e ofendido comigo que o pus de cabeça para baixo e lhe bati nas costas... Pobre João, tão pequenino...
À mãe do João um imenso obrigado por ter vindo tão prontamente e sobretudo pela calma e pela lucidez que demonstrou quando chegou à escola.  Para mim foi uma segurança, e para o João foi óptimo. É que nos maus momentos, colo da Educadora é bom, mas o único colo que tem o condão de curar todos os sustos e as maleitas é, sem sombra de dúvida, o colo mágico da mãe!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Maçãs de todas as cores


Durante duas semanas, na nossa sala, fala-se de alimentação, e este ano escolhemos a fruta e as saladas.

Na semana passada cada criança trouxe para a sala duas maçãs e outra peça de fruta à escolha. E a semana girou à roda da fruta.

Uma das actividades que gostámos muito de fazer foi desenvolvida à roda das maçãs. Que cor têm, como são compostas, a que cheiram, a que sabem, porque é que são importantes para nós. Também classificámos, seriámos, formámos conjuntos, explorámos as propriedades dos conjuntos, fizemos contagens, dividimos, provámos e escolhemos a maçã que gostámos mais e registámos essa escolha, fizemos estimativas e por fim organizámos um gráfico de barras. Foi uma semana cheiinha de actividade. Pensámos, experimentámos, encontrámos soluções para os problemas que foram surgindo, divertimo-nos, mas sobretudo aprendemos a trabalhar em equipa, a dividir tarefas, a discutir, apresentar e defender argumentos, a respeitar o raciocínio dos outros e a perceber a importância de uma boa alimentação.

E como é que desenvolvemos a actividade?

Primeiro escolhemos, da família dos frutos, todas as maçãs e eram muitas. Depois dividimo-las por cores. E ficámos com quatro cores; Vermelho, verde, amarelo e castanho. Para delimitar bem o espaço e poder trabalhar melhor as propriedades dos conjuntos, usámos as cordas e os arcos da ginástica. Não podia haver nenhuma maçã fora da sua "casinha", era a condição que tínhamos acordado. Nesta altura porém surgiu um problema: E as maçãs que tinham duas cores, onde é que se iam arrumar? As soluções surgiram logo. Entre os dois arcos, mas não podia ser pois assim ficavam fora de casa, partiam-se ao meio, mas assim não se podiam conservar e por fim o Guilherme descobriu. Se sobrepuséssemos os dois arcos, criávamos "um quarto" comum às duas casinhas. E descobrimos intercepção de conjuntos. Depois calculámos qual o conjunto que tinha mais maçãs (o vermelho), contámos as maçãs para confirmar e registámos o número na mesa. Ganhou o vermelho, que tinha tantas maçãs que a contagem teve que ser feita em equipa.

Depois tivemos que provar as quatro maçãs para ver de qual gostávamos mais. Antes de provar todas as crianças diziam que gostavam mais das vermelhas, mas depois do registo feito chegámos à conclusão que afinal as maçãs mais saborosas eram as verdes.

Por fim, e usando o registo feito na tabela de dupla entrada, as meninas crescidas organizaram um gráfico de barras.

Querem ver como foi?


Nós gostámos muito desta actividade que ainda vai continuar. Amanhã terminamos as actividades com os frutos e terça-feira vamos aprender a gostar de saladas. É que os alimentos preparados por nós têm outro sabor!!!

sábado, 16 de outubro de 2010

...E um bom pequeno almoço, sem uma espinha nem um osso...

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, na nossa sala, nestas duas semanas, andamos à descoberta dos sabores.

Hoje aprendemos a fazer um pequeno-almoço saudável e comemos torradas com manteiga e geleia, bebemos chá, leite ou sumo de maçã, e comemos fruta. E gostámos tanto do pequeno-almoço que estivemos mais de uma hora a comer torradas...

E ficámos com muita vontade de repetir a experiencia.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

It´s here!!!

Chegou agorinha mesmo...
Publico tal como chegou e estou mesmo muito orgulhosa!!!

"Caro/a maria luz borges,

Parabéns! A sua escola foi distinguida com o Selo Europeu de Qualidade pelo excelente trabalho do projecto eTwinning "Twinkle, Twinkle Little star". Isto significa que o seu trabalho, o dos alunos e a sua escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu.
Por isso, vai receber um certificado, que pode publicar na página Web ou colocá-lo em local de relevo na sua escola. O seu projecto será também divulgado numa área especial no Portal Europeu www.etwinning.net.
Apresento mais uma vez felicitações por este grande sucesso e espero que nos possamos encontrar durante este ano num dos eventos eTwinning.
Com cordiais saudações,
eTwinning Team"

http://www.etwinnig.net/

Valeu bem a pena o esforço!
(O trabalho foi um prazer!!!)

https://docs.google.com/fileview?id=163uVSpLKiv3MF5_6qsDW3_igQAGtaF-9Y-SiOfaHnx5SAyzZrTn5G81REKNm&hl=en&authkey=CO7FkOYG

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fui eu que me vesti sozinho!!!

Cada dia que passa eles estão mais crescidos e as conquistas surgem aos poucos. Hoje, logo pela manhã, o Diogo estava feliz e orgulhoso: "Hoje fui eu que me vesti todo sozinho, sem nem uma ajudinha de ninguém!"

E eu não tive coragem para desfazer o seu feito...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Por onde anda a Carlota?

 Já há uns dias que não vemos a Carlota, a nossa aranha... Será que foi de férias? Será que mudou de casa? O que não seria de admirar pois, com tanta chuva que caiu nestes dias, a sala tornou-se muito agitada e barulhenta...


O Gonçalo garante que sim, que ela se mudou pois diz que a viu a passear no Jardim do CAF mas o Leandro garante que ela deve estar a dormir debaixo do armário, o que eu francamente duvido, pois com a barulheira que houve na nossa sala, nem com um bom chá de tília a pobre ia conseguir dormir. De qualquer forma, o aparecimento da Carlota deu origem a "mil" actividades que nós adorámos fazer.

Trabalhámos a lengalenga da aranha, ouvimos, aprendemos, repetimos, dissemos de várias formas, devagar, depressa, em voz baixa, em voz alta, dividimos a palavra aranha em bocadinhos, fizemos rimas, identificámos sons, trabalhámos a noção de par, contámos patas, olhos, desenhámos aranhas, agrupamo-las por cores, por tamanhos, ordenámo-las por ordem crescente e decrescente, fizemos uma pesquisa sobre a vida das aranhas na internet e em livros e no fim concordámos fazer mais um livro para a sala, um livro sobre aranhas. Também voltámos a brincar com as aranhas e a teia de palavras que tínhamos construído o ano passado, e até elegemos a aranha azul como a chefe das aranhas da sala. Enfim, um divertimento... E por fim, para não perdermos as imagens que encontramos na net, decidimos fazer um filme com a "ladainha da aranha". Querem ver como ficou? E também fizemos um painel com aquilo que aprendemos sobre aranhas. E agora que chegámos ao fim só esperamos que a Carlota volte. É que já temos saudades dela!



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os animais são nossos amigos...

Hoje é o dia da festividade de S. Francisco de Assis, o grande amigo dos animais. Talvez por isso foi também estabelecido que hoje, dia 4 de Outubro, se celebra o Dia do Animal.


Hoje também, para nós, o dia foi muito diferente. Tivemos uma grande surpresa e duas visitas muito especiais. A grande surpresa foi que a Avó Mizé e a Tia Erica, a avó a e tia do Rodrigo, vieram visitar-nos e trouxeram com elas o Tico e o Simba, dois porquinhos-da-índia muito especiais. A Tia Erica, que é bióloga ensinou-nos muitas coisas sobre a vida dos porquinhos-da-índia. Explicou-nos que são mamíferos roedores, e o que é ser um mamífero e um roedor e também o quanto é importante saber cuidar dos nossos animais de estimação. Explicou-nos que mesmo sendo muito engraçados eles precisam diariamente de cuidados especiais. Por exemplo precisam de uma casa limpinha, com "liter" no fundo e um esconderijo para dormirem. Também tem que comer feno, ração, fruta, repolho, cenouras e que gostam muito de salsa e de coentros. Depois tirou-os de casa e deixou-os andar no tapete onde estávamos sentados. Eles comeram, brincaram e deixaram-nos fazer festinhas. Nós gostámos muito! Mas acima de tudo aprendemos que os animais são nossos amigos e dependem de nós. Por isso, antes de ter um animal, nós temos que pensar se vamos ou não conseguir cuidar bem dele, porque quando o animal estiver a viver connosco temos que o cuidar muito bem e ser muito responsável.

Obrigado tia Erica e avó Mizé! Foi muito bom tê-las connosco!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

Uma constelação de estrelas...

Esta foi a terceira semana em que estivemos juntos e em que já fizemos milhentas coisas, em que não há choros e em que até já quase que sabemos comer como os crescidos O Joãozinho, por exemplo, até já sabe comer a sopa com os legumes inteiros... Têm sido uma boas semanas.
Por isso mesmo esta foi a semana em que escolhemos o nome para a nossa sala. Houve muitas sugestões:
Sala das flores -Mafalda
Sala das crianças - João
Sala dos amigos - Gonçalo
Sala dos abraços - Margarida
Sala das estrelinhas - Matilde
Sala feliz - Leandro
Claro, que com tantos nomes bonitos a escolha ia ser difícil. Por isso tivemos que fazer como os crescidos e  votámos, desta vez com o braço no ar. E ganhou a "Sala das estrelinhas", talvez ainda por influencia da nossa estrelinha, de quem temos muitas saudades.
Depois do nome escolhido já só foi preciso passá-lo para a nossa porta. Querem ver como ficou?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música...

Hoje é o Dia Mundial da Música.
Por isso o dia começou de modo diferente pois fomos acolhidos com Vivaldi que tocava baixinho no nosso computador.
E falou-se de música... O que é, como é que ela entra dentro de nós, onde se pode encontrar a música.
E as respostas não se fizeram esperar:
-A música é um espectáculo. A dança faz-se com música.- Margarida, 4 anos
- Eu adoro ouvir música. Ouço com o meu Pai e gosto de rodar com a minha saia... - Joana, 4 anos
-Cantar é fazer música! - Filipe, 5 anos
-Música é o som. - Hugo, 5 anos
- A música toca-se nos instrumentos - João, 3 anos
- O vento e as nuvens também podem fazer música... Eu já ouvi! A música das nuvens é a trovoada. É uma música muito forte! - Diogo, 5 anos 
- A música ouve-se com os ouvidos - Matilde, 5 anos
Nós ouvimos música... em casa, no carro, no teatro, na televisão, no rádio, na trovoada, nas festas, nos carroceis...
E porque hoje é o Dia Mundial da Música, aqui fica um bocadinho das canções que gravámos esta tarde...



E agora uma canção para a nossa amiga Alda e os seus pintaínhos...