A ideia nasceu de uma conversa tida com uma antiga colega a actual amiga, Ana Leão, que duas cabeças pensam sempre bem melhor que uma só. Assim, e para a exploração das linhas curvas porque não fazermos um painel usando um jogo? Ainda não sei se com ela resultou,mas comigo resultou plenamente. Cortei um quadrado de papel de cenário que coloquei no chão. Depois, com um marcador grosso preto, pedi-lhes que desenhassem linhas curvas. Tinham que as desenhar sem levantar a caneta do papel. Se por acaso a levantavam então tinham que dar a caneta a um colega que continuava o traço a partir do ponto em que tinham ficado. Foi um sucesso. Eles gostaram muito deste trabalho e estamos de tal modo viciados nele que aproveitamos todos os bocadinhos de tempo livre para o colorir. Ainda não está totalmente pronto, mas como eu estou de partida, deixo aqui parte da actividade. Talvez quando chegar já esteja pronto e eu já possa mostrar o resultado. Então aqui fica...
13 comentários:
Luz, simplesmente Espectacular!!!
Parabéns a todos.
Bj Teresa Rebelo
Lindo! Lindo!Lindo!
Já experimentei essa atividade só que de forma individual. De forma coletiva se tornou muito mais significativo.
Parabéns Luz!
Nina, Projetos com Arte
Uma obra de arte fantástica! Lindo! bjs Rosarinho
Que ideia fantástica!
Que envolvimento!
Adorei!
se vier a propósito vou aproveitar a ideia.
Obrigado pela partilha
bjs
Graça
Adorei a maneira como exploraste as linhas curvas. É brincando que a criança aprende. Não podemos deixar cair esta filosofia: "A criança aprende a brincar, fazendo"
Maria das Dores
Um "like" para esta actividade. Acho que vou copiar, posso? Beijinhos
Um processo rico e envolvente e um belíssimo resultado.
Aguardamos novidades de Budapeste.
Esperamos que a viagem tenha sido boa, porque sabemos que a estadia vai vai ser produtiva.
Que tudo corra muito, muito bem.
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOgando na Escola
Adorei a sua actividade... FANTÁSTICA.
Vou certamente realizá-la com os meus pequenitos.
"Quando a criança pinta, o mundo encolhe-se até às dimensões de uma folha de papel, a folha transborda os seus limites e torna-se o mundo. Não é mais uma superfície branca, mas sim um écran onde se desenrola uma aventura. A criança exprime-se: o seu passado torna-se actualidade e as suas aspirações realizam-se; é o jogo muito sério da criação plástica."
Arno Stern
in "Uma Nova Compreensão da Arte Infantil
Fantástico, uma ideia a experimentar... parabéns.
Bjs, Juca e Sala Fixe
Olá, Luz. Tenho trabalho o diverso tipo de linhas, ligando à matemática e á escrita, mas nunca me lembrei de ligar ás expressões desta forma brilhante como fizeste. Creio que vou utilizar a tua ideia, com tua permissão, pois ficou o máximo!
Parabéns,
Leonor
"Tenho trabalhado os diversos tipos de linhas ..." assim é que é. Detesto erros e peço desculpa.
Leonor
Leonor
Fico contente por saber que as partilhas que vou fazendo servem para alguma coisa. Quanto à falta da letra "s", não te preocupes... Por vezes, quando se escreve muito e se tem que escrever rápido, estas coisas acontecem!
Boa Páscoa
Luz
Preciosa y enriquecedora actividad.
Creo que la voy a hacer en clase y te enseñaré el resultado a ver cómo queda. Después los ponemos juntos y los comparamos desde la distancia.
Un abrazo
Enviar um comentário