segunda-feira, 28 de março de 2011

Geometria e cor III - Linhas curvas

Continuamos às voltas com a geometria, a cor e a arte. Desta vez debruçámo-nos sobre as linhas curvas.
A ideia nasceu de uma conversa tida com uma antiga colega a actual amiga, Ana Leão, que duas cabeças pensam sempre bem melhor que uma só. Assim, e para a exploração das linhas curvas porque não fazermos um painel usando um jogo? Ainda não sei se com ela resultou,mas comigo resultou plenamente. Cortei um quadrado de papel de cenário que coloquei no chão. Depois, com um marcador grosso preto, pedi-lhes que desenhassem linhas curvas. Tinham que as desenhar sem levantar a caneta do papel. Se por acaso a levantavam então tinham que dar a caneta a um colega que continuava o traço a partir do ponto em que tinham ficado. Foi um sucesso. Eles gostaram muito deste trabalho e estamos de tal modo viciados nele que aproveitamos todos os bocadinhos de tempo livre para o colorir. Ainda não está totalmente pronto, mas como eu estou de partida, deixo aqui parte da actividade. Talvez quando chegar já esteja pronto e eu já possa mostrar o resultado. Então aqui fica...


video

domingo, 27 de março de 2011

Budapest já ali, ao virar da esquina...

 Faltam apenas três dias para partir para Budapest. Na próxima quarta feira, dia 30, lá vamos nós, representar Portugal no encontro eTwinnig Europeu. Grande responsabilidade a nossa... Meia dúzia de professores a representar toda uma classe excepcional que trabalha bem, muito bem mesmo, e que mesmo em tempo de condições adversas, como este em que vivemos, luta por uma escola de excelência, onde cada criança é tratada como única e especial.
Este ano a "sorte" calhou-me a mim. Devo-o à estrelinha Twinkle e às crianças sempre tão generosas e entusiastas. Devo-o também ao meu trabalho que, para ser franca, nunca me custou a fazer. Devo-o também aos Pais que todos os dias me confiam os seus filhos. Obrigado pela confiança que em mim depositam. Devo-o aos meus colegas dos orgãos de Gestão que me permitem esta partida e a todos os colegas que partilham comigo a sua experiencia e os seus saberes e que me entusiasmam a caminhar em frente sem parar e devo-o também à minha família que me permite dedicar algum do seu tempo a estas novas lides das TIC.
Por isso, na próxima quarta feira, quando entrar naquele avião, não vou sozinha. Levo-vos a todos comigo, pois sem vós, eu nunca teria conseguido lá chegar.
E para terminar este post sem lamechices (que já está um pouco lamechas), termino como o galito da história do meio pintainho:
-Eu vou a casa do senhor rei e quando vier vos contarei!

sábado, 26 de março de 2011

Geometria, cor e arte - Linhas rectas

Continuamos às voltas com a cor, a forma, a geometria e pouco a pouco vamos descobrindo a arte e trabalhando conceitos.
O que descobrimos:
 - Linhas rectas - São muito direitinhas e podem ser de muitos tamanhos. (Matilde Q.)
 - Linhas curvas são linhas rectas que andam todas às voltas. (Hugo)

Se as linhas fossem pessoas, as pessoas novas eram linhas rectas, as pessoas velhinhas eram linhas curvas e os bebés eram ovais. ( Diogo)
 - As linhas estão por todo o lado ( Ricardo)
 - As linhas servem para escrever e desenhar. (Margarida)

E a partir da linha, da geometria, da forma e da cor fizemos...


video

quinta-feira, 24 de março de 2011

Hoje fomos ao Teatro...

Hoje fomos ao teatro. Fomos ao TIL ver o "Quebra-Nozes", uma fábula mágica sobre a amizade. Uma bela interpretação e um bom argumento. Um turbilhão de emoções...
Acho que tão depressa não se irão esquecer. Era preciso estar presente e observá-los, as emoções espelhadas no rosto e na alma. Por vezes um sorriso aberto e um ar sonhador, de conforto, de quem se sente em casa, cúmplices do quebra-nozes e da sua amiga Clara. Noutras um ar de cumplicidade, quando Fritz, o irmãozinho de Clara, não sabia esperar ou fazia disparates e tinha que se sentar num banco a pensar no que fizera. Noutras alturas lágrimas nos olhos, quando os camundongos combinavam entre si o modo de apanhar o quebra-nozes e outras ainda de corrida para o meu colo e o da Ivone quando aparecia a feiticeira ou o rei dos camundongos. Era preciso estar lá e ver...
Nestes dias tenho muito orgulho nestes meninos, pela generosidade e pelo cuidado com os seus companheiros. O Leandro, por exemplo, após ter confessado que estava com um bocadinho de medo do rei dos ratos, encheu-se de coragem e abraçou a Joana, como que a protegê-la, para que ela não tivesse mais medo. Fiquei mesmo orgulhosa! É preciso ser-se muito crescido para se ultrapassar o próprio medo para consolar um amigo. Bravo Leandro! Estás mesmo muito crescido!
E para que fiquem com um bocadinho de ideia de como foi, deixo-vos aqui um pedacinho da peça...

terça-feira, 22 de março de 2011

Da Polónia chegaram...

Da Polónia chegaram notícias da primavera.
Querem saber o que é que eles nos contaram?
«Um dia, juntámos alguns materias e construímos uma grande boneca.
Na Polónia esta boneca é o simbolo da chegada da Primavera e nós chamamos-lhe Marzanna.
No dia 21 de Março, o primeiro dia da primavera, vamos ao centro da nossa cidade juntamento com mais crianças de outros Jardins de Infância, que também levam as suas Marzannas.
Todos cantamos canções acerca da primavera e dizemos: "Vai-te embora Inverno"»
Querem ver como foi?
Deixo-vos com a cidade de Lublin e os nosso amigos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícia sensacional, notícia bem fresquinha, chegou esta manhã ao meu quintal, a primeira andorinha!

Promessas
Muita água ainda corre nas ribeiras,
Os campos já se pintam de amarelo,
Nas árvores nuas, ainda adormecidas,
Gomos tenros despontam, tudo é belo.

Novo ciclo de vida se aproxima,
A vida em toda a Terra se renova,
Inverno é o senhor que reina ainda,
Mas prepara o caminho à vida nova…

E a passarada canta sem temor,
Chilreada cheia de promessas
De primavera plena, toda em flor
Que chega devagar, sem grandes pressas.

Onde o tempo vai passando de mansinho,
Onde a vida vai fluindo e a todos traz,
Cheiro a tomilho, salva e a rosmaninho,
Emoção sem fim, canto de Paz.

Luce
Tercena
Primavera de 2010


video

Articulação II

Para nós a articulação continua a ser muito importante, pois não compartimenta acções, dá continuidade ao trabalho  e segurança às crianças e aos adultos que com elas estão. Pela minha parte, eu tento articular com o primeiro ciclo, com as famílias e sobretudo com o CAF( a Componente de Apoio à Família,) que assegura a permanência das crianças na escola quando o meu horário de trabalho chega ao fim.
E tem sido um sucesso.
Foi em prol desta articulação que, uns dias antes do Carnaval a Avó do nosso Hugo, da Raquel e da Catarina, realizou um atelier de cabeleiras de papel, primeiro para o pré -escolar e depois para o primeiro ciclo. Eles adoraram e empenharam-se muitíssimo na execução das cabeleiras. Querem ver como foi? Então aqui fica...
video

A nossa Twinkle continua a brilhar...



Desta vez foi em Malta onde foi muito aplaudida e reconhecida como um exemplo de "boas práticas". Estou mesmo muito orgulhosa da nossa Twinkle!!!
É muito bom ver o nosso trabalho reconhecido. É muito bom dar a conhecer o trabalho feito em Portugal!!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Abstracto...

Hoje o Diogo veio sentar-se ao pé de mim. Numa mão trazia uma folha em branco e na outra o seu material de desenho. Pegou numa caneta vermelha e, com aquele traço firme que só ele consegue ter, começou a riscar... E da ponta da caneta começaram a surgir algumas formas que me pareciam animais. Depois pegou no amarelo, no verde e no castanho e preencheu o resto da folha. Mas tudo isto com muita harmonia e "à velocidade da luz", como só o Diogo sabe fazer. Depois olhou para mim e perguntou:  - Professora, o que é que isto te parece?.
- Tanta coisa...  - Disse,  mas lembrando-me da jiboia do principezinho, calei o que via, com medo de errar. Perante a minha indecisão, explicou:
- Não vês, isto é um desenho abstracto. Daqui para a frente acho que só vou fazer desenhos abstractos... Sabes o que é abstracto? Abstracto é um desenho que parece que não tem nada desenhado, parece que só tem riscos, mas afinal tem muitas coisas dentro dele!
Que encanto!!!
Quantas coisas que eu aprendo com eles!!!

Dias felizes...

Há quem diga que os dias felizes não têm história... Pois eu acho que são os que a escrevem melhor... Dias felizes são aqueles em que, sem pressas, deixamos o dia acontecer com a normalidade de um dia que, em tudo, parece ser igual aos outros, mas que afinal é único e especial. Pois o nosso dia começou bem, porque começou com uma partilha. A Mariana, durante o fim de semana, fez bolachinhas de manteiga com a mãe e hoje trouxe uma caixa para partilhar com os amigos. Obrigado Mariana e mãe! Estavam uma delicia!!!


A nossa história colaborativa "As Fadas - Uma história de Magia", foi hoje enviada para o concurso "Conta-nos uma história". Vamos esperar pelo resultado do concurso e depois publicamo-la aqui! Estamos mortinhos para vos mostrar o nosso trabalho!

sábado, 12 de março de 2011

Ausência forçada...

Não, não tirámos férias... Tivemos isso sim, uma ausência forçada...
Foi uma grande partida de carnaval...
E qual foi? Na sexta feira "gorda", como se diz por aqui, quando preparava uma das apresentações do trabalho feito na aula, decidi ir ao google pesquisar sobre um pintor construtivista Russo do início do sec. vinte, Kandinsky sobre o qual conhecia poucas coisas. E quando abri um site sobre ele, o site vinha muito bem acompanhado de um virús quase mortal... Resultado, o computador completamente infectado, de tal maneira que "os santos da casa não conseguiram fazer milagres" e o computador teve mesmo que ir embora. Voltou agora, com todos os dados e por isso, mesmo com atraso, aqui fica o nosso dia de carnaval... 

video

sexta-feira, 4 de março de 2011

É carnaval, nada parece mal...




Com o carnaval à porta não podíamos deixar de vos mostrar as nossas máscaras...

video