quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"De pequenino é que se torce o pepino"

Chego da minha hora de almoço e, como todos os dias, sento-me um bocadinho no recreio e observo. É "sol de pouca dura", pois quase de imediato as crianças rodeiam-me. Este é o momento das confidências, dos risos, dos lamentos, das partilhas, das cumplicidades.
Ontem, a Bia V. e o Rodrigo B. vieram ter comigo de mãos dadas. A Bia, com toda a importancia que os seus cinco anos lhe conferem, comunica com ar sério:
- Luz, eu e o Rodrigo B. já somos namorados!
Olho e, procurando demonstrar alegria e admiração pela a novidade, comento:
- A sério? E como é que isso aconteceu?
Resposta pronta da Bia:
- Então, eu fui ter com o Rodrigo, perguntei se ele me acha "gira", e ele disse que sim. Eu também o acho muito giro (faz ar de envergonhada). Depois perguntei-lhe se gosta de mim e ele disse que sim. Eu também gosto dele porque ele além de giro é simpático e amigo de todos. Então eu disse que podíamos ser namorados. E prontos, demos as mãos e agora estamos a namorar.
E até à hora de entrar para a sala, eles andaram de mãos dadas.
Esta seria mais uma história engraçada, daquelas que se passam diáriamente no jardim de infância e seria naturalmente esquecida. Porém, durante a tarde o Rodrigo B. estava cheio de sono e chorava por tudo e por nada. 
Por isso peguei-lhe ao colo e perguntei se precisava de alguma coisa. Respondeu-me por entre lágrimas:
- Claro que preciso! Preciso muito da minha mãe!
Respondo:
-Ó Rodrigo, mas eu não tenho a mãe... A única coisa que posso fazer é telefonar-lhe e dizer que tu estás com saudades...
-Isso não! Eu preciso dela agora!
-Pois, eu compreendo, mas não te posso mesmo ajudar... Tens mais alguma ideia?
- Responde-me prontamente: - Então chama a Bia!
Bom, tenho que estar atenta. Afinal parece que é mesmo a sério!...

Quinta feira 29 de Setembro
Já posso estar descansada. Hoje à hora do almoço o Rodrigo comunicou:
- Já não tenho namorada!
-Então porquê? - Perguntei.
Resposta pronta: -Olha porque já estava a ficar farto! Namorar é muito "chato". A Bia queria estar sempre ao pé de mim!
Só espero que o Rodrigo não tenha uma nova crise de saudades, pois se tiver  quem me irá ajudar a  resolver a situação?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia Europeu da Linguagem

Porque para o Homem é muito importante comunicar, e a linguagem tem um papel muito importante na comunicação, nós decidimos preparar uma surpresa aos nossos parceiros europeus e gravámos algumas palavras, em português e... bom, vão ter que descobrir..
Um bom dia Europeu da Linguagem!

                           

Então, gostaram?

E a história do dia foi?...

Isso mesmo, adivinharam!!!
"O coelhinho branquinho e a cabra cabrês"...
Esta foi a nona vez que, desde o início do ano a contei! E esta foi a nona vez que eles pediram para a contar e a ouviram...
Nove vezes para mim é inédito. Já tenho recontado histórias muitas vezes, mas tantas vezes assim, nunca! e querem sempre os mesmos gestos, as mesmas pausas, os mesmos sons e as mesmas palavras... Eu já tentei contar outras histórias em que os fracos vencem os fortes e eles gostam, mas esta tem mesmo outro sabor para este grupo e eles querem sempre ouvi-la de novo. Já tenho coelhos brancos por todo o lado e eles não se cansam... E pelas expressões de admiração e de divertimento dos meninos novos o coelhinho branco acabou de encontrar mais três fãs... Vamos ver até onde nos vai levar o coelhinho branco!

domingo, 25 de setembro de 2011

Novidades...

"Os povos felizes não têm história", li um dia. É o que nos acontece... Estes primeiros tempos de Jardim de Infância têm decorrido tão calmamente que até se torna difícil falar sobre eles. A turma está formada. Chegam amanhã as últimas três crianças e espero que a sua adaptação seja tão fácil como tem sido a das crianças novas que entraram e que se adaptaram sem grandes problemas. Para isso contribuiram os amigos do ano passado que ficaram na sala. Este é um grupo fantástico, muito calminho, organizado, quase silencioso...
Exemplo disso foi aquela manhã em que, por estar a receber um recado da coordenção de estabelecimento, me demorei um bocadinho a sentar ao pé deles e quando o fiz fiquei espantada... Eles estavam sentados em circulo à roda do tapete, como define uma das regras da sala e a Joaninha, no meio, liderava o jogo da manhã. Um espanto!


Outra das novidades que temos para contar é que o feijoeiro da Inês Dias foi muito bem tratado e resistiu ao verão. Ela trouxe-o à sala para que os amiguinhos pudessem ver as suas vagens. Olhem como está grande!

Também temos trabalhado um bocadinho para ver se percebemos o que já sabemos e o que precisamos de aprender e temo-nos saído muito bem pois, não só gostamos muito de trabalhar, como ainda trabalhamos muito bem. Querem ver?



Também gostamos muito de modelar e parece-me que vão aparecer vários escultores entre nós. Pelo menos a julgar pelos trabalhos feitos até agora...
Esta é a história do "Coelhinho branquinho e da cabra cabrês", uma das histórias que eles mais pedem para contar. Em duas semanas de aulas, a pedido deles, já a recontei oito vezes. Finalmente consigo entender aquele fado da Amália que diz que "cantarei até que a voz me doa". Mas, só para ver as expressões de alegria quando a cabra cabrês é derrotada pela formiga vale a pena ter "dor de voz".



Bom, vamos deixar-vos que amanhã é uma nova semana e vem carregadinha de surpresas, uma das quais são os nossos amigos novos. Uma boa semana para todos!
Luz e crianças da sala das estrelinhas

sábado, 17 de setembro de 2011

Final da primeira semana

A primeira semana chegou ao fim e por isso hoje, sexta feira, fizemos em conjunto a nossa primeira avaliação semanal, composta por algumas perguntas:

À pergunta "O que é que gostaram mais de fazer?", as respostas surgiram depois de pensarem um bocadinho e ainda um pouco baralhadas, mas quando perguntei o que gostariam de fazer durante a próxima semana, o Rodrigo Almeida não hesitou e respondeu entusiasmado:
"Eu quero ir de férias!"
Boa ideia Rodrigo! Se o teu desejo se concretizar posso ir contigo?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O prometido é devido...

Tal como prometi, aqui fica um resumo do primeiro dia, organizado com a ajuda de uma ferramenta fantástica, o Prezi.
Esperamos que gostem! Nós gostámos muito de escolher as fotografias e de montar a apresentação... Mas acima de tudo, gostámos do primeiro dia!


Ctl S. Bento Valejas

Acabou de nascer um novo blogue nesta escola. É o "CTL S. Bento/ Valejas" e vai ser dinamizado pela Educadora Magda, a Psicologa Raquel e as crianças.  Podem visitá-lo aqui.
Nós por aqui, no Jardim de Infância estamos muito felizes com este novo nascimento pois, mais uma vez, vem demonstrar a dinâmica e a articulação pela qual tanto lutamos e em que tanto nos empenhamos.
Bem vindo "CTL S. Bento/Valejas". Desejamo-vos uma vida longa e feliz!!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Começo!...

Hoje foi o nosso grande dia...
Recomeçámos felizes que as saudades já eram muitas...
O dia correu muito bem, com muita calma e muita paz. Os meninos do ano passado chegaram bem dispostos, alguns já desdentados e já muito crescidos. Os meninos novos muito calminhos...  Foi muito bom passar o dia com eles. Brincámos, jogámos, conversámos no tapete, fomos ao computador, cantámos, contámos uma história e ainda conseguimos fazer massa de cores. Foi um dia em cheio.
Querem ver como foi? O Rodrigo Almeida vai-nos mostrar como foi...



No meio da conversa sobre as férias a Catarina comenta: "Quando o meu Pai se zanga comigo, diz: "Catarina, estás feita ao bife!"
Eu gostava era que ele me dissesse: "Catarina, estás feita às batatas fritas!"´
Tem razão a Catarina! Sem dúvida alguma uma escolha muito melhor!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estamos de novo de parabéns...

Mais uma vez o nosso trabalho foi reconhecido e dois dos projectos eTwinnig que desenvolvemos ao longo do ano letivo 2010/2011,  "Our river" e "An adventure with chemestry" foram contemplados com o selo  nacional de qualidade!
Estamos muito felizes e orgulhosos!
Próxima etapa: Selo europeu de qualidade... já estamos na corrida!


O começo

                                                    Começámos hoje...
Muito a medo ainda, que o tempo foi de receção e portanto quase não consegui estar com as crianças. Valeu-me a Ivoninha que, com o seu jeito manso, se ocupou das crianças.
Mas gostei do que vi... Normalmente, este primeiro dia, em que pais e filhos estão na sala é uma boa forma de observar limites... Mas hoje correu tudo muito bem. As crianças estiveram interessadas e calmas, portanto a primeira impressão foi boa.
E para começar bem o ano, deixo-vos com um texto de Ruben Alves. E que ao longo deste ano as nossas crianças tenham a possibilidade de voar!

sábado, 3 de setembro de 2011

Ano Internacional da Química

No âmbito do Ano Internacional da Química, em parceria com o Departamento de Química e  Bioquímica da Faculdade de Ciencias de Lisboa, o Ballet Quorum preparou um momento cultural muito especial, a que chamou "Substâncias".