domingo, 29 de janeiro de 2012

Articulação e ...

O trabalho continua e, passo a passo os nossos projetos vão-se concretizando.
1 - Continuamos às voltas com o projeto "Heróis da fruta" que cada vez tem mais sucesso. Já quase todas as crianças perceberam como a fruta é importante para a nossa saúde e nunca se esquecem de trazer fruta para o lanche da manhã.

 2 - Também a viagem "À roda do meu nome" vai de "vento em pôpa". Chegámos agora às contagens e ao tratamento de dados e tem sido bem divertido, mas ainda faltam algumas coisinhas para chegar ao fim. Quando acabarmos o trabalho contamos como foi. Por agora deixamos aqui um bocadinho, só para vos deixar curiosos.



A articulação entre ciclos continua na ordem do dia. Lembram-se do livro que foi construido em interação com as famílias. Pois chegou ao fim com a última página em branco, tal como fora planeado. E esta última página foi construída colaborativamente entre a sala do  Primeiro Ano e a sala do Pré-Escolar, porque muitos dos autores do trabalho transitaram para o primeiro ano.   Agora só falta fotografar o livro e com as fotografias criar um livro digital, para que todos possam ver como ficou bonita a nossa história. É sempre muito enriquecedor o trabalho colaborativo.

As construções continuam a ser a atividade preferida das crianças quando chega a hora das atividades livres. Todos gostam muito de construir com o click e o Santiago tornou-se mestre no assunto. Olhem que lindo avião que ele construiu!

 A especialidade do João e do Rodrigo é outra. Olhem para a "garagem" que Rodrigo Almeida construiu. Conseguiam fazer melhor?

E assim se passou a nossa semana. Uma semana cheia de projetos, de concretizações mas sobretudo muito, muito feliz!!!

Boa semana para todos!






terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O inverno dos nossos amigos Polacos

Sem comentários ou reflexões. A realidade dos nossos amigos Polacos é diametralmente oposta à nossa. Eles têm neve e nós temos mar e sol. Eles gostam de saber como é o mar... E nós sonhamos com a neve. Temos porém uma coisa em comum: Somos amigos e essa amizade leva-nos a aprender muitas coisas novas. Por isso é tão bom sermos amigos!
Querem saber como é o inverno em Lublin?
(...E ainda nós nos queixamos do frio e muitas vezes nem deixamos as nossas crianças ir à rua...) Incrível, não é?

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vamos à caça do urso

Depois de, na quinta feira termos lido o livro "Vamos à caça do urso", de Michael Rosen e Helen Oxenbury, ficámos muito entusiasmados e decidimos, também nós, ir à caça do urso.
Preparámos tudo muito bem: Sapatos confortáveis, bons para grandes caminhadas, o cestinho dos exploradores, os cães da sala porque os cães têm um bom faro, bolachinhas e leite para fazer um picnic e até levámos o ursinho para ele não se sentir sozinho. O Santiago, como pensa em tudo, trouxe de casa uma lanterna para o caso de termos que entrar na caverna do urso. E depois... Depois lá fomos nós à caça do urso...



Foi um belo dia!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Talentos

Eles continuam a surpreender-me. Hoje foram as meninas crescidas que durante o intervelo da hora do almoço prepararam "um teatro" para apresentar à tarde. O texto, a coreografia e a interpertação foram criadas por elas.




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O nosso cão e outras histórias...

Ontem fomos a Mafra e gostámos muito. Foi a nossa visita de estudo de final do Ano Lectivo.
"Mafra é um bocadinho longe, mas valeu a pena" - Disse a Matilde Queiroz, quando vinhamos para casa, muito cansados...
É que cansámo - nos mesmo muito. Primeiro a brincar no Parque, depois a visitar o Jardim do Cerco e finalmente para conhecer a princesa. Mas vimos muitas coisas interessantes e aprendemos muitas coisas novas.
Foi um dia em cheio!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Notícias da nossa sala...

Na nossa sala andamos sempre muito atarefados... Os dias correm velozes de tal modo apressados que nem conseguimos contar-vos tudo o que fazemos.
para além do nosso novo projeto "What a wonderful world", que tem como objetivo dar a conhecer o nosso país e conhecer os países dos nossos parceiros, que desta vez são 12. Vejam lá quantas coisas novas nós iremos conhecer! Decidimos aceitar um novo desafio dos nossos amigos Polacos, vamos aderir ao projeto "Kindergarten without toys" e vamos, ao jeito dos nossos avós, ou não fosse o ano 2012 o ano Internacional da Pessoa Idosa, construir os nosso próprios brinquedos.  Mas isto não é tudo... Em Parceria com a APCOI, iniciámos o projeto Heróis da fruta, que está a correr muito bem.
Aqui estamos nós a comer a frutinha da manhã. Clementinas biológicas que vieram da horta do avô do Rodrigo Bernardo. Uma delícia!

Também começamos a nossa "Viagem à roda do meu nome". Tem sido um trabalho muito engraçado e que temos gostado muito de fazer. Quando tivermos o trabalho todo pronto logo vos explicamos todos os passos. Por agora deixamo-vos com algumas fotografias, só para aguçar a vossa curiosidade...




Boa semana para vós!





sábado, 7 de janeiro de 2012

Nós somos os três reis

"Nós somos os três reis,
Viemos do Oriente.
Trazer as boas festas
E Paz para toda a gente.

Nós somos os três Reis,
Guiados por uma Luz.
Adoramos Deus Menino,
Que se chama Jesus.

Nós somos os três Reis
Baltazar e Gaspar
Também o Belchior,
O veio adorar.

Nós somos os três Reis,
Guiados por uma Luz
E trazemos os presentes,
Para o Menino Jesus.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Hoje fomos ao teatro

Hoje fomos ao Teatro Armando Cortês, na Casa do Artista, e assistimos à peça,  "O mundo mágico de Jack", levada a cena pelo TIL (Teatro Infantil de Lisboa).


Como sempre, valeu a pena.
Um encanto!
Cor, magia, ritmo, movimento e harmonia.
Coragem, verdade, inocência, amizade, partilha, união, fraternidade, fidelidade aos próprios ideais, acreditar em si próprio, foram alguns dos valores que por lá foram falados.
E no final um "happy end" à antiga pois o bem, a amizade e a união, vencem o mal, o egoísmo e o oportunismo.
De olhos abertos pelo espanto e a magia, de ouvidos à escuta e atenção redobrada eles exultaram de alegria quando viram os ogres malvados transformados em pedra e o Jack, ainda tão pequeno a conseguir transformar a vida da sua família e dos seus amigos.
E a mensagem passou.
E de quem é que gostaram mais, qual foi a sua personagem favorita? Sim, para a grande maioria o herói foi o pequeno e corajoso Jack, mas também houve crianças que se aperceberam da importância do papel da mãe e até do quanto a vaca branquinha com a sua amizade e fidelidade ajudaram Jack a ter a coragem para mudar o o rumo dos acontecimentos.
E quando lhes perguntei quais eram os elementos da família do Jack, eles foram ainda mais longe e nomearam para além da Mãe, do Pai e do Tio, toda a comunidade e até os animais. E tudo isto me faz pensar... São fantásticas as nossas crianças!
Querem saber como foi? Podem ver o trailer...



E no final todo o nosso entusiasmo. Olhem como estamos felizes! Pena que não gravámos o som...







segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano novo, vida nova...

Acabou o tempo de Natal.
Recomeçamos amanhã em grande força, cheios de projetos e com muita vontade de trabalhar. Ideias não faltam, que 27 cabeças sabem pensar muito bem e têm muitas ideias. Amanhã, quando os meninos vierem todos, já temos milhões de coisas para falar, para pesquisar e para descobrir.
O computador chegou que, apesar da crise, o Menino Jesus ainda sabe ser generoso. Falta agora instalar programas e arrumar tudo aquilo que, durante anos, se foi construindo e que ainda está muito bem guardado na memória do velho Asus. Entretanto consegui recuperar algumas da fotografias do Natal na nossa sala. Assim que puder usar o meu computador novo, prometo que escrevo a história toda. Hoje deixo-vos apenas com a fotografia do nosso cantinho de Natal, do nosso presépio e do presente que oferecemos aos nossos pais e amigos.



O nosso cantinho de Natal


O presépio, que desta vez tinha um lago com água, patos e muitos animais

O presépio que fizemos para oferecer aos nossos pais.

Ah... e o anjo que está lá em cima, à esquerda, foi feito pelo Gustavo Cordeiro. Está lindo, não está? 

Um bom recomeço para todos vós

Luz e estrelinhas