quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Anjinhos...

Estavam bem dentro de nós...
Para se darem a conhecer foi preciso muita concentração, muito esforço, muita coragem, alguns lápis, muitas cores e uma folha de papel...

A Luz leu-nos o poema, "Natal do anjinho dorminhoco" e depois, foi magia...
De dentro de nós, escorrendo pelo bico do lápis, eis que um a um, vão surgindo os nosso anjos, lindos... lindos de pasmar! ...
Depois de prontos nem queríamos acreditar... Tudo isto dentro de nós? Somos mesmo fantásticos, não somos?

Então, ainda não estão curiosos? Sim? Então olhem com muita atenção porque...
Estes são os nossos anjos e o que trazem?
Votos de Festas felizes, claro!

Anjinhos dentro de nós... on PhotoPeach

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A lapinha

Faltam poucos dias para o fim do período e o trabalho não nos dá tréguas. Por isso ao fim do dia já nem somos capazes de passar por aqui e deixar as últimas notícias.O que fizemos? Muita coisa!... Primeiro pintámos o céu. Depois foi a vez de montar o presépio e a árvore de natal. A seguir fez-se o painel para a porta e foi a partir dele que fizemos o nosso postal de boas festas digital e agora estamos a fazer uma surpresa para os nossos pais. Ah, e também fizemos uns anjos muito bonitos!... Estamos muito orgulhosos das nossas produções. E como este ano é o Ano Europeu para o envelhecimento ativo, o nosso presépio foi feito no chão, tal como se costumava fazer no tempo em que os nossos avós eram pequenos. Querem ver como ficou?

domingo, 9 de dezembro de 2012

Menino...

Menino dormindo,
Silêncio profundo.
Benvindo, benvindo,
Salvador do mundo.

Noite. Noite fria,
Mas que linda é!
De um lado Maria,
Do outro José.

Um anjo descerra,
A ponta do véu...
E cai sobre a terra,
A imagem do céu!

Pedro Homem de Melo

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Uma questão de treino...

Entre nós só se fala no natal. Num intervalinho entre a vinda do recreio e o almoço, e para acalmar, decidi transportá-los ao mundo mágico de Walt Disney e sentei-me com eles a ver "The nigth before christmas", de 1933.


 

Como sempre aconteceu, fez-se silêncio e fomos transportados para aquele mundo encantado que só Walt Disney consegue construir.
- Mas aqueles brinquedos estão vivos! Porque é que os brinquedos estão vivos? - Pergunta o Afonso Rodrigues.- 4 anos
- Porque são mágicos? - Responde prontamente o Rodrigo Coelho.-5 anos
- Claro!É que o Pai Natal é muito mágico e faz muita magia. Os brinquedos até se mexem sozinhos! Afirma o Santiago com toda a sua sabedoria. - 5 anos
-Os meus brinquedos com pilhas também se mexem sozinhos. Se calhar isso também é magia! Então eu também sou mágico! - Diz o Afonso com os olhos a brilhar e o sorriso rasgado de quem fez uma grande descoberta.
- Eu não "fazi" magia mas quando crescer vou ser mágico. Eu já ando a treinar! - Filipe 4 anos

domingo, 2 de dezembro de 2012

Para criar um céu...

Com o Natal à porta, chegou o tempo de vestir a nossa sala de acordo com a época. Depois de pesquisarmos sobre a origem do Natal e de vermos a história do Menino Jesus, começámos a fazer planos para montar o presépio. Onde, como , quando, qual o ponto de partida... E começámos por fazer o céu... Concluimos que no céu há: Sol, lua, estrelas, planetas, nuvens, chuva, trovoada, arco íris e muitas coisas mais. E para o nosso céu escolhemos o dia e a noite, o arco íris, a lua e as estrelas... Levámos uma semana a concluír o nosso trabalho, mas valeu a pena. Não só aprendemos a trabalhar em equipa, como aprendemos a ouvir o outro, a esperar a nossa vez,a trabalhar colaborativamente e no fim ainda ficou lindo. Querem ver? É verdade o nosso céu já está quase pronto para receber o Menino Jesus, mas ainda lhe falta uma coisa muito importante. Alguém sabe o que é?