Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aprendizagens

Estão de volta os bons tempos, pois esta é uma turma interessada e criativa, por isso os dias rendem e das mãos deles saem coisas de espantar. A semana correu sem incidentes e eles deixaram-me verdadeiramente encantada. Querem saber porquê?
Estamos a prender as regras da sala...

"Minha mão é pequenina,
A tua é igual à minha?
faço mimos, faço festas,
Não façomal a ninguém.
A tua, é assim também?"

 
Também modelámos com massa de farinha. Uma festa!

 
E as letras continuam na ordem do dia...
 



É uma turma de artistas... Mesmo numa simples rasgagem a estetica e a harmonia salta à vista...
 Rasgagem e colagem coletiva
 
 
 



 

Uma boa semana para todos!

 
 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pedro e Inês

 
 
Amigos inseparáveis são o Pedro e a Inês..
  
 E no dia em que todos fizemos "uma cara feia". Como resistir a tais sorrisos?
 
 

 

domingo, 22 de setembro de 2013

Uma festa para os sentidos...

Porque as atividades plásticas ajudam à adaptação, desenvolvem a motricidade fina de uma forma agradável e lúdica e estimulam a criatividade, nós continuamos a experimentar e...
Foi um sucesso!






 
Felicidade
 
 
Concentração

 
Interação
 
 
Experimentação

 
Descoberta

 
Toque

 
Alegria... Uma festa para os sentidos!
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Vão surgindo...

Pouco a pouco, vão surgindo pequenas obras de arte...
Pouco a pouco vão-se delineando novas amizades...
Eu vou incentivando à partilha, à generosidade, à amizade, reforçando atitudes positivas, e dando muito colinho e muitos beijinhos... Estou encantada com esta classe.
Ainda não tive que levantar a voz, que chamar à atenção, que fazer de "bruxa". E eles, ainda que sendo completamente diferentes, diversos, cada qual com o seu feitio, a sua maneira de ser, a sua forma de estar, conseguem interagir de uma forma que me encanta e me deixa feliz!
Hoje recebemos mais uns quantos meninos novos; Voltou o Tiaguinho que tem estado de férias e com a generosidade que tanto o caracteriza, trouxe-nos de presente, um ramos de castanheiro com ouriços e amoras silvestres que andou a apanhar com a família. Obrigado Tiaguinho, Diogo, Pais e avó! 
Chegaram de novo o Sebastião, o Guilherme Gil, o Filipe Sales e a Diana que fez hoje quatro anos.(Parabéns Diana!), que se portaram como "gente grande".
E o dia decorreu com normalidade e paz, sem grandes choros nem grandes desatinos. O Gonçalo farinha ainda tentou chorar, mas o Gonçalo Braga, que está muito crescido, convidou-o para brincar com ele e ele esqueceu-se do motivo... Obrigado pela ajuda, Gonçalo Braga! Estás mesmo crescido! Também o Afonso Rodrigues se fartou de ajudar.  
Cantámos o "Rock do bandido" que eles adoraram, em grande grupo jogámos "à raposa e as galinhas", Contámos a história do "Bolinha vai à escola", desenhámos, fizemos pintura e brincámos até fartar. Ainda somos um bocadito desarrumados, mas é natural, hoje ainda é só o segundo dia... Não podíamos estar melhor.



 
Ah... E uma grande notícia... A horta que plantámos o ano passado, que passou um bocadito de sede em Agosto, e à qual os gafanhotos devoraram qualquer amostra de verde, conseguiu dar fruto e um dos tomateiros deu dois tomates. Um ainda está verde, mas o outro estava tão vermelhinho que tivemos que o colher. Como o Gonçalo Braga gosta muito de tomate foi ele que o levou para casa, para o comer ao jantar. Era bonito ou não? Só é pena que com a sede que passou não tenha conseguido crescer. Media  só 3x4 cm... :)
 
 
E hoje não há mais fotografias. O dia foi de tal forma intenso que eu até me esqueci de fotografar...
Um bom dia para todos amanhã!
 
 


sábado, 14 de setembro de 2013

Hoje é o primeiro dia ( do resto do nosso ano)...

...E a Matilde Real desenhou uma menina feliz, tão feliz como o nosso dia.
Recomeçámos... E foi um dia muito feliz. Sem gritos, sem atropelos, com muitos risos, muita brincadeira, algumas canções, uma história ("O coelhinho branco e a cabra cabrês", como não podia deixar de ser) e muitos, muitos miminhos...
Então e o choro?... Choro?... O que é isso?... Choro não houve claro, não vos disse já que foi um dia feliz?
As crianças, muitas a frequentar este jardim de infância pela primeira vez, são um espanto... Calminhas, atentas e prontas para brincar.
O que senti? Espanto, ternura, carinho, admiração e muita, muita emoção. Espanto por perceber que os nossos meninos, que o ano passado eram tão pequeninos, cresceram muito e parecem uns homenzinhos, responsáveis e prontos a ajudar. Ternura, porque me enternece sempre ver as crianças brincar. Carinho, com estas carinhas, como não o sentir? Admiração por estas crianças, tão pequenas em tamanho e tão crescidas de coração, e muita, muita emoção porque todos os anos me é concedida a possibilidade de trabalhar com a melhor e a mais refinada  matéria prima do mundo, as crianças, o futuro, os homens e as mulheres de amanhã.
O que fizemos hoje? Aquilo que melhor sabemos fazer; Brincámos, brincámos e brincámos... Sozinhos, aos pares, em grupo. Reencontrámos velhos amigos, fizemos amigos novos, semeámos sonhos, fizemos muitos planos, trocámos ideias, rimos muito e sobretudo fomos felizes. É por tudo isto que o nosso dia  foi feliz,  foi um dia muito feliz!
Para todos um bom ano, um ano muito feliz!
E para que não restem dúvidas, aqui ficam alguns momentos do dia...



Ah... Tinham que ver a atenção, o olhar e as expressões durante a história... Esta é, sem dúvida, a melhor profissão do mundo!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Amanhã...

Amanhã é o grande dia... estou ansiosa, mal posso esperar que a noite acabe e faço minhas as palavras desse grande mestre que foi Sebastião da Gama: "Tudo o que quero é que eles sejam felizes" Um bom ano para todos!