quarta-feira, 24 de março de 2010

Em busca da nascente do rio...



Neste Ano Internacional da Biodiversidade, e porque é de pequenino que se aprende a respeitar a vida e a construir um mundo melhor, nós, no JI de S.Bento, aproveitando a chegada da Primavera, o Dia Mundial da Água, os recursos naturais locais, como o Rio Jamor e a riqueza da biodiversidade local, decidimos partir á procura da água, um bem precioso e que é urgente preservar. Assim, e com a ajuda do pai do Sebastião, que nos indicou os locais onde, sem perigo, podíamos observar de perto a fauna e a flora da região, saímos para mais um dos nossos passeios de campo. E descobrimos...



E agora querem ouvir a canção do nosso rio?



Então gostaram? Não canta bem o nosso rio?

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje falou-se de...



Como não podia deixar de ser, hoje, na nossa sala, falou-se de água. Como é, onde podemos encontrá-la, porque é que precisamos dela e o que fazer para preservar este bem precioso.
Logo de manhã lemos um bocadinho do livro de Sidónio Muralha "Valéria e a Vida". Depois tentámos descobrir quais a características da água. Chegámos á conclusão que a água é incolor, inodora e não tem sabor. Também dissolvemos várias substâncias, como açúcar, sal, terra, sumo de laranja, café, farinha, azeite e concluímos que todos se dissolviam menos o azeite e que a água ficava com a cor, o sabor e o cheiro da substância que era dissolvida.
Á tarde, e porque a Primavera já chegou e o tempo ameno convida a um passeio, levámos o nosso cestinho de exploradores e fomos à procura de uma fonte, para conhecermos um dos locais de onde provem a água. Mais uma vez foi um dia repleto de descobertas e de aventura que vai continuar por esta semana. No final da semana prometemos que mostramos como foi...
Boa semana
Luz e meninos de Valejas



O cestinho do exploradores, desta vez com um conta gotas, para podermos recolher água da nascente