terça-feira, 30 de março de 2010

Conta-nos uma história...



No dia a dia do Jardim-de-infância, aquilo que se planeia nem sempre corre como se pensou, pois os planos previamente feitos, nem sempre despertam nas crianças o entusiasmo que nós pensámos que iriam despertar. Foi o que aconteceu na nossa sala com o concurso "conta-nos uma história", lançado pela DGIDC, e a que nos propusemos concorrer. As ideias foram muitas, e boas, mas depois, na hora de as concretizar, o "medo" do microfone sobrepunha-se a tudo o resto e simplesmente não conseguíamos chegar ao fim.
Até que... já na sexta-feira à tarde, eu reparei que eles brincavam "aos microfones" e diziam frases curtas e concretas. Vim para casa a pensar no assunto, pensei na nossa história colaborativa, a história da estrela-do-mar, que foi construída no âmbito do Plano Nacional de Leitura e para fazer a ligação entre o projecto eTwinnig "Twinkle, twinkle, little star" e o Projecto Ibero/Americano, "Todos somos precisos. - As nossas ribeiras", sobre 2010-Ano Internacional da Biodiversidade e decidi escolher algumas frases da nossa história, que eles conhecem muito bem, adaptá-las, associar-lhe uma imagem daquelas que eles tão bem fizeram, e convidá-los a dizê-las ao microfone. Ontem de manhã, mesmo em interrupção lectiva, fui ao Jardim e com algumas das crianças que estavam na Componente de Apoio à Família, gravámos a nossa história.
Acabei por submeter a história ao concurso.
Não sei qual vai ser o resultado, nem sequer se vai ser aceite, mas mesmo assim estou feliz porque, para lá do resultado final, que está muito longe de ser o nosso principal objectivo, conseguimos concretizar uma das tarefas a que nos tínhamos proposto e, em conjunto, conseguimos construir uma nova história de que muito nos orgulhamos e, assim que tivermos autorização vamos publicar no blog. Até lá todos vamos ter que esperar com paciência...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Presentes e desafios...










Com a Páscoa à porta é tempo de preparar um miminho para as famílias. Para isso cada menino fez o seu coelhinho, que decorou a gosto e também o seu cartão para onde copiou a mensagem de Páscoa feliz!
Hoje foi dia de o rechear de amêndoas. Para isso pedi a cada criança que contasse os elementos da sua família e que retirasse do pacote de amêndoas, duas amêndoas para cada um. Foi muito engraçado observar as estratégias de cada um para descobrir quantas amêndoas devia tirar. E o resultado foi uma grande concentração e contagens e recontagens, desde o quadro negro, aos dedos e aos risquinhos no papel.
E eles gostam tanto deste tipo de actividades que o Hugo até comentou que hoje o dia tinha passado muito rápido e muito divertido. É um encanto vê-los crescer!