segunda-feira, 10 de maio de 2010

Com muito amor e saudade!...



Ontem falei com a Leonor, uma das meninas da nossa sala do Jardim de Infância 2, da Brandoa... Falar, falar, ouvindo a sua voz e tudo, não falei, mas falámos por email, que é uma nova forma de contactar os amigos.
É muito bom falar com ela... Traz-me sempre notícias dos amigos, de quem eu tenho muitas saudades. Não fiquem tristes amigos de Valejas. É verdade que eu tenho saudades dos meninos da Brandoa, mas isso não quer dizer que não goste imenso de vós! É que nós gostamos com o coração e o coração das pessoas é um orgão fantástico pois podemos lá pôr quem quisermos que ele nunca se enche. Podemos gostar de todos, porque todos cabem lá!...
Mas voltando à conversa que eu tive com a Leonor, ela disse-me que tinha saudades do tempo em que o que eu escrevia no blogue era para eles.
Pois é Leonor, não é que não me lembre de vós, mas é que o "Pequenos Passos" é um blogue que tem que contar aquilo que se passa na sala e eu agora estou na sala de Valejas, por isso vou escrevendo apenas coisas de Valejas. Mas hoje falei com os meninos de Valejas e eles disseram que eu também posso escrever um bocadinho para vós. Por isso agora, de vez em quando, eu vou-vos fazendo uma surpresa. Hoje é a primeira. Para ti, e para todos os amigos da Brandoa e de Valejas, eu deixo um filme da nossa amiga toupeira, que vocês tanto gostavam e que os meninos de Valejas também gostam. E por favor dá um grande beijinho aos nossos amigos todos. Eu penso muito em vós. Gosto muito de Vós!
Luz

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A dança...


Para mim, que sou um pé de chumbo, este era um assunto que eu achava que não conseguia explorar. Para eles, que são autênticos e genuínos, flui normalmente e com uma naturalidade que me deixa deslumbrada.
"Dançar é contar uma história com o corpo", afirmou o Diogo, com toda a sabedoria dos seus quatro anos.
Então, sem esperar mais, e sem dar ouvidos à falsa insegurança que me levava a pensar que não era capaz, agarrei a ideia, segui a vontade das crianças, e fiquei espantada com todas coisas de que são capazes.

Começámos pelo básico. Fizemos batimentos ritmicos, com instrumentos e em pares.


Passámos então aquilo que todos nós fizemos na nossa infância, as danças de roda,simples...
...e mais elaboradas.

Depois usámos as danças do "Panda vai à escola" e a música rock (a pedido dos rapazes).


Fomos ao ballet e eles puderam conhecer outro tipo de dança. Vieram fascinados!

Então atrevi-me a introduzir na sala uns excertos do "Lago dos cisnes", de Tchaikovsky e os resultados foram muito além do que eu podia sequer imaginar. Primeiro pedi-lhes que se sentassem comodamente no tapete, fechassem os olhos, escutassem a música e me dissessem o que é que ela lhes fazia lembrar. As respostas não se fizeram esperar:
-Faz-me pensar nos abraços da minha mãe...- Sebastião-5 anos
-Castelos gigantes nas nuvens! - Tomás-5 anos
-Brincadeiras novinhas em folha. - Hugo-4 anos
-Nuvens a correr no céu - Rafaela-5 anos
-Borboletas a dançar - Mafalda-4 anos
-Esta música é como a Primavera. Tem muitas cores e faz-nos querer dançar. -Matilde-4anos.
-Parecem passarinhos a cantar. - Mauro-5 anos.
-Quando a neve cai deve ser assim...- Maria - 5 anos

Até que chegámos ao Dia Mundial da Dança. Então para o assinalar, em conjunto decidimos fazer umas saias de tule para as meninas e umas fitas de dança para os meninos, e organizámos uma manhã de dança. A dança pode não ter saído uma perfeição. (O ensaiador percebe pouco do assunto) mas o entusiasmo, o empenho e a felicidade dos artistas, compensou qualquer falha na produção do evento.