terça-feira, 22 de junho de 2010

Aplicações gramaticais.



O tempo é de descoberta,as letras estão na ordem do dia e eles pensam muito acerca delas. O Hugo está a começar a ler, o Mauro a escrever e a Mafalda vai exercitando o pensamento e descobriu que as palavras também podem ter género. Ou são "meninas" (feminino) ou são "meninos"(masculino) e há diferença quando são usadas no feminino ou no masculino. E assim ela vai construindo e pensando, pensando e construindo.
Já há uns tempos que ela pergunta: - Se for um menino é Luis, mas se for menina é Luisa, não é?... Se for menino é Mário e se for menina é Maria, não é?... Se for menino é Bruno e se for menina é Bruna... e por aí fora.
Hoje, saltou dos nomes e passou à acção. A brincar com os amigos no recreio dizia ofendida: - Ó Rita tu és uma grande egoísta e o Guga é mesmo um "egoisto"!
E quem é que tem coragem de "matar" um raciocínio à nascença? Guardei a minha sabedoria num cantinho do cérebro e calei-me. Certamente encontrarei uma ocasião para lhe fazer entender que há palavras que não mudam com o género. Por agora prefiro que ela use a sua cabecinha e que pense!...


" Brincando às escolas". Matilde, Rita e Mafalda


" A descoberta do seu nome e do nome dos colegas". Trabalho executado pela Daniela.


"A brincar aos restaurantes, o Mauro escreveu uma ementa".

domingo, 20 de junho de 2010

Ontem aconteceu...



Ontem, com o país a assinalar a perca de mais um grande vulto da literatura universal, José Saramago, aconteceu mais uma sessão de autografos, no lançamento do novo livro do meu irmão, o poeta Vitor Cintra.
"Dinastias", o nome escolhido para este livro, é uma viajem feita ao longo dos nossos 800 anos de história. Publicado pela editorial "Temas originais", é também o primeiro livro do meu irmão a ser traduzido para a língua castelhana.
E nós, os outros quatro irmãos, os filhos,os netos, os sobrinhos primos,restante família, e muitos amigos, assistimos comovidos a mais esta merecida homenagem ao grande homem que é este irmão poeta.
Obrigado mano, por seres um pilar e um modelo para as nossas vidas, por seres como és e por seres a prova viva de que Portugal não é apenas um país rico em história, é também um país portador de uma grande riqueza linguística e literária sem fim. Somos um país de contadores de histórias!
E aos meus amigos,e para lhes abrir o apetite, deixo um dos poemas do livro.

D. Dinis
(1279/1325)

Herdando um reino já passificado
E com fronteiras vindas de Alcanizes,
Andou O Lavrador mais ocupado
Tornando os seus vassalos mais felizes.

Sabendo que o caminho da riqueza
assenta no trabalho e no saber,
Mandou o rei, ao povo e à nobreza,
A terra arrotear e aprender.

Tomando por esposa, em Aragão,
Senhora de elevada formação,
Até no casamento foi feliz.

Patrono foi das artes e cultura,
Mas veio, p´lo que fez na agricultura
O nome que foi dado a D. Dinis.