Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Maçãs de todas as cores


Durante duas semanas, na nossa sala, fala-se de alimentação, e este ano escolhemos a fruta e as saladas.

Na semana passada cada criança trouxe para a sala duas maçãs e outra peça de fruta à escolha. E a semana girou à roda da fruta.

Uma das actividades que gostámos muito de fazer foi desenvolvida à roda das maçãs. Que cor têm, como são compostas, a que cheiram, a que sabem, porque é que são importantes para nós. Também classificámos, seriámos, formámos conjuntos, explorámos as propriedades dos conjuntos, fizemos contagens, dividimos, provámos e escolhemos a maçã que gostámos mais e registámos essa escolha, fizemos estimativas e por fim organizámos um gráfico de barras. Foi uma semana cheiinha de actividade. Pensámos, experimentámos, encontrámos soluções para os problemas que foram surgindo, divertimo-nos, mas sobretudo aprendemos a trabalhar em equipa, a dividir tarefas, a discutir, apresentar e defender argumentos, a respeitar o raciocínio dos outros e a perceber a importância de uma boa alimentação.

E como é que desenvolvemos a actividade?

Primeiro escolhemos, da família dos frutos, todas as maçãs e eram muitas. Depois dividimo-las por cores. E ficámos com quatro cores; Vermelho, verde, amarelo e castanho. Para delimitar bem o espaço e poder trabalhar melhor as propriedades dos conjuntos, usámos as cordas e os arcos da ginástica. Não podia haver nenhuma maçã fora da sua "casinha", era a condição que tínhamos acordado. Nesta altura porém surgiu um problema: E as maçãs que tinham duas cores, onde é que se iam arrumar? As soluções surgiram logo. Entre os dois arcos, mas não podia ser pois assim ficavam fora de casa, partiam-se ao meio, mas assim não se podiam conservar e por fim o Guilherme descobriu. Se sobrepuséssemos os dois arcos, criávamos "um quarto" comum às duas casinhas. E descobrimos intercepção de conjuntos. Depois calculámos qual o conjunto que tinha mais maçãs (o vermelho), contámos as maçãs para confirmar e registámos o número na mesa. Ganhou o vermelho, que tinha tantas maçãs que a contagem teve que ser feita em equipa.

Depois tivemos que provar as quatro maçãs para ver de qual gostávamos mais. Antes de provar todas as crianças diziam que gostavam mais das vermelhas, mas depois do registo feito chegámos à conclusão que afinal as maçãs mais saborosas eram as verdes.

Por fim, e usando o registo feito na tabela de dupla entrada, as meninas crescidas organizaram um gráfico de barras.

Querem ver como foi?


Nós gostámos muito desta actividade que ainda vai continuar. Amanhã terminamos as actividades com os frutos e terça-feira vamos aprender a gostar de saladas. É que os alimentos preparados por nós têm outro sabor!!!

4 comentários:

rosarinho disse...

Que meninos tão crescidos e concentrados nas tarefas. Por certo aprenderam imensas coisas novas.Parabéns pela actividade.
Os ursitos hoje também vão fazer salada de fruta, depois espreitem.bjs dos fofos e da Rosarinho

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mas que aprendizagens tão importantes - e saborosas - vocês fizeram "à roda dos frutos"...

Muitos parabéns a todos, pelas ideias, pelas actividades e pelo entusiasmo com que as fizeram.

Continuem assim, agora com os legumes...

Bjs, Juca e Sala Fixe

Anabela Santos disse...

Fantástico!
Adorei a aula das maçãs.
Quem diria que chegavam à intersecção de conjuntos.
Que grandes Matemáticos!

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Laura Rodrigues, Ed. disse...

EXCELENTE TRABALHO, e ainda dizem que no Jardim de Infância só se brinca!!
Aqui está um tema que engloba várias áreas curriculares. Parabéns pelo seu empenho e dedicação.

Laura Rodrigues