Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mistério...


Não, não é mistério o que fui fazer a Varsóvia. Fui participar num workshop eTwinnig. E o que é isso de eTwinnig? Bom, o eTwinning é um projecto europeu, criado em Janeiro de 2005, é uma das acções do programa eLearning da União Europeia e está actualmente integrado na acção Comenius do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Esta iniciativa pretende potenciar a dinamização de projectos entre escolas europeias, através de um portal específico onde são disponibilizadas ferramentas para o estabelecimento das parcerias e para o desenvolvimento de actividades como, por exemplo, fóruns, chat, email internos, bem como a possibilidade de upload e download de ficheiros que podem ser tornados públicos quando, e se, as escolas o entenderem, dando, desta forma, visibilidade ao trabalho realizado. O eTwinning promove a colaboração entre escolas, através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitando a criação de parcerias internacionais de curta ou longa duração em qualquer área do saber.
Portanto fui aprender a trabalhar. E aprendi mesmo… Tivemos uns dias intensos, compactos e cheios de novidades, mas o que eu realmente gostei foi da interacção que existiu entre os vários países, interacção que continua a existir pois, depois de uma experiencia destas, é impossível parar. A partir deste workshop a minha vida de Educadora nunca mais será a mesma!
É muito bom percebermos que fazemos parte de uma comunidade imensa, uma comunidade que trabalha para formar o futuro, para formar os homens de amanhã. E não estamos sós… Somos imensos e isto é mesmo muito bom.
Podem saber mais sobre eTwinnig em - http://www.etwinning.net/pt/pub/index.htm ou em - http://moodle.crie.min-edu.pt
Visitem. Vale a pena.

7 comentários:

Isabel Preto disse...

Que bom, teres tido esta oportunidade única de partilha e descoberta! Ainda por cima, Varsóvia parece encantadora.
Era bom que todos usufruíssem dessa parceria, através das TIC.
Beijinhos, querida amiga.

Albertina Pereira disse...

De facto, aprende-se muito participando em acontecimentos como este. A interacção que se estabele com outros colegas traz-nos sempre um horizonte novo. :)

Alda disse...

Olá Luz, bem vinda.

De facto já me havia perguntado o que é que eTwinnig quereria dizer.
O mais parecido com essa palavra que conhecia, era aquela série infantil "Os Twinnies", lembram-se?

Agora, fora de brincadeiras, ainda não percebi muito bem o conceito, mas também ainda não fui investigar.
Mas não tenho dúvidas que daqui a algum tempo, andamos todas a "twinnar" com a ajuda da Luz.

Beijinhos da Alda

Cristina Lares disse...

Que bom teres tido esta oportunidade. E ainda bem que conseguiste aproveitar ao máximo a experiência. Além do mais Varsóvia deve ser o máximo em beleza natural.
Beijinhos da cristina

Xinha disse...

Olá Luz
Ainda bem que a tua participação neste projecto foi tão rica e que ainda irá dar muitos frutos.
Ainda bem que já voltaste...
Beijinhos da Xinha.

Xinha disse...

Olá Luz
Vimos agradecer o prémio Blog Clic Mágico que vimos nos Pequenos Passos e que era para nós.
Ficámos muito surpreendidos porque não tinhas dito nada e só há pouco tempo, num passeio maior pelo teu blog é que a Xinha o encontrou.
Gostámos muito.
Muitos beijinhos reais.

artemenamarques disse...

Luz..realmente pelo que conheço de ti és mesmo essa luz que vai iluminando o caminho e propagas essa luz á tua volta.Olha amiga eu também tento ...mas por vezes é dificil chegar sem alguém a encaminhar....
Beijinhos
Filomena