Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Já em casa...


Há uma semana que deixei Budapest...






Há uma semana que tomei consciencia, mais vivamente ainda, desta nova escola, carregada de significado, mas completamente mudada na sua estrutura.
Há uma semana que voltei renovada, mais fortalecida, cheia de ideias e com uma imensa vontade de deitar mãos ao trabalho, revolucionar toda a minha forma de actuar e modernizar ainda mais a minha prática.
Agora, de novo com os pés no chão, sem a comunidade potente e renovada que sempre se gera nestes encontros de professores e alunos, foi tempo de pôr em prática tudo aquilo que lá vi e aprendi.
E no fim de tudo o que é que ficou?
Algumas certezas :
Somos imensos e não estamos sózinhos.
A escola actual está em completa mudança, pois passou de uma escola que transmite a uma escola em que, o aluno, mais do que mero receptor do conhecimento é o seu grande construtor e o professor, mais do que transmissor desse mesmo conhecimento é o colaborador que facilita essa mesma aquisição.



A escola actual é acima de tudo uma escola colaborativa (Como eu gosto desta palavra!!!), em que professores e alunos trabalham em perfeita sintonia e colaboração.
E como é essa escola? A mim parece-me uma escola feliz e plena de vida.
Deixo-vos com um dos trabalhos  feito pelos alunos e professores de um dos projectos vencedores do prémio Etwinnig Europeu 2011. Vejam se não é esta a escola dos vossos sonhos...

O por fim o projecto que ganhou o prémio para a categoria dos 6 aos 12 anos. Sem dúvida um grande projecto!


Esta é, sem dúvida, a escola que eu sempre quis... esta é a minha escola!
Assim consiga eu construí-la!!!

6 comentários:

Isabel Preto disse...

E não tenho dúvida nenhuma, Luz, que vais conseguir ajudar a construir essa escola de sonho.
Benvinda e beijinhos doces, com sabor a Páscoa.

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Parece ser a escola dos nossos sonhos. Luz, não apenas dos teus, mas de muitas pessoas que, embora não trabalhem juntas, comungam as mesmas perspectivas sobre o que é fundamental em educação: a criança.

Fico à espera de mais partilhas tuas, pois ajudam-me sempre a crescer, ainda mais agora, que vieste com a "alma cheia"...

Bjs e bom retorno,

Juca e Sala Fixe

As Pequenas Flores Azuis disse...

Olá Luz:

Benvinda de regresso a casa. Estou sedenta das tuas postagens com mais informações sobre o que que novo se faz. Por favor partilha connosco TUDO.
Beijos grandes
Cristina

PARTILHAS disse...

Que saudades!!!Saudades das conversas, da partilha de ideias e de experiências...Também cheia de ideias e de vontade de colocar em pratica tudo o que ouvimos, partilhamos e aprendemos...
GETTING CLOSER!!!! We need to support each other!!!
beijinho grande, grande
ana

Teresa e Helena disse...

Luz, a mudança está aí! Falta mudar mentalidades, concepções educativas/políticas e investir numa educação Pré Escolar a sério, com recursos, repensar estratégias, formação, avaliação...esperamos mais partilhas/conhecimentos teus!
Continuação de bom trabalho e Boa Páscoa!
Bjs Teresa Rebelo

mfatima disse...

Abriste o apetite para conhecer mais e outras realidades...acredito que aos bocadinhos e aqui, com os teus testemunhos nos irás mostrando como se faz noutras paragens.
Bj.
Fátima