sexta-feira, 30 de março de 2012

Em atualização




Agora, que a interrupção letiva chegou, chegou também a hora de atualizar e contar todas aquelas coisas que foram feitas e que, no meio de todos os afazeres, não houve tempo para contar.
Uma das coisas que vos queremos mostrar o nosso livro das rimas e dos nomes de que temos muito orgulho. As rimas foram inventadas por eles que andam entusiamados com as letras e os sons.

Livro da rimas e dos nomes
View more PowerPoint from Marialuz Borges
Imagem desenhada no Paint - Patrícia, 5 anos

quinta-feira, 22 de março de 2012

A propósito do Dia Mundial da Água...

A propósito da água

Hoje, Dia Mundial da Água, em conversa de grande grupo, discutia-se a importância da água, o seu papel na sustentabilidade da vida na terra e a importância da sua preservação quando a Catarina, com toda a inocência que caracteriza estas idades comenta: “É verdade, a água faz mesmo muita falta. Hoje quando acordámos não havia água na torneira e o meu Pai disse que tínhamos que ir tomar banho a casa da avó, porque tinham cortado a água. Foi cá uma trapalhada!...”.
A Inês Dias, com a calma que tão bem a caracteriza e um ar meio pensativo, meio incrédulo, pôs o dedo no ar e perguntou: “ Ó Luz, a Catarina disse que cortaram a água? Como? Foi com uma tesoura ou com uma faca?”
Só por respeito à Inês é que não dei uma boa gargalhada!

Hoje fomos aos Açores...

Hoje fomos aos Açores e adorámos...
Bom, não foi uma viagem como as outras... Foi uma viagem virtual!
Logo de manhã, ligámos o Skype e, através de video conferência, viajámos até à Ilha Terceira, ao encontro da Professora Anabela Santos e de algumas das crianças da escola Professor Maximiniano F. Rocha de Vila Chã, na Ilha Terceira. Foi uma aventura e tanto. Eles apresentaram-se e nós gostámos muito de os conhecer. Nós cantámos uma canção e conversámos um bocadito...
Até parecia que estavamos ao lado uns dos outros e afinal estávamos a 2000 km de distância. Uma maravilha! São fantásticas as novas tecnologias!
"Eles estavam na janela grande a falar ao microfone, e nós estávamos na janela pequenina"
João - 5 anos


Durante todo o dia só se ouviu falar dos amigos dos Açores e o entusiasmo foi tão grande que um dos nossos bebés da casinha das bonecas, mudou de nome e agora chama-se Salomé, o nome de uma das meninas que conhecemos hoje.
Foi muito bom conhecer os nossos amigos!
No blogue da escola, o "Blogando na escola", que visitamos muitas vezes,   a Professora Anabela, publicou o filme que fez durante a video-conferência. Deixo-o aqui. Assim também partilhamos convosco aquele momento tão especial que vivemos hoje...

terça-feira, 20 de março de 2012

A Primavera chegou...

Há muito tempo que andamos com vontade de fazer uma horta. Já limpámos o canteiro, tratámos a terra e agora só nos falta semear.
Mas o que é semear?
"É pôr as sementes na terra para as plantas crescerem. Eu sei porque o meu avô anda sempre a semear lá na horta" - Explica a Mariana.
Então tivemos uma grande ideia: Como os meninos do segundo ano andam, já há algum tempo a fazer uma horta, porque é que não lhes pedimos ajuda? E fomos falar com a professora Ana Rita, que nos aconselhou a pedir ajuda à Ana Carolina, que por sua vez nos levou numa visita guiada à horta do segundo ano.
A Ana Carolina a explicar como se faz uma estufa. Nós ouvimos com muita atenção.

O Jonas Pinto a ver as alfaces...
A Ana Carolina a apresentar a "Planta Mistério"
A Explicação de como se trata uma praga... Neste caso pulgões ou "piolhos" das plantas. Mas que não se "pegam às pessoas", como a Ana Carolina nos explicou. Só que "se propagam" muito rápidamente e se forem muitos podem matar as plantas.Por isso têm que ser combatidos. E já agora, sabem qual é o predador nº 1 dos pulgões? São as joaninhas. "Por isso é que na primavera elas aparecem sempre na horta do meu avô" Conclui a Mariana... As coisas que nós aprendemos hoje!

Por fim voltámos para o nosso recreio e tivemos a regar o Jardim. Amanhã, depois de nos encontrarmos com os nossos amigos dos Açores, vamos começar as nossas estufas! Estamos ansiosos!
Até amanhã!




Dia do Pai em S. Bento

Ontem foi um dia muito especial porque foi Dia do Pai. Já há mais de uma semana que o estavamos a preparar e por isso ontem o dia foi de festa. Durante todo o dia falámos dos nossos pais, mandámos-lhe um email, e levámos os presentes: Um porta chaves e um poema, tudo metido num saquinho feito com a ajuda da Magda. mas de tudo o que fizemos, aquilo que mais gostámos foi de ter ido jogar futebol com os nossos pais, uma atividade organizada e levada a cabo pelo CAF. Os ecos que chegaram hoje foi de que correu muito bem e que a participação foi fantásticas. Entretanto já começam a surgir outras ideias fantásticas para o Dia da Mãe. =))))
Mas deixamo-vos com as fotografias do nosso presente... Quanto ao torneio, terão que ir ver como foi ao blogue do nosso CTL, que pode ser visto  em http://ctlsbentodevalejas.blogspot.pt/, quando a Magda e a Raquel postarem as fotografias.

O presente do Rodrigo Almeida

 Os dois Super heróis - Rodrigo Almeida e o seu Pai









sexta-feira, 16 de março de 2012

Fomos à Ópera com a "Foco Musical"...

Fomos à ópera e adorámos...
Não me perguntem como é que foi possível prender a atenção de tantas crianças, durante tanto tempo e levá-las a participar com tanto entusiasmo.
No princípio pensei que não seria possível. Mas eu já tinha assistido a outros trabalhos de Jorge Salgueiro e já conhecia a sua mestria e o modo como transforma a música em magia...
Mais uma vez conseguiu, com a ajuda da orquestra  das Beiras, de dois cantores líricos e de alguns figurantes. A história era a de Camões e dos Lusíadas que cantam a grande odisseia dos  Portugueses que, com a sua coragem, ultrapassando o pessimismo, o medo e a monstra da ignorância, alcançaram o  novo mundo e mudaram para sempre a face da terra.
Tudo isto aconteceu  na quarta feira, dia 14 e foi um espetáculo digno de se ver.




O Campo Pequeno,  cheio com 4500 crianças  atentas, concentradas, empenhadas e em sintonia com  tudo o que se estava a passar no palco, vibrou de energia e de entusiasmo durante todo o espetáculo.
E quando olhei para o relógio tinham passado duas horas...
Nem queria acreditar!
Francamente não sei do que gostei mais, se do espetáculo, se do empenho das crianças... Sei só que me tocou profundamente. Decididamente as crianças têm uma sensibilidade única!
Deixo-vos com o final,  trabalhoso, complicado, difícil de conseguir que obrigou as crianças a ensaios sucessivos e demorados. Os adultos sentados e abismados, observavam, incapazes de acompanhar aquela imensa massa de crianças que cantava e participava com alegria e empenho num espetáculo que nunca mais irão esquecer.
Uma maravilha!

sábado, 10 de março de 2012

Viagem à roda do meu nome

Há mais de um mês que andamos em viagem.
Temos viajado à roda dos nossos nomes.
Tal como todas as viagens, esta tem sido divertida e sobretudo tem-nos ensinado imensas coisas.
Querem saber como? Então venham daí connosco...

Uma manhã, quando chegámos à sala, estavam muitas letras espalhadas no chão... esse foi o começo da nossa viagem.
Cada um procurou a sua letra
Depois preenchemo-la com mil cores...
Que lindas...
E o resto? Bom, como já andamos a viajar há tanto tempo, para não nos esquecermos de nada, tivemos que fazer o registo em filme...
video
Então gostaram da nossa viagem? Ainda bem, porque ela ainda não acabou. Estamos a aprender os nossos apelidos. Por isso, muita atenção que qualquer dia vamos contar o final da nossa viagem!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Uma grande descoberta

Na nossa sala, com a ajuda dos nossos parceiros ingleses descobrimos uma ferramenta nova que muito nos tem encantado. Chama-se "Storybird"  e pode ser encontrada aqui - http://storybird.com/books/
Com a storybird podemos, a partir de imagens criadas por diferentes ilustradores, criar histórias colaborativamente.
Uma excelente feramente para desenvolver a literacia, criatividade, a imaginação e a auto estima.
Nós temos andado muito entusiasmados a experimentá-la e algumas crianças já a conseguem usar muitíssimo bem. Deixamo-vos com a história criada pela Mariana Zagalo, com a ajuda da Margarida!

Uma história de coelhos by marialuz on Storybird