domingo, 4 de outubro de 2009

O Nino e a Nina...


"O Nino e a Nina", ou "Promoção de Competências Psicossociais no Ensino Pré-Escolar" é o nome de um Projecto que, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação Prevenir, foi implementado na nossa sala durante o Ano Lectivo passado, e que, por ser um bom projecto, que os ajuda a adquirir ferramentas para o seu auto - controle, vai continuar a ser desenvolvido.
Na quinta-feira, recebemos uma carta dos nossos amigos "Nino e Nina" a dizer que iam passar pela nossa sala porque estão cheiinhos de saudades nossas.
Como eles são muito nossos amigos, nós decidimos fazer-lhes uma surpresa e pôr a nossa sala ainda mais bonita. Então a Maria sugeriu que podíamos fazer um quadro onde se escrevia aquilo que se pode fazer e como estar dentro da sala e assim, quando eles chegarem, já ficarem a saber o que podem fazer. Mas fazer um quadro como?
O Hugo, que tem sempre boas ideias, sugeriu que se fizesse uma flor a rir, a flor contente, e uma flor triste, onde podíamos escrever as regras da sala.
Assim nasceram as nossas flores e algumas regras que, tal como aconselha o projecto, devem ser claras, concisas, criadas, discutidas e negociadas com eles e devem ser apresentadas sempre pela positiva. Por exemplo, em vez de "Não se corre na sala" diz-se: "na sala só se anda" e se algum menino se esquecer e correr tem que ir para o cantinho do sossego até se acalmar. (solução escolhida por eles…)
Querem ver como ficaram as nossas flores?

E sabem, resultou muito bem. Eles querem tanto que a flor contente seja a mais alta que se esforçam ao máximo por cumprir e ser cuidadosos. Por agora só temos quatro regras, mas podemos acrescentar mais, sempre que for preciso.
A flor fica contente se na nossa sala só se andar, se falarmos em voz baixa, se fizermos miminhos aos amigos e se formos todos amigos. A flor fica triste se não formos amigos uns dos outros e se gritarmos na sala. No fim do dia, em grande grupo, decidimos qual foi a flor que cresceu mais, e no fim da semana a flor que cresceu mais dias é afixada à entrada, para que os nossos pais saibam como correu a semana.
Vamos ver se o Nino e a Nina vão gostar da nossa sala!

3 comentários:

Xinha disse...

A vossa flor é mesmo linda! Espero que a consigam fazer feliz todos os dias...
Beijinhos para todos da Xinha e dos Príncipes e Princesas.

Juca disse...

Claro que vão adorar!
Nós por cá também os conhecemos e eles gostam muito destas boas notícias... as vossas flores são mesmo uma boa notícia!
Beijinhos

efilipe disse...

Esta ideia está muito gira e a forma como a põe em prática envolve negociação o que é muito importante nestas idades segundo o meu ponto de vista.