Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Conta-nos uma história...



No dia a dia do Jardim-de-infância, aquilo que se planeia nem sempre corre como se pensou, pois os planos previamente feitos, nem sempre despertam nas crianças o entusiasmo que nós pensámos que iriam despertar. Foi o que aconteceu na nossa sala com o concurso "conta-nos uma história", lançado pela DGIDC, e a que nos propusemos concorrer. As ideias foram muitas, e boas, mas depois, na hora de as concretizar, o "medo" do microfone sobrepunha-se a tudo o resto e simplesmente não conseguíamos chegar ao fim.
Até que... já na sexta-feira à tarde, eu reparei que eles brincavam "aos microfones" e diziam frases curtas e concretas. Vim para casa a pensar no assunto, pensei na nossa história colaborativa, a história da estrela-do-mar, que foi construída no âmbito do Plano Nacional de Leitura e para fazer a ligação entre o projecto eTwinnig "Twinkle, twinkle, little star" e o Projecto Ibero/Americano, "Todos somos precisos. - As nossas ribeiras", sobre 2010-Ano Internacional da Biodiversidade e decidi escolher algumas frases da nossa história, que eles conhecem muito bem, adaptá-las, associar-lhe uma imagem daquelas que eles tão bem fizeram, e convidá-los a dizê-las ao microfone. Ontem de manhã, mesmo em interrupção lectiva, fui ao Jardim e com algumas das crianças que estavam na Componente de Apoio à Família, gravámos a nossa história.
Acabei por submeter a história ao concurso.
Não sei qual vai ser o resultado, nem sequer se vai ser aceite, mas mesmo assim estou feliz porque, para lá do resultado final, que está muito longe de ser o nosso principal objectivo, conseguimos concretizar uma das tarefas a que nos tínhamos proposto e, em conjunto, conseguimos construir uma nova história de que muito nos orgulhamos e, assim que tivermos autorização vamos publicar no blog. Até lá todos vamos ter que esperar com paciência...

9 comentários:

rosarinho disse...

Foi concerteza um belo trabalho! Ficamos à espera da história.
Votos de uma doce Páscoa!
beijinhos dos fofos e da Rosarinho

Um Dó LI Tá disse...

Agora tocaste no cerne da questão; o resultado final dos projectos no pré-escolar, são o que menos importa... o processo é que é fundamental :)
Pena que para muitas cabeças duras, ainda seja tão dificil entender este conceito.
Fico a aguardar a gravação dos meninos... bjinhos

Gabriela disse...

Luz, parabéns por teres conseguido "concretizar" a história a tempo de submetê-la ao concurso. Realmente o "caminho faz-se caminhando"...o resultado final é só mais uma etapa e com um valor relativo. Beijinhos e uma Páscoa muito Doce.
Gabriela

prof.Paula disse...

às vezes as coisas não correm como nós planeamos mas o que interessa é chegar lá e as experiências que se vivem
parabéns pelos trabalhos
boa Páscoa
paula

Cristina Lares disse...

Quero desejar-vos uma Páscoa muito docinha e sobretudo feliz.
Continuem felizes...brincalhões e empenhados!!Parabéns.
Bjitossssss

paula disse...

Olá Luz....
Muito obrigada pela tua mensagem e parabéns também para a tua filha! Que conte muitos com muita saúde e felicidade!
Uma boa Páscoa para ti e para os teus
Beijinhos,
Paula

Isabel Preto disse...

Cá fico a aguardar...de certeza vai correr bem.
Jinhos a todos os teus pequeninos e para uma educadora das melhores, que conheço.

Luz disse...

Obrigado amigas, pelo carinho e pelo apoio.
E... Isabel, não sou nada de especial. Sou é teimosa, curiosa e muito apaixonada pela minha profissão. Tento seguir as pegadas de um grande mestre,Sebastião da Gama,que me ensinou que:"Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita." e que afirma que: "O que eu quero principalmente é que vivam felizes". E se eles estão felizes, então eu já ganhei o meu dia. Por isso Isabel, não sou nada de especial... Tenho é a sorte de ter a melhor profissão do mundo: EDUCADORA de INFÂNCIA!!!
Boa páscoa para todas
Luz

Anabela Santos disse...

Olá Luz e meninos,

Estamos muito gratos pelo apoio que nos dão quando nos visitam.
Desejamos-vos uma Páscoa muito feliz, recheada de amêndoas e ovinhos de chocolate.
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola