Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A dança...


Para mim, que sou um pé de chumbo, este era um assunto que eu achava que não conseguia explorar. Para eles, que são autênticos e genuínos, flui normalmente e com uma naturalidade que me deixa deslumbrada.
"Dançar é contar uma história com o corpo", afirmou o Diogo, com toda a sabedoria dos seus quatro anos.
Então, sem esperar mais, e sem dar ouvidos à falsa insegurança que me levava a pensar que não era capaz, agarrei a ideia, segui a vontade das crianças, e fiquei espantada com todas coisas de que são capazes.

Começámos pelo básico. Fizemos batimentos ritmicos, com instrumentos e em pares.


Passámos então aquilo que todos nós fizemos na nossa infância, as danças de roda,simples...
...e mais elaboradas.

Depois usámos as danças do "Panda vai à escola" e a música rock (a pedido dos rapazes).


Fomos ao ballet e eles puderam conhecer outro tipo de dança. Vieram fascinados!

Então atrevi-me a introduzir na sala uns excertos do "Lago dos cisnes", de Tchaikovsky e os resultados foram muito além do que eu podia sequer imaginar. Primeiro pedi-lhes que se sentassem comodamente no tapete, fechassem os olhos, escutassem a música e me dissessem o que é que ela lhes fazia lembrar. As respostas não se fizeram esperar:
-Faz-me pensar nos abraços da minha mãe...- Sebastião-5 anos
-Castelos gigantes nas nuvens! - Tomás-5 anos
-Brincadeiras novinhas em folha. - Hugo-4 anos
-Nuvens a correr no céu - Rafaela-5 anos
-Borboletas a dançar - Mafalda-4 anos
-Esta música é como a Primavera. Tem muitas cores e faz-nos querer dançar. -Matilde-4anos.
-Parecem passarinhos a cantar. - Mauro-5 anos.
-Quando a neve cai deve ser assim...- Maria - 5 anos

Até que chegámos ao Dia Mundial da Dança. Então para o assinalar, em conjunto decidimos fazer umas saias de tule para as meninas e umas fitas de dança para os meninos, e organizámos uma manhã de dança. A dança pode não ter saído uma perfeição. (O ensaiador percebe pouco do assunto) mas o entusiasmo, o empenho e a felicidade dos artistas, compensou qualquer falha na produção do evento.

9 comentários:

Ro... disse...

Que delícia! Adoro dançar!
Beijos da Rô

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Também fiquei com vosntade de comnemorar como vocês o Dia Mundial da Dança!
Pois, este ano por causa das grandes festividades de Vila Franca (Festa das Rosas)não houve tempo para tudo!
Obrigada por este bocadinho,
Bjs, Juca e Sala Fixe

Xinha disse...

A dança pode ser realmente mágica.
Gostei muito de vos ver dançar!
Beijinhos da Xinha

rosarinho disse...

A dança tem uma magia especial.
Que bonita ideiaa vossa. Vou tentar fazer um poema e depois partilho.
beijos dos fofos eda Rosarinho

rute moura disse...

É bom deixarmo-nos levar por/com eles! Que bom ver-vos dançar!

beijinhos

Anónimo disse...

É simplesmente fantástico ver a vida pelos sentidos de uma criança. Grandes lições tenho aprendido com eles!

Lenita disse...

Dançar é optimo, conhecer vários tipos de dança e poder ver ao vivo balet´´e mesmo um privilágio!
Que sorte.
Gostei de vos ver dançar.
Bjs

Anabela Santos disse...

Luz,

Gostei muito!
Foi uma bela ideia deixar os pequenitos expressarem-se de uma forma simples, natural e espontânea.
Sente-se a felicidade e a liberdade.

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Isabel Preto disse...

Que momentos doces! Quem me dera, poder fazer este tipo de actividades com crianças...pois a dança é algo que adoro!
Sabes, a minha Sara organiza umas danças cá em casa...à falta de melhor...