Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Monte Selvagem...



No âmbito do Ano internacional da Biodiversidade e em articulação com o Jardim de Infância de Nossa Senhora do Amparo, em Carnaxide, realizámos ontem uma visita de Estudo ao Monte Selvagem em Montemor-o-Novo, um local interessante.
As actividades foram muitas e diversificadas, só possíveis de realizar num espaço assim como este, e foram desde a observação directa de animais selvagens, à interacção com animais domésticos, aos jogos de exterior, como um trampolim gigante ou as casas das árvores. O entusiasmo foi muito, mas o cansaço também. Eles correram, saltaram, pularam, brincaram na areia, nas pedrinhas, no trampolim gigante, no escorrega -cobra, andaram de tractor, mas aquilo que mais os fascinou foi ver os animais à solta, como se estivessem no seu habitat natural (onde é que estão os leões? Perguntavam o Tomás e o Sebastião, na esperança de ver uma caçada ao natural, só que os animais à solta eram apenas herbívoros), e o poder interagir com os animais domésticos, na quintinha. O André até conseguiu fazer festas a uma galinha! Estavam mesmo encantados!!!
Outro animal que os fascinou foram os crocodilos, que nos brindaram com uma saída da água, e com o dormir de boca aberta ao sol, mas sem dúvida aquilo que mais os encantou foi ver uma família de cegonhas a alimentar os seus dois filhotes, e um pai e uma mãe avestruz a cuidar do seu ninho.
Muita coisa ficou por fazer, muita coisa não podia ser feita em grupo pois levar um grupo de 25 crianças entre os 3 e os 6 anos a interessar-se e a deslocar-se ao mesmo tempo, não é tarefa fácil, mas penso que no final o saldo foi positivo. Eles gostaram, mas ficaram tão cansados que, assim que entraram no autocarro adormeceram. Por isso a viagem para casa não custou nada a passar.
Querem ver como foi o nosso dia?
(Logo à noite publicamos o slideshow. Agora deixamos apenas três fotografias para abrir o apetite. O tempo não permite mais...)



4 comentários:

Um Dó LI Tá disse...

As crianças gostaram mesmo muito :D

Anabela Santos disse...

Que rico dia!
Ainda queriam fazer mais coisas?
Até eu fiquei cansada só de tentar imaginar tanta cor, agitação e entusiasmo. E não tenho 3 anitos :D
Muitos beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Zagalo disse...

Que curiosidade para ver as fotos a Mariana veio de rastos ...ainda bem que gostaram . bjos

rute moura disse...

Ainda bem que gostaram!!! Nós também gostámos muito! Até eu saltei no trampolim gigante!

A diversão compensou o cansaço de todos e a sesta no autocarro deu para recuperar as forças e tirar umas fotos que já fez sorrir os pais!

É bom ver que a avestruz já pôs os ovos... nós trouxemos uma pena de avestruz que o guia encontrou e nos ofereceu.

bjs