Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um funil é...



Hoje estivemos a fazer um comedouro para os passarinhos que vivem perto da nossa escola. Já há muito tempo que, no intervalo da manhã, lhes deixamos no muro, os restinhos do "pãozinho e das bolachinhas", como diz a Matilde e, quando voltamos à hora do almoço, reparamos que já lá não está nada. É por causa disso que os pardais, os melros e as rolas estão tão gorduchos que até dá gosto ver. (-Esperem até o meu avô saber disso! -diz o Leandro com ar de ameaça!). Por isso e porque os pássaros cada vez têm menos vergonha e, cada vez mais, vêm até ao recreio procurar comida, decidimos fazer um comedouro. Assim, andámos à procura de imagens de comedouros na internet, arranjámos uma garrafa de Coca-Cola vazia, uma colher de pau e fomos à mercearia da tia da Rita comprar comida de pássaro.
O Sebastião e o Tomás, que são os construtores da sala, lá nos explicaram como devia ser feito e nós lá o fomos executando segundo o seu plano. Às tantas surgiu um problema: Como o gargalo da garrafa era muito estreito, como colocar as sementes dos pássaros na garrafa sem entornar tudo?
Apareceram imensas respostas:
- Corta-se o gargalo (Gonçalo);
- Usa-se uma colher de bebé (Matilde);
- Põe-se com muito cuidadinho (Bárbara), mas depois de as experimentarmos todas sem sucesso, (excepto a do Gonçalo porque se cortássemos o gargalo já não podíamos pendurar a garrafa na árvore), eu atrevi-me a sugerir: - E se usássemos um funil?
Imediatamente dez olhos se cravaram em mim, como se eu tivesse dito uma heresia, e o Sebastião, com ar incrédulo, pergunta: - Um funil? O que é isso?
Resposta pronta e entusiasmada do Tomás: - Eu sei, eu sei! Um funil é aquilo que se usa para dar a sopa aos bebés quando eles não querem comer mais!:)))
Onde é que ele terá ido buscar esta ideia?

7 comentários:

Anabela Santos disse...

Ficou muito bonito, o comedouro para os sortudos passarinhos do pátio da vossa escola.
Espero que fiquem cada vez mais anafados e que o avô do Leandro não ouça falar deste assunto :D
Quanto ao Tomás, se tiver razão, vou comprar uns quantos funis para acabar com a falta de apetite de uns quantos pequenos da minha escola.
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

rute moura disse...

Já me fizeram dar uma gargalhada! É tão bom ouvir os passarinhos no recreio.

beijinhos

Luz disse...

Os passarinhos que se ouvem no filme do rio são os nossos. Cantam bem, não cantam!

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Ora aí está aquilo que se costuma chamner de "cabecinha pensadora"... eh, eh, eh
Bjs para todos, Juca e Sala Fixe

Isabel Preto disse...

Felizardos esses passarinhos e também as tuas crianças, por viverem experiências assim.
Beijinhos grandes e obrigada pelo carinho constante. Hoje fiquei com saudades de tudo, principalmente da minha avó! Ando meio triste, mas passa...OBRIGADA.

Xinha disse...

Tomáaaaaaaaaaaaaas!!!
Coitadinhos dos bebés!!!

rosarinho disse...

Que passarinhos com sorte!
beijos dos fofos e da Rosarinho