Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arte e movimento

" A arte em movimento" foi  a exposição que ontem fomos visitar ao Centro de Arte Moderna da Fundação Caloust Gulbenkian.


Foi muito interessante a actividade, pois levou-os a pensar, a imaginar, a criar e ainda conseguiu fazer "a ponte" entre as artes plásticas e a dança.


A guia começou por nos falar da nossa caixinha das memórias, o cérebro, onde guardamos todas as vivências que vamos experimentando ao longo da vida. Depois levou-nos para o recinto de exposições onde, em frente a cada quadro, os levou a falar do que viam e experimentavam quando os observavam. E por fim desafiava-os a criar, com o seu corpo, um movimento que mostrasse aquilo que tinham visto. No fim da exposição, depois de ter observado e falado acerca de cada um dos quadros, juntámos todos os movimentos e ficámos com uma dança.

Para os pequeninos foi difícil, pois a exposição era longa e no fim já estavam um bocadinho cansados, mas para os mais crescidos foi uma belíssima actividade e eles portaram-se como gente crescida pois, mesmo cansados, conseguiram interagir e criar até ao fim. Estão de parabéns os nossos meninos!

Só foi pena o S. Pedro não ter colaborado e ter mandado um dia de chuva. Senão ainda tinha sido melhor, pois tínhamos explorado e aproveitado o belíssimo jardim da fundação. Mesmo assim, e debaixo de chuva, eles hoje só falavam "no bosque" que tinham atravessado e dos patos que tinham ido vê-los quando íamos a sair.







                                                                  A dança final!


4 comentários:

Isabel Preto disse...

Um dia mágico, que os teus meninos puderam viver, cheio de sonhos e fantasia.
Beijinhos.

Unknown disse...

Muito interessante a actividade...também gostava de levar as crianças de Alvarelhos,mas a nossa interioridade impede-nos de ter acesso às artes e culturas próprias do meio citadino...mas pronto! Temos outras coisas também interessantes.
Bjs grandes para Valejas e amiga Luz
Teresa Rebelo

Janeiro Acabado disse...

A Educação pela Arte diz-me muito, como tu sabes. Adorei a ideia e a actividade. Boa escolha!
Bjs Estela :)

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Que bom, terem oportunidades como esta de desfrutar de vivências agradáveis no âmbito artístico... têm muita sorte, nem todas as crianças têm essa possibilidade!

Bjs, Juca e Sala Fixe