segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ainda sobre o Etwinnig...

Foi publicado pela Dren a reportagem sobre o encontro anual Etwinnig, que este ano decorreu na Póvoa do Lanhoso, no dia 13 de Novembro e onde também foram entregues os Prémios Nacionais. Para quem tiver curiosidade, pode ser visto em:

domingo, 28 de novembro de 2010

A nossa nova loucura...

A nossa nova loucura são os emails... Desde que abrimos a nossa caixa do correio que não param de chegar e os amigos têm sido incansáveis, pois todos os dias nos fazem muitas surpresas.
Nós procuramos não deixar ninguém sem resposta, mas às vezes já estamos tão cansados que nem o Hugo, que é o homem das letras e o especialista em informática quer responder...
De qualquer forma esta foi uma boa aposta, não só porque nos traz novos desafios, como também porque nos ajuda a organizar um discurso coerente e voltado para os outros, além de nos ensinar a ouvir e a raciocinar, já para não falar no estímulo que dá à leitura, à escrita e à apropriação das mesmas.
Um Obrigado especial à mãe da Inês Almeida que todos os dias nos envia um novo desafio. Nem imaginam a alegria da Inês quando descobre mais uma mensagem da Mãe. Fica com os olhos brilhantes de felicidade e um sorriso de orgulho que comove só de ver...
E devagarinho, em conjunto, vamos crescendo todos os dias. É tão bom vê-los crescer!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arte e movimento

" A arte em movimento" foi  a exposição que ontem fomos visitar ao Centro de Arte Moderna da Fundação Caloust Gulbenkian.


Foi muito interessante a actividade, pois levou-os a pensar, a imaginar, a criar e ainda conseguiu fazer "a ponte" entre as artes plásticas e a dança.


A guia começou por nos falar da nossa caixinha das memórias, o cérebro, onde guardamos todas as vivências que vamos experimentando ao longo da vida. Depois levou-nos para o recinto de exposições onde, em frente a cada quadro, os levou a falar do que viam e experimentavam quando os observavam. E por fim desafiava-os a criar, com o seu corpo, um movimento que mostrasse aquilo que tinham visto. No fim da exposição, depois de ter observado e falado acerca de cada um dos quadros, juntámos todos os movimentos e ficámos com uma dança.

Para os pequeninos foi difícil, pois a exposição era longa e no fim já estavam um bocadinho cansados, mas para os mais crescidos foi uma belíssima actividade e eles portaram-se como gente crescida pois, mesmo cansados, conseguiram interagir e criar até ao fim. Estão de parabéns os nossos meninos!

Só foi pena o S. Pedro não ter colaborado e ter mandado um dia de chuva. Senão ainda tinha sido melhor, pois tínhamos explorado e aproveitado o belíssimo jardim da fundação. Mesmo assim, e debaixo de chuva, eles hoje só falavam "no bosque" que tinham atravessado e dos patos que tinham ido vê-los quando íamos a sair.







                                                                  A dança final!


sábado, 20 de novembro de 2010

Gente pequena que pensa como gente grande!

Já há uns tempos que andamos à volta com a geometria, porque nós sabemos que no nosso quotidiano somos confrontados com inúmeras situações que envolvem a mobilização das capacidades e ideias geométricas. Também sabemos que desde muito cedo as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e espaciais. Uma destas capacidades é a capacidade de orientação e de localização. Por isso já há alguns dias que quando nos sentamos em grande grupo, ou quando vamos lavar as mãos para o almoço, para chamar as criança eu uso um "jogo" de adivinhas... Vai lavar as mãos o menino que está sentado entre..., ou, o menino que está à direita de..., e eles gostam imenso de fazer este "jogo".
Porém hoje foram mais longe. Hoje foi-lhes pedido que desenhassem a sua casa e depois me explicassem o caminho que fazem da casa para a escola. Adoraram e até os mais pequeninos se entusiasmaram com o jogo. Fizeram o desenho da sua casa e depois explicaram aos amigos qual o caminho que seguem para vir à escola.
Todos tiveram uma palavra a dizer, dos maiores aos mais pequenos.
Então aqui fica a nossa viagem de casa para a escola...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chocolate... Uma classe em movimento!

Partindo do "Livro Negro das cores", um livro que não se vê com os olhos, mas que se sente com os dedos, com os sentidos e com a imaginação, organizámos uma actividade sensorial, que eles adoraram fazer.

As regras eram simples: Não se podia olhar, e para isso vendámos os nossos olhos com uma fita de cabelo, e não se podia falar, só se podiam usar os outros três sentidos...

Assim, e com Tchaikovsky a tocar muito baixinho, começámos. Os resultados e as descobertas foram surprendentes...



"E amanhã, podemos fazer outra vez digitinta de chocolate?... Podemos?... Eu gostei tanto!!!" Ricardo - 5 anos

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Prémios eTwinnig

Sábado, dia 13 de Novembro, na Póvoa do Lanhoso, decorreu o Encontro Nacional e Twinnig, onde eu tive a honra de receber o Prémio Nacional pelo nosso projecto "Twinkle, Twinkle little Star", na categoria Pré-escolar.
Foi um momento único, um momento muito feliz!... É gratificante ver o nosso trabalho reconhecido e melhor ainda saber que afinal somos mesmo capazes. Basta abrir o coração, acreditar, ouvir as crianças e pôr em prática aquilo que elas nos sugerem... É trabalhoso, mas não é nada difícil e no final, as vantagens são tantas que o trabalho se dilui na alegria do trabalho realizado e na certeza que vale a pena investir e inovar.
E na Póvoa do Lanhoso?
Na Póvoa do Lanhoso, para além do nervosismo de aparecer por primeiro e de ter que ir lá à frente, eu que gosto de ficar pelos bastidores, foi fantástico pois senti-me em casa, entre amigos. É muito bom saber que os professores continuam empenhados na inovação e em levar a Educação deste país a bom porto, para lá de todas a dificuldades.
A todos os que me proporcionaram a vivência deste momento obrigado! Sem vós nada teria sido possível!


Um imenso obrigado também ao ERTE/PTE e à sua fantástica equipa e a todos aqueles que tão bem prepararam e tornaram  possível este encontro. É muito bom saber que não estamos sozinhos!


À chegada com a minha amiga, a Educadora Ana Ramos, do Jardim de infância de Porches, também ela premiada com uma menção honrosa pelo seu projecto " Sp@ce eTwinnig  is out there".

O nosso Poster...

O anúncio...


Recebendo o prémio...

E por fim a vez da Ana.
A todos os premiados, muitos parabéns!


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho


Hoje, dia de S.Martinho, em articulação com o primeiro ciclo, contámos a lenda do S. Martinho. Eles gostaram imenso e nem queriam sair de lá...
Os meninos grandes vieram ver-nos a representar e foi uma festa!
Também fizemos coroas e  a Maria Castanha, que usámos no Magusto e que depois levámos para casa.
No magusto também brincámos ao vendedor de castanhas, que era a Ivone, e comprámos castanhas.
Foi um belo dia!!!




quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A auto-estima no seu melhor...


Hoje a Matilde vinha feliz, pois trouxe para a escola uma harmónica.
-Vais ver professora, vai ser mesmo um dia bom. Eu toco e todos cantam e dançam.
E durante toda a manhã se ouviu aquele "Fó...fom... fó...fom..."que quase nos deixava a todos loucos. Talvez fosse por loucura, ou mesmo até porque, vencidos pelo cansaço já tudo nos parecesse afinado, a verdade é que na hora do almoço a profecia da manhã se cumpriu... A Matilde tocou e nós cantámos e dançámos... E não é que a musica nem nos pareceu assim tão mal?...

Brincadeiras muito a sério...


"Vamos jogar aos padrões..." combinavam o Diogo e o Ricardo, logo de manhã, enquanto esperavam a sua vez para marcar a presença.
E sem mais demoras aí estavam eles a tentar construir padrões com as solas dos sapatos...
E aqui os temos a brincar como crianças, mas raciocinando como gente crescida!

Gente pequena com grandes ideias!

Eles surpreendem-me todos os dias...
É fantástico como sendo tão pequenos em tamanho e em idade,   têm já uma opinião formada, e praticamente correcta sobre os assuntos de "gente grande".
No decorrer de uma conversa de grande grupo, o Ricardo contou:
"Eu fui com a minha avó à Assembleia da República que fica perto do Jardim da Estrela"
Claro que houve logo quem perguntasse o que é a Assembleia da República. Eu decidi não responder e pedir ajuda ao grupo. Na sua linguagem de crianças, eles conseguiram explicar muito bem.
"A Assembleia da República é uma casa grande, cheia de pessoas, que tratam das coisas do dia-a-dia" - Guilherme Graça -5 anos
" É a casa onde se fazem as leis" - Hugo-5 anos
"E o que é a lei?"- Perguntei
" A lei é uma coisa que se tem que fazer, mesmo quando não gostamos" - Gonçalo 5 anos
"E quando não se cumpre a lei?"- Insisti
"Chama-se a polícia. Os polícias é que fazem cumprir a Lei" - Filipe 5 anos
"Isso é quando prendem um ladrão" - Mafalda - 5 anos
"Quando eles prendem um ladrão estão a cumprir a lei" - Diogo - 5 anos
"Os polícias podem prender os ladrões porque têm um apito" - Rafael - 3 anos
"Temos que ter cuidado, porque os ladrões são maus, mas parecem bons" - Mariana - 4 anos
São fantásticos estes meninos!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Chegou sem ser esperado...

Desta vez chegou sem ser esperado, pois nem sabia que existia...
Chegou o Prémio Nacional eTwinnig para o nosso projecto "Twinkle, twinkle little star". Estou feliz e orgulhosa! Feliz por mim, pelas crianças e pela minha escola...
É mesmo muito bom ver o nosso trabalho reconhecido e mais uma vez fica a certeza vale a pena arriscar, inovar e investir...
Com este projecto aprendemos muito, criámos laços, interagimos, fizemos grandes amigos, partilhámos ideias, modos de vida mas, sobretudo divertimo-nos imenso. E agora mais esta surpresa!
É nestes momentos que tenho a certeza  que ser professor é a melhor profissão do mundo!
Às Crianças que comigo viveram esta aventura, Obrigado! Aos Pais que me confiaram os seus filhos, Obrigado! À Direcção da Escola que me permitiu realizar este trabalho, Obrigado!Às Escolas Europeias que comigo trabalharam em parceria, Obrigado! À Colega e Amiga Maria José Silva, que me iniciou nesta imensa aventura TIC,  que me deu a conhecer  e me cativou para este imenso universo eTwinnig, Obrigado!Sem vós nada disto teria sido possível!!!

A notícia que me chegou:

" Cara Colega,

Temos o prazer de a informar que o seu projecto eTwinning “Twinkle, twinkle, little star” foi reconhecido com o Prémio Nacional na categoria Pré-escolar.
A Cerimónia de Entrega dos prémios decorrerá no Evento Nacional eTwinning, que terá lugar na Póvoa de Lanhoso, no próximo dia 13 de Novembro 2010 (consultar programa em anexo). Teríamos muito gosto em contar com a sua presença para receber o prémio.
Durante a cerimónia passará um Powerpoint com informações sobre os Projectos...
Mais informações sobre o evento poderão ser encontradas em: http://etwinning.blog.dgidc.min-edu.pt/evento-nacional-2010/ .
Poderá consultar a lista dos premiados em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?section=339...
Com os melhores cumprimentos,
A equipa eTwinning

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

É impossível resistir!

Eles já se organizam muito bem entre eles, e já conseguem agrupar-se e brincar sem o apoio do adulto.
Foi a um destes momentos, durante a hora do almoço, que eu não consegui resistir e tive mesmo que gravar a brincadeira.
É impossível resistir a momentos destes!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pão por Deus!...


O dia foi de festa!Chegámos com os nossos saquinhos de pano e preparámo-nos para sair. A mãe do Rafael que foi muito simpática e nos acompanhou nesta actividade, trouxe-nos um saco cheíinho de broínhas do Pão por Deus, que estavam recheadas com frutos secos e cheiravam a erva doce. Cheiravam tão bem que a Matilde Queiroz passou a manhã a cheirar o seu saquinho e a desejar comê-la.
Andámos muito, cantámos ainda mais, e fomos acolhidos por todos com muito, muito carinho. E eles portáram-se como gente grande, sem implicar, sempre de mão dada, cuidando dos amigos e com muito cuidado a atravessar as estradas.
Para as pessoas que nos receberam um imenso obrigado pelo carinho e pala atenção com que nos receberam.
Um obrigado também para a nossa Ivoninha que é uma aliada de peso e para a mãe do Rafael, que foi uma ajuda preciosa. Foi muito bom estar consigo!
E aos meninos muitos parabéns por se terem portado tão bem. Estou mesmo muito orgulhosa destes meninos crescidos!

Foi um belo dia!!!