Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Música...

Hoje falou-se de música,mesmo se o Dia Internacional da Música foi no sábado.
Logo de manhã, quando chegamos o computador tocava Mozart.. Eles deliraram e souberam muito bem ouvir. No final as conclusões não se fizeram esperar.
Quando perguntei se alguém me podia explicar o que é a música, o Rodrigo Bernardo respondeu prontamente que "Música é som".
A Mariana expecificou que "sai da flauta, da viola e do piano". A Inês Dias afirmou"que também pode sair da boca mas isso é quando estamos a cantar". O João disse-nos que "a música está no rádio e que se ouve com os ouvidos porque os ouvidos é que sabem ouvir" A Margarida disse que "para fazer nascer a Música precisamos de instrumentos musicais", mas o Rodrigo A. contestou porque, segundo ele, "pode fazer-se música com qualquer coisa, até com vasouras e tampas de caixote do lixo e quem lhe disse isto foi o meu Pai"
Quando lhes perguntei paras que serve e música o Rodrigo A. respondeu prontamente que serve para descansar o cérebro, para ouvir, para cantar e para dançar. Descobrimos também que a música se escreve mas não como as palavras. Para escrever música precisamos de uma pauta, que tem 5 linhas e de alguns símbolos como as notas musicais e a clava de sol.
Por fim fizemos um jogo. Fechamos os olhos, ouvimos muitos sons diferentes e tivemos que dizer o que é que aquele som parecia. O som que eles mais gostaram foi o som da pulseira da Patrícia a roçar na mesa. Parecia mesmo chuva!
Por fim aprendemos uma canção com as notas musicais. Com o pau de chuva que fizeram no Caf, fizemos alguns batimentos ritmicos e experimentámos a diferença entre um som agudo e um grave. Gostámos muito desta atividade!
O nosso pau de chuva!





3 comentários:

Laura Rodrigues, Ed. disse...

Eu gostei imenso e música é uma das minhas paixões! Sabiam que toquei clarinete durante oito anos numa orquestra da juventude? Procurem na net, o que é um clarinete. Aqui fica uma sugestão!
Parabéns Luz e meninos atentos...além de verdadeiras estrelinhas!

Laura

urgentesercrianca disse...

olá colega! Fiquei fascinada com as respostas dos seus meninos sobre o que é a música e para que serve. São brilhantes! :-) Também sou educadora e já coloquei um link para o seu blog, no meu blog: http://urgentesercrianca.blogspot.com

Vemo-nos por lá! Continuação de óptimas descobertas! :-)

Canal Pedagógico disse...

Parabéns!!!`Parabéns!!!!
Estou maravilhada com tantas coisas lindas neste blog!!!
Isso se chama educação de qualidade com responsabilidade!!

Paixão pela profissão de professor!
Abraços!!!!
Pedgoga Claudia