sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Para fazer uma bruxa precisamos de...

"Se não os podes vencer junta-te a eles" , diz o ditado.
Por isso este ano, em colaboração com a Educadora Magda do CAF, estamos a preparar o "Dia das bruxas" e, verdade seja dita, até tem sido divertido.  Temos passado os dias entre aranhas, morcegos, gatos pretos, fantasmas e bruxas, muitas bruxas de todas as cores e feitios. Mas também temos aprendido algumas coisas e, por isso aproveitámos para falar de formas geométricas e, com a ajuda de alguns triangulos e de um círculo, fizemos umas bruxinhas para o nosso corredor. Querem saber como foi? Então aqui fica "a receita".

video

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Solidariedade

Comentários para quê?
É mesmo solidariedade expontânea de uma das meninas grandes para com uma das pequeninas!
É assim entre nós:)))
Um carinho!
Um orgulho!
Um regalo para os olhos e o coração!
(Em pé, enquanto espera pela sua grande amiga Inês A., a Inês D. vai abrindo a boca a cada nova colher, como se do seu gesto dependesse a velocidade a que a Marianinha engolia o yogurte.)
Que orgulho tenho nestes meninos!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atelier de cor e sabor


Porque quebrar a rotina é muito importante...

Porque conhecer novos espaços e conhecer outras pessoas nos ajuda a crescer, hoje fomos à Fábrica da Pólvora para participar numa actividade que nos falava sobre alimentação.






domingo, 23 de outubro de 2011

Semana da alimentação

Terminou em pleno a nossa semana da alimentação. Foi uma semana de muito trabalho, pois não parámos um minuto, mas foi uma semana feliz.


Segunda feira, tal como já contámos, foi o dia do "pequeno almoço saudável" e das espetadinhas de fruta oferecidas pelos meninos do segundo ano.
Terça feira foi o dia da sopa. Gostámos muito de a fazer, mas ainda gostámos mais de a comer. À tarde modelámos os legumes em pasta de farinha.
Na quarta feira foi o dia dedicado às saladas. Os legumes que escolhemos foram a cenoura e o tomate. Mas antes de fazermos a salada, que era de facil confeção, utilizamos os legumes modelados na véspera para realizar uma atividade de matemática onde clasificámos, seriámos e fizemos contagens. À tarde desenhámos os legumes para fazer a receita da sopa. Ficaram lindos!



Quinta feira foi o dia dedicado à fruta. Cada menino trouxe duas peças de fruta de sua casa e dividimo-las segundo a cor. Formámos assim cinco conjuntos de cor diferente. Aprendemos também o que é um sub conjunto e uma das propriedades dos conjuntos: A interceção.



Por fim, na sexta feira fizemos biscoitos e escolhamos os "esses de Azeitão" por se modelarem muito bem. Adorámos fazê-los e comê-los nem se fala. Levámos alguns para casa e ainda ficaram alguns na escola para comermos durante esta semana. Foi uma semana em cheio!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eu gosto de sopa...

Hoje foi dia de sopa...
Primeiro andámos à roda dos legumes.  Comparámos tamanhos, descrevemos formas, ordenámos por tamanho, classificámos por cores... Mas o objetivo principal  era levá-los a conhecer e, caso fosse possível, a gostar de sopa, um dos pratos mais saudáveis e completos da cozinha tradicional  Portuguesa.
Logo de manhã começámos por explorar e trabalhar todos os componentes. Aquilo que mais os admirou foi o facto de termos usado água. Apenas uma das crianças sabia que na confeção dos alimentos que ingerimos a água é o elemento comum a quase todos. Depois descascámos, lavámos e partimos os legumes, pusémo-los ao lume e... Que delícia!
Nunca os vi comer tanta sopa e tão rápidamente.
Querem saber como foi?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Semana da alimentação

Iniciámos hoje a nossa semana da alimentação.  Ao longo de toda a semana vamos andar à roda dos alimentos e, como o dia começa com o pequeno almoço, nós começámos a semana com "um pequeno almoço saudável" e fizemos torradas. Eles adoram... O leitinho foi o escolar. Cada menino trouxe duas fatias de pão. Felizmente que algumas mães foram previdentes e mandaram mais algumas, porque se comeu tudo, tudinho ;))) ).  Eu e a Ivone trouxemos as torradeiras e a manteiga.  Depois foi deitar mãos à obra e fazer torradas sem parar. 
-Mhummm...Cheira à casa da minha avó! -  Disse o Rodrigo assim que se ligou a torradeira.
E entre as 9.30h e as 10.30h foi torrar, torrar sem parar. Valeu-nos o facto do pão ter acabado senão desconfio que a esta hora ainda estavamos a fazer torradas. :)))
Ainda fizemos vários jogos sobre alimentos e à tarde tivemos duas surpresas que gostámos muito. Os meninos do segundo ano fizeram-nos espetadas com alimentos de duas das secções da roda dos alimentos: Os laticínios e os frutos. Estavam uma delícia!
A outra surpresa foi trazida pelo Rodrigo Bernardo, que com a mãe, durante o fim de semana, fez um bolo para o nosso lanche. Foi "de comer e chorar por mais"!

Tivemos um dia muito apetitoso!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Quando chega o Outono?



Esta era a semana em que íamos conhecer o Outono? Mas onde está o Outono?
Pegámos no nosso cestinho dos exploradores e decidimos ir à procura dele. E sabem uma coisa... Encontrámos muitos pedacinhos de Outono. Querem ver?

video

domingo, 9 de outubro de 2011

Felizes de novo!

Estamos muito felizes. Porquê? Porque o nosso projecto "An adventure with chemestry", além do Selo de qualidade para projetos eTwinnig, foi premiado com a menção honrosa.
Parabéns meninos, valeu bem a pena ter trabalhado tanto. O nosso trabalho vale ouro!
E obrigado pela vossa ajuda e entusiasmo!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Música...

Hoje falou-se de música,mesmo se o Dia Internacional da Música foi no sábado.
Logo de manhã, quando chegamos o computador tocava Mozart.. Eles deliraram e souberam muito bem ouvir. No final as conclusões não se fizeram esperar.
Quando perguntei se alguém me podia explicar o que é a música, o Rodrigo Bernardo respondeu prontamente que "Música é som".
A Mariana expecificou que "sai da flauta, da viola e do piano". A Inês Dias afirmou"que também pode sair da boca mas isso é quando estamos a cantar". O João disse-nos que "a música está no rádio e que se ouve com os ouvidos porque os ouvidos é que sabem ouvir" A Margarida disse que "para fazer nascer a Música precisamos de instrumentos musicais", mas o Rodrigo A. contestou porque, segundo ele, "pode fazer-se música com qualquer coisa, até com vasouras e tampas de caixote do lixo e quem lhe disse isto foi o meu Pai"
Quando lhes perguntei paras que serve e música o Rodrigo A. respondeu prontamente que serve para descansar o cérebro, para ouvir, para cantar e para dançar. Descobrimos também que a música se escreve mas não como as palavras. Para escrever música precisamos de uma pauta, que tem 5 linhas e de alguns símbolos como as notas musicais e a clava de sol.
Por fim fizemos um jogo. Fechamos os olhos, ouvimos muitos sons diferentes e tivemos que dizer o que é que aquele som parecia. O som que eles mais gostaram foi o som da pulseira da Patrícia a roçar na mesa. Parecia mesmo chuva!
Por fim aprendemos uma canção com as notas musicais. Com o pau de chuva que fizeram no Caf, fizemos alguns batimentos ritmicos e experimentámos a diferença entre um som agudo e um grave. Gostámos muito desta atividade!
O nosso pau de chuva!





domingo, 2 de outubro de 2011

Primeiras semanas - Quantos somos...

As primeiras semanas de aulas são os alicerces de todo o ano letivo. Delas depende todo o sucesso/ insucesso do ano escolar, e por isso a aquisição de regras e das rotinas da sala é o mais importante. Mais do que muitos trabalhos, aquilo que faço é deixá-los descobrir os espaços, interagir com os amigos, apropriar-se das rotinas diárias e vou observando em silêncio, sem sugerir, sem impor a minha presença, tentando perceber as caracteristicas e talentos de cada um deles.
 É muito bom vê-los criar laços com o mundo que os rodeia. Pouco a pouco, de mansinho, vão ganhando segurança e de repente todo aquele mundo novo passa a ser a sua casa e eles movimentam-se como se sempre tivessem estado naquele lugar. Eu, tal como me compete, vou apresentando propostas de trabalho mas, por agora, o objetivo principal é que eles sejam felizes e se sintam confiantes entre "a sua gente".
Foi com este espírito que no início desta semana acolhemos o Henrique, A Beatriz M. e a Iara  que foram imediatamente adotadas e portanto estão a fazer uma boa adaptação.


Durante a semana a nossa principal actividade foi... Imaginem lá... Isso mesmo, BRINCAR, pois eu continuo convicta que a criança só se organiza interiormente se conseguir brincar livremente. E a brincar trabalhámos imenso. Um dos objetivos da semana foi conhecer a sua identidade  e a dos colegas e tomar consciencia de quantos somos na nossa sala. Para isso desenhámos o nosso auto retrato com o qual vamos criar um painel e  fizemos uma actividade onde usámos as tampinhas que juntámos o ano passado.

 Acabámos por descobrir que na nossa sala, ao todo, somos 25: 14 meninas e 11 meninos.
Mas muito melhor do que esse trabalho foi tudo o que, à laia de brincadeira, criámos com as tampinhas. Estivemos dias e dias a construir coisas novas com aquilo que já não servia de muito. Foi um encanto vê-los criar.


Também começámos a decorar as nossas capas...


 Não nos podemos esquecer das gravações audio para o Dia Europeu da Linguagem, as idas ao computador, os auto retratos, os painéis, as brincadeiras nos várias áreas da sala, as descobertas e as cumplicidades. Foi mesmo uma boa semana!