Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Fomos à Ópera com a "Foco Musical"...

Fomos à ópera e adorámos...
Não me perguntem como é que foi possível prender a atenção de tantas crianças, durante tanto tempo e levá-las a participar com tanto entusiasmo.
No princípio pensei que não seria possível. Mas eu já tinha assistido a outros trabalhos de Jorge Salgueiro e já conhecia a sua mestria e o modo como transforma a música em magia...
Mais uma vez conseguiu, com a ajuda da orquestra  das Beiras, de dois cantores líricos e de alguns figurantes. A história era a de Camões e dos Lusíadas que cantam a grande odisseia dos  Portugueses que, com a sua coragem, ultrapassando o pessimismo, o medo e a monstra da ignorância, alcançaram o  novo mundo e mudaram para sempre a face da terra.
Tudo isto aconteceu  na quarta feira, dia 14 e foi um espetáculo digno de se ver.




O Campo Pequeno,  cheio com 4500 crianças  atentas, concentradas, empenhadas e em sintonia com  tudo o que se estava a passar no palco, vibrou de energia e de entusiasmo durante todo o espetáculo.
E quando olhei para o relógio tinham passado duas horas...
Nem queria acreditar!
Francamente não sei do que gostei mais, se do espetáculo, se do empenho das crianças... Sei só que me tocou profundamente. Decididamente as crianças têm uma sensibilidade única!
Deixo-vos com o final,  trabalhoso, complicado, difícil de conseguir que obrigou as crianças a ensaios sucessivos e demorados. Os adultos sentados e abismados, observavam, incapazes de acompanhar aquela imensa massa de crianças que cantava e participava com alegria e empenho num espetáculo que nunca mais irão esquecer.
Uma maravilha!

6 comentários:

Cristina Lares disse...

Aiiiiii......grandes sortudos!! Vantagens de se viver na capital, ou perto.
Como eu gostava de ir com os meus patifes.
Beijinhos

DANI disse...

Nossa, deu vontade de estar lá!!!

Parabénsssssss pela postagem!!!

Ameiiii!!!

Td de bom!!! :-)

Anabela Santos disse...

Obrigada pela oportunidade de assistir a um bocadinho do espetáculo e sentir o ambiente de que puderam desfrutar.
Também nós gostaríamos de aí ter estado, claro.
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Teresa e Helena disse...

Sem dúvida um espetáculo único! Também gostaria de estar aí com os meninos de Alvarelhos. A interioridade tem os seus quês!!!
bj

Graça Rocha disse...

Momento lindo e rico em experiências e aprendizagens
Bjs e Boa semana

rosarinho disse...

Na nossa escola temos professores da Foco e por isso costumamos ir a todos os espetáculos. Os ensaios também são uma maravilha. Se quiserem espreitem no nosso blog.
A Foco também nos dá formação a nós educadoras. Infelizmente eu, por estar doente não pude ir, mas as nossas crianças foram e adoraram. Obrigada pela partilha do vídeo Luz,foi um raio de sol para mim. bjs da Rosarinho e dos www.fofosdebelas.blogspot.com