Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma tarde bem feliz...

Os avós continuam a vir à nossa escola e tem sido realmente uma experiencia muito agradável e positiva.
Mais uma vez preparámos o cantinho dos avós e dos netos, com a cadeira mágica dos avós e o banquinho verde dos netos, fizemos o "Livro dos miminhos dos netos para os avós" a que juntámos uma plantinha.
Desta vez foram os avós da Mariana Neves que vieram passar a tarde connosco. Foi uma alegria!
O avô da Mariana contou-nos uma história real, vivida por ele durante a sua infância. Uma história dura, mas também de muita coragem, de força, generosidade e  empreendorismo. E o avô Zé, que é um grande comunicador, conseguiu com aquele jeito único que só os avós conseguem ter, transmitir-lhes em pouco tempo muitos valores e arrastá-los para um mundo muito diferente do atual. Foram momentos únicos, em que a boa disposição alternou com  momentos em que a narração os arrastava para a realidade da vida dura em que viviam as crianças, no tempo da infância do Avô Zé.
Grande lição de vida lhes transmitiu! E quando aquela história que ele nos contou "que era mesmo uma história  a sério e de verdade", como diz o Rodrigo Almeida, terminou com um final feliz, eles estavam de tal forma envolvidos na narração que se puseram de pé e bateram palmas.
E como se o facto de terem estado connosco não bastasse, a avó da Mariana ainda nos fez "um bolinho de baunilha", lindo e apetitoso, que em cima tinha um ursinho branco estampado e que "estava uma delícia", como nos explicou a Mariana com um ar muito maternal e protetor de quem já sabe tudo da vida, que eles devoraram até última migalhinha.
O avô Zé sentado na cadeira mágica dos avós, com uma Marianinha ao seu lado muito orgulhosa e atenta.
Eles riram às gargalhadas com as aventuras vividas pelo avô Zé ainda criança, na feira dos animais.
A boa disposição esteve na ordem do dia...
O avô Zé também fez algumas perguntas concisas e diretas...
O bolinho de baunilha, bonito, apetitoso e saboroso que a avó fez para nós! Mnham...Mnham...
Os nossos presentes para os avós!

No fim de tudo, temos estado a pensar que, com tantas histórias bonitas e interessantes, acho que é urgente escrever tudo o que ouvimos e aprendemos. Por isso, muita atenção que qualquer dia, quando menos esperarem, vão ter uma grande surpresa!
Por agora tudo o que podemos dizer é:
Muito obrigado avô e avó. Nunca esqueceremos este dia!

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E muito obrigada nós também~, por mais um episódio de magia!
Parabéns aos avós, aos seus netinhos e à educadora que proporciona estes encontros entre gerações!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Gabriela disse...

Uma forma bem diferente e enriquecedora de viver este dia da criança. Parabéns Luz pelas boas ideias que nós podemos multiplicar. Um beijinho especial a todos os avós e a todos as crianças do mundo
Gabriela