Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

"Cozinhando uma história"....

Na segunda feira, aconteceu uma coisa muito estranha. No cantinho da leitura estava uma panela antiga,muito pesada, uma grande colher de pau, um avental aos quadradinhos azuis e uma mensagem que dizia assim: "Olá meninos, eu sou a cozinheira de histórias e preciso de uma história de Natal muito fresquinha. Têm aqui os utensílios necessários para a escrever. Tudo o que precisam é de descobrir quais são os ingredientes das histórias de natal, deitá-los dentro da panela, misturá-los bem, dizer as palavras mágicas e deixar a panela a descansar uma noite. Vão ver que história bonita são capazes de fazer nascer".
Ficámos todos entusiasmados e decidimos logo ali dar início ao trabalho.
Cada menino disse um ingrediente de natal, deitámo-los para a panela, misturámo-los bem com a colher de pau e pusémos a panela a descansar no cantinho da leitura.
No outro dia, logo de manhãzinha, mal chegámos à sala, fomos a correr ao cantinho da leitura, mas não tínhamos história nenhuma. No seu lugar estava um livro em branco que, na primeira página, tinha outra mensagem, só que desta vez estava escrita com umas letras gordas que ninguém conseguia ler. Depois de todos a observarem bem, o Leonardo sugeriu que procurássemos um menino grande porque aquelas letras, pareciam as letras que os meninos grandes escrevem nas paredes e que, segundo o seu Pai diz, só eles é que conseguem ler.(Grafitis). Tivemos sorte, porque o irmão do Christ, que já "é um bocado grrande", como diz o Christ, estava a chegar e traduziu - nos a mensagem. Esta dizia que, como nos tínhamos esquecido de dizer as palavras mágicas, agora tínhamos que ser nós a escrever a história no livro.
Desde aí tem sido uma azáfama. Todos querem escrever uma história no livro. Temos escrito tanto que ele já está quase cheio. E em conjunto, no tapete criámos mesmo uma história redonda sobre o natal. Estamos a preparar um Power point, que quando estiver pronto, publicaremos aqui no blogue. Por agora vamos apenas publicar as fotografias da actividade. Querem vê-las?




Então, gostaram das nossas histórias?

4 comentários:

rute moura disse...

E cá esperamos o power-point!!!
Feliz Natal para todos!! Espero continuar a ler as vossas histórias já em 2009!!
beijinhos

Susana disse...

Visitei o seu blogue pela primeira vez hoje. Adorei!!! Feliz Natal!!! beijitos

Um Poema disse...

....

Obrigado pela visita e por me teres deixado o nome do teu "blog".
Já te adicionei à minha lista para ser mais fácil vir até aqui ler as tuas histórias.

Bom Natal para ti também.

Um abraço

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Bela ideia... a experimentar!

O cheirinho a histórias novas até me inspirou a fazer uma proposta:

- Podíamos organizar um "concurso" (ou iniciativa, não precisa de haver competição) de "Cozinhar histórias", propondo a vários blogues se querem participar... o que acham Luz e meninos da Brandoa?

Vamos pôr Portugal a cozinhar histórias de Natal, de Ano Novo, de Reis, etc... por aí fora?

Depois poderíamos partilhadas, e constituir assim um "banco de histórias" feitas pelos mais pequenos.

Veremos as vossas opiniões... para já aguardamos um powerpoint para o novo ano!

Beijinhos!