Páginas

domingo, 14 de dezembro de 2008

Da discussão nasce a luz...


O Rodrigo Simões, de 3 anos, passou uns dias de férias em Moura, com o Pai. Regressou na sexta-feira,muito mais crescido, muito feliz e carregadinho de coisas novas para contar.
Contou que lá na casa de Moura tem «um cão, outro, e mais outro. Lá em casa temos três "cãos"», e que em Moura há muitos animais. A "Ti Gracindinha", tem mais de dez galinhas que comem milho amarelo, couves e que depois põem muitos ovos redondinhos.
Também nos contou que viu um porco cor de rosa, mas que estava todo sujo e parecia castanho. Então perguntou aos amigos: - Sabem porque é que ele se chama porco? Porque se rebola na lama.
A Érica, de três anos, que recentemente esteve na Vidigueira com os pais e os avós não concordou e prontamente explicou que eles se chamam "pôcos", porque "cheilam" mal, e que "cheilam" muito mal "poque" nunca lavam " o labo".(l=r)
A Lia também quiz falar e disse que já tinha visto um porco a comer e que ele era porco porque comia com os pés dentro do prato da sopa.
Então o Leonardo, com toda a sabedoria que os seus cinco anos lhe permitem, e fazendo valer o seu papel de mais velho explicou que os porcos não eram nada porcos, porque ele já tinha ouvido dizer na televisão que os porcos são animais muito limpos e que só se sujam todos porque têm a casa toda suja, pois os donos não lhes limpam as casas. Também lhes disse que se eles se rebolam na lama é porque são como os elefantes, que se rebolam na lama para se protegerem das moscas e do calor.
Muito bem Leonardo, sabes mesmo muitas coisas!!!

4 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

É mesmo verdade, da discussão nasce a luz, mas nessa escola já há Luz!

Chegaram a conclusões muito interessantes sobre os animais, as suas parecenças e diferenças... tal como as pessoas, não é mesmo?

Nós também tivemos umas discussões interessantes sobre a diferença, mas não dos animais, das pessoas e dos seus problemas de saúde.

As coisas que a gente pequena sabe, quando lhes é dada a oportunidade de expressar as suas ideias...

Beijinhos para todos da sala do arco-íris

paula disse...

Olá Luz e meninos.
Obrigada pela vossa visita e comentário! Tenho vindo passear por aqui pois gosto muito... mas sou só eu porque no Jardim não temos net!!!
Um Feliz Natal para todos,
Bjsss
Paula

Cristina Lares disse...

A Luz que entra na vossa escola é concerteza muito quentinha!!
Aquece o coração só de imaginar.
beijinhos para voces da cristina

Simone de Almeida Silva disse...

nossa muitolegal ,simplesmente adorei.sucesso bjs