
O tempo é de descoberta,as letras estão na ordem do dia e eles pensam muito acerca delas. O Hugo está a começar a ler, o Mauro a escrever e a Mafalda vai exercitando o pensamento e descobriu que as palavras também podem ter género. Ou são "meninas" (feminino) ou são "meninos"(masculino) e há diferença quando são usadas no feminino ou no masculino. E assim ela vai construindo e pensando, pensando e construindo.
Já há uns tempos que ela pergunta: - Se for um menino é Luis, mas se for menina é Luisa, não é?... Se for menino é Mário e se for menina é Maria, não é?... Se for menino é Bruno e se for menina é Bruna... e por aí fora.
Hoje, saltou dos nomes e passou à acção. A brincar com os amigos no recreio dizia ofendida: - Ó Rita tu és uma grande egoísta e o Guga é mesmo um "egoisto"!
E quem é que tem coragem de "matar" um raciocínio à nascença? Guardei a minha sabedoria num cantinho do cérebro e calei-me. Certamente encontrarei uma ocasião para lhe fazer entender que há palavras que não mudam com o género. Por agora prefiro que ela use a sua cabecinha e que pense!...

" Brincando às escolas". Matilde, Rita e Mafalda

" A descoberta do seu nome e do nome dos colegas". Trabalho executado pela Daniela.

"A brincar aos restaurantes, o Mauro escreveu uma ementa".