Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

De Luz e de Sombra!...

"De luz e de sombra" foi a actividade que  a Irina e a Inês, duas amigas nossas,do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Oeiras, vieram  à nossa sala apresentar. Foi muito interessante, e obrigou-nos a pensar, a interagir, a criar, a experimentar e a descobrir coisas novas. Querem saber como foi?
A Irina e a Inês são muito amigas desde que eram assim tão pequeninas como nós somos agora e  sempre gostaram muito de brincar com as sombras, por isso a sua profissão é "ser sombristas" (Gui).
O seu desporto favorito é caçar sombras, e isso é uma coisa muito secreta!
Traziam consigo o "Kit das sombras", que é o material que lhes permite trabalhar com a luz e a sombra, e explicaram-nos que a  luz tem cinco segredos, que precisamente porque são segredos,não se podem contar a ninguém, só aos amigos que são mesmo muito amigos. Por isso nós sabemos que podemos contar-vos. Mas vejam lá o que fazem com eles... Têm que nos prometer que não os contam a ninguém. Olhem que é uma coisa mesmo muito secreta!!!
Então aqui vai:
O primeiro segredo que nos contaram foi que para haver sombra tem que haver sol ou uma fonte de luz.
O segundo segredo foi que os objectos opacos não permitem a passagem da luz, só os transparentes é que deixam passar a luz. Quando se põe um objecto transparente em frente à luz a sua sombra é branca. Se for um objecto opaco a sombra é preta.
O terceiro segredo foi que as sombras podem ter cores. Se o material colorido for transparente então a sombra tem a cor do material.
O quarto segredo é que as sombras podem ter textura. E para que eles conseguissem perceber a sombra foi feita com materiais de diversas texturas, como sacos de batata, uma bola, tecido de cortinados...
E por fim o quinto segredo, que é o mais secreto de todos, é que para juntar materiais bons, daqueles mesmo fantásticos para fazer sombras, não é preciso ir às compras nem nada disso, basta abrir bem os olhos e estar com atenção ao que nos rodeia e  com certeza que vamos encontrar tudo aquilo que necessitamos para fazer sombras fantásticas.
Então para ser "sombrista" apenas precisamos luz e de um Kit sombrista, que é composto por uma mala com cartolinas, canetas, uma tesoura e materiais diversos. A mala deve ser grande pois tem que levar todas as sombras que se conseguirem caçar.
E como é que se pode ser caçador de sombras? Bom, isso não é nada fácil, porque as sombras podem ter muitas formas, podem parecer muitas coisas e como estão sempre a mudar de sítio, são muito difíceis de apanhar. As nossas "sombristas" aprenderam a caçar as sombras na Amazónia, que é uma terra que tem muita luz do sol e "que é o pulmão do mundo porque produz muito oxigénio" - (Diogo).
E como é que se faz?
Bom, quando o sol aparece e se forma uma sombra, vamos buscar um bocadinho de cartolina, uma caneta e começamos a cantar uma canção muito calminha, para distrair a sombra. Quando a sombra se distrai e fica parada, coloca-se o papel debaixo da sombra, desenha-se a sua forma com a caneta, corta-se e depois é só decorar a sombra e ficamos com um fantoche fantástico. Querem ver como é?...


Então gostaram das nossas sombras?
Esta foi a primeira actividade  do nosso novo Projecto Etwinnig, "Science is all around us" e que começará em força em Janeiro de 2011, o Ano Internacional da Quimica.

6 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Têrm um recurso sobre Luz e Sombra no Pré Histórias, é "Tico e Teca, a história de um rato e da sua sombra".

Bom trabalho, gostei de conhecer esses segredos todos, acho que vão dar muito jeito!

Bjs, Juca e Sala Fixe

PS - Têm ido à caixa do correio?

Unknown disse...

Actividade deveras interessante; segredos interessantes que vou registar.
Bjs e Boas Festas!
Teresa Rebelo

Unknown disse...

"Olá amigos
Ficámos muito contentes por partilharem os vossos "segredos" e gostámos muito das vossas sombras!
Beijinhos
Irene e meninos da sala 2"

Unknown disse...

"Olá amigos
Ficámos muito contentes por partilharem os vossos "segredos" e gostámos muito das vossas sombras!
Beijinhos
Irene e meninos da sala 2"

rosarinho disse...

Que actividade interessante!
Obrigada pela partilha dos vossos segredos.
bjs
dos Fofos e da Rosarinho

Um Dó LI Tá disse...

Obrigado por partilhares! Vamos ver se também coseguimos ter essa actividade no nosso JI.
bjinhos
Joana