Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RE: E agora?

Amigos
Muito obrigado pelas vossas soluções, todas muito viáveis e interessantes, mas acabámos por encontrar uma solução boa para nós.
Como já vos dissemos as bolachas eram 12, as pessoas que queriam comer as bolachas 27, as bolachas eram todas diferentes e o objectivo era dividí - las em partes iguais, o que parecia difícil pois as bolachas de baixo eram muito maiores que as de cima. Começámos a resolução do problema por tentar descobrir se havia algum número que multiplicado desse 27. Para isso fingimos que eramos bolachas e formamos grupos de dois meninos - duas metades da bolacha, mas não dava 27. Juntámos depois mais um menino a cada grupo, o que queria dizer que tínhamos que partir a bolacha em 3 e com 9 grupos conseguimos o nº 27. Percebemos que se partíssemos 9 bolachas em três bocados, cada meninos comia um bocado. Mas assim sobravam 3 bolachas. Decidimos assim que seriam as mais pequenas. E o que fazíamos com elas? Bom, uma era para o Gustavo porque ele tinha partilhado a árvore connosco e as outras duas eram para as primeiras pessoas que nos visitassem...
Eram muito boas as bolachinhas, uma delícia!
Muito obrigado, Mãe do Gustavo e espero que um dia nos possa ensinar a fazer estas bolachinhasporque ficámos com muita vontade de comer mais!

3 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Que pena que eu tenho de não ter podido passar por aí hoje!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Anabela Santos disse...

Pois é, com problemas destes quem não gosta de Matemática?
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Natália disse...

Olá!

Terei muito gosto!
Nunca imaginei arranjar um problema destes!
Maria da Luz, obrigada, simplesmente obrigada porque é fantástica!
Bjs
Natália