Hoje o Diogo veio sentar-se ao pé de mim. Numa mão trazia uma folha em branco e na outra o seu material de desenho. Pegou numa caneta vermelha e, com aquele traço firme que só ele consegue ter, começou a riscar... E da ponta da caneta começaram a surgir algumas formas que me pareciam animais. Depois pegou no amarelo, no verde e no castanho e preencheu o resto da folha. Mas tudo isto com muita harmonia e "à velocidade da luz", como só o Diogo sabe fazer. Depois olhou para mim e perguntou: - Professora, o que é que isto te parece?.
- Tanta coisa... - Disse, mas lembrando-me da jiboia do principezinho, calei o que via, com medo de errar. Perante a minha indecisão, explicou:
- Não vês, isto é um desenho abstracto. Daqui para a frente acho que só vou fazer desenhos abstractos... Sabes o que é abstracto? Abstracto é um desenho que parece que não tem nada desenhado, parece que só tem riscos, mas afinal tem muitas coisas dentro dele!
Que encanto!!!
Quantas coisas que eu aprendo com eles!!!
7 comentários:
Esse Diogo é um pequeno génio! Quem se lembraria de dizer que um desenho abstracto parece que não tem nada, mas tem muita coisa dentro?Fantástico.
Uma delícia esta partilha! bjs Rosarinho
Luz, Maravilhoso!Aprendemos todos os dias e de uma forma fantástica!Surpreendem-nos e sabe tão bem...
bjs Teresa Rebelo
Para além dessa estrelinha que é o Diogo e que sabe tanto, retirei para mim esse ensinamento teu...ficar calada para ouvir...e descobrir o que vem a seguir sem nos adiantarmos.
Bj
Fátima
Adoro vir aqui espreitar.
Voçês têm Luz própria!!
Beijitos repenicados!!!
E ao fim de tantos anos, ainda nos conseguem surpreender tão facilmente.
A ingenuidade da descrição, faz inveja a qualquer adulto.
Parabéns Diogo
Parabéns Maria da Luz por nos dares a conhecer estes pequenos tesouros.
Bjs
São estes e outros momentos que nos fazem continuar a acreditar que a Educação de Infância é um verdadeiro tesouro se soubermos olhar para ele e ver que, apesar de poder parecer que não tem nada, tem tanta coisa lá dentro.
Beijos e obrigada pelas vossas maravilhosas partilhas que têm tanta coisa dentro
Enviar um comentário