Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

O grande livro das palavras


O fascínio das letras continua e elas continuam a preencher os nossos dias. Encontramo-las por todo o lado e estamos tão entusiasmados que todo o nosso tempo livre é aproveitado para construir novos livros. Neste momento estamos a construir o grande livro das palavras. E como é que fazemos? Temos a mesa da construção de livros, onde há cartolinas de muitas cores, folhas brancas, lapiz de cor,canetas, tesouras e cola. Quando nos lembramos de uma letra, procuramos descobrir palavras que começam por essa letra. Depois "partimos" a palavra aos bocadinhos (divisão silábica), dizemos as sílabas em voz alta, escutamos os sons e tentamos descobrir a que letras correspondem. Quando já temos a palavra escrita (algumas um bocado atrapalhadas, como o hipopótamo ou o rebuçado), escrevemo-la e fazemos o desenho correspondente para que, quem não souber ler, possa descobrir o que é que lá está escrito. Ainda faltam algumas letras e algumas palavras… Andamos à procura… Já descobrimos duas palavras começadas por Z: São a palavra Zebra e a palavra Zulmira, que é o nome da avó do João. Ao que parece ninguém consegue desenhar uma zebra. A Patrícia, que é uma grande desenhadora, tem andado a treinar, mas ainda não conseguiu. Só a Iara é que conseguiu fazer uma Zebra mas no Clic e portanto não se pode pôr no livro. Quanto à avó Zulmira a Mariana Neves já a desenhou uma vez, mas o João diz que não está nada parecida e portanto não serve para o livro. Também foi uma grande confusão com o X… O Rodrigo Bernardo sugeriu a palavra “Xoné”, mas ninguém sabe o que é nem como a desenhar… Outro menino que eu não vou dizer quem é, sugeriu a palavra “xixi”, mas ainda não sabemos se se escreve com X ou com CH e depois de se ter dito a palavra começaram todos a rir à gargalhada (porque seria?) e já não conseguimos fazer mais nada. Até foi divertido, mas não ajudou na construção do nosso livro. Vamos ver se conseguimos esquecê-la (duvido!) e descobrir outra que seja do nosso vocabulário diário... Ah, e não queremos xilofone porque é muito comprida, como rebuçado e hipopótamo e também é um bocado estranha e ainda a íamos escrever mal. Portanto ainda não temos nenhuma palavra começada por W,X,Y e Z. Se tiverem alguma sugestão por favor digam-nos. É que nós já estamos cansados de tanto pensar!

9 comentários:

graça f disse...

Olá!

Para a letra X , podem escolher Xaréu, que é um peixe. Quando fizemos o alfabeto dos animais, foi esse que escolhemos.

Parabéns pelo vosso trabalho!

www.jardimdocoto.blogspot.com

Luz disse...

Graça
Muito obrigado pela sugestão. Amanhã já lhes leio a mensagem. vamos ver o que acontece!
Uma boa semana

Cristina Lares disse...

Este livro está o máximo!!
Depois do nosso livro do João...esta é uma boa sugestão para seguirmos. Obrigada pela partilha.
beijinhos e boa semana.

Luz disse...

Ficamos á espera.
Boa semana

suspiros disse...

Parabéns Maria da Luz. Está o máximo. Vamos também pensar cá por casa e ver o que surge. Um grande beijinho e boa semana. Rita Neves

Teresa e Helena disse...

Luz, para o X tens xaile; W de Windsurf; Y yorkshire (raça de cão) e Z de zorro...
Parabéns por tudo!!!
bj Teresa

Xinha disse...

Olá a Todos!
Começadas por x têm xadrez e xarope!
Beijinhos da Xinha

Ro... disse...

Luz
Seu trabalho é encantador e estimulante!
Beijocas de Nice e da Rô

Luz disse...

Mãe da marianinha, Teresa e Xinha, muito obrigado pelas sugestões. Vou apresentá-las às crianças e depois logo vos direi as conclusões a que chegámos.
Rô, muito 0brigado por achar o meu trabalho estimulante. Muito do que faço aprendo com toodos vós!
Bom resto de semana