Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Shiu!... É segredo...

Sim, é segredo, mas vamos contar-vos... Só que têm que prometer que não dizem nada a ninguém... temos que falar muito baixinho e temos que ter muito cuidado senão...  É que na nossa sala... Bom, também não precisa de ser assim tão baixinho, pode ser um bocadinho mais alto, senão nem se ouve nada... ora vamos lá recomeçar... É que na nossa sala, assim está bem, não está? Nem muito alto, nem muito baixo, apenas a meio tom... Sabem porque é que nós gostamos tanto de letras? Não? É que na nossa sala há uma caixinha mágica... O quê? Não conseguem ouvir nada? E assim, está melhor? Bom suponho que como isto é uma coisa boa podemos falar normalmente... Só não podemos gritar,porque senão todos ficavam a saber e ainda se perdia a magia toda... Recomeçemos então... Na nossa sala, nós gostamos muito de letras, porque temos uma caixa mágica de palavras... Já estão a perceber, não estão? Pois esta caixa é muito especial. Foi criada para aquela atividade que já fizemos há muito tempo, com os meninos e as meninas que estão agora no segundo ano, e que se chamava "Uma teia de palavras", que tinha como objetivo encontrar palavras que pertencessem à mesma família e muitas outras coisas mais, lembram-se? Vamos mostrar-vos qual era...

Já se lembram agora? Pois é, a teia de aranha e as aranhas já desapareceram com o tempo, mas as palavras, que são indestrutíveis e que se podem transformar, mas nunca podem desaparecer e por isso é que são mágicas, ficaram e a caixinha também. Podem vê-la do lado superior esquerdo da fotografia. A caixinha ficou no nosso armário dos jogos, acompanhada por uma prima dela, a caixa das letras e nós podemos usá-las sempre que nos apetece.


E acreditem que nos apetece muitas vezes. Estamos sempre a ir buscá-las e fazemos longas listas de palavras com elas. Querem ver?
E olhem o Henrique, o menino mais pequenino da sala, como parece feliz a brincar com a caixinha mágica...

É que a caixinha, com a sua magia, atrai mesmo todo a gente! E qual é a magia da caixa? Bom lá temos nós que falar baixinho de novo, é que a caixa detesta barulho e uma das magias que nos está a ensinar é a saber falar baixinho dentro da sala... E a magia? Calma que eu não me esqueci... A magia é... Quando se usa a caixa muitas vezes, tornamo-nos amigos da palavras e por isso, quando formos para o primeiro ano, vamos  aprender a ler num instantinho... Está bem, pronto, digo isto em voz mais alta... Então a magia é... Quando se usa a caixinha muitas vezes, tornamo-nos amigos das palavras e quando formos para o primeiro ano, vamos aprender a ler num instantinho! Isto é verdade? Estão a perguntar se isto é verdade? Claro que é verdade!!! Se não acreditam perguntem aos meninos e às meninas do primeiro e do segundo ano... Eles usaram muito a caixinha e todos, mas mesmo todos, sabem muito bem ler! 



9 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Eu acredito! Essa caixinha é mesmo mágica, por isso tudo pode acontecer nessa sala!

Bjs mágicos para vocês todos!
Juca e Sala Fixe

Graça Rocha disse...

Agora é a minha vez, também posso copiar essa ideia?
É que na minha sala os meninos também andam muito fascinados em descobrir palavras novas e a caixinha até vinha mesmo a calhar!
Será que também posso partilhar esse segredo?
bjs
Graça Monserrate

Cristina Lares disse...

Sempre que aqui passo (e são muitas vezes), acredito que ainda há esperança na educação de infância do nosso país. São educadores como tu, cheios "de magia" que tornam as nossas crianças mais felizes e com vontade de construir conhecimento.
Beijocas e bos semana.

São disse...

Conheci essa teia quando fizeste a minha formação, lembraste Luz? É giro saber que ainda existe e que continua com tanta atividade. Lá estás tu a abrir mais uma janela a estes meninos :-). Bjinhos São

Xinha disse...

A magia é uma coisa fantástica...principalmente aquela que está dentro de nós!
Muitos beijinhos para todos dos Príncipes e das Princesas da Xinha

Xinha disse...

A magia é uma coisa fantástica...principalmente aquela que está dentro de nós!
Muitos beijinhos para todos dos Príncipes e das Princesas da Xinha

suspiros disse...

Delicioso este post! Obrigada Maria da Luz

Laura Rodrigues, Ed. disse...

Muitos parabéns Luz! Excelente atividade e maravilhoso envolvimento. Se assim fosse em todo o os castelos escolares...não haveria com certeza dificuldades futuras!
Muitos beijinhos e parabéns querida Luz.

Laura

Anabela Santos disse...

Que saudades tinha de cá vir! E este post encheu-me as medidas. Está lindo!
Cheio de magia e imaginação.
Adorei o post e o trabalho que desenvolvem com a vossa caixinha mágica.
Muitos beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na EScola