Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

À roda das letras...

Com o Hugo na sala é impossível não se falar de letras. Ele adora explorar, descobrir, explicar e mesmo que os amigos ainda não estejam despertos para a leitura, quem se senta ao pé do Hugo tem forçosamente que se iniciar nas artes da leitura pois, mesmo sem se aperceber, as brincadeiras do Hugo vão sempre dar ao mesmo fim: O alfabeto.
Foi assim que, num dos dias desta semana, durante o lanche da manhã, a brincadeira mais uma vez se desenvolveu à roda das letras.
Diz o Hugo:
- E se nós, enquanto esperamos, brincássemos às palavras?
Como todos disseram que sim, o Hugo arriscou ir mais longe:
-Quem sabe dizer nomes de animais começados por "T"? Eu digo já um: Tartaruga!
-Tigre- Disse o Leandro
     -Tatu- disse o Filipe
     - Tucano - Disse o Gui
Só o Gonçalo, com o seu ar inocente e de Paz se mantinha calado. De repente dá um salto na cadeira e grita entusiasmado: -Já sei, já sei... Um animal começado por "T"... Tomate!
Bom, sem dúvida alguma que acertou na letra!

6 comentários:

Graça Rocha disse...

De facto, nós educadores, temos um grande privilégio, não há um único dia igual nos nossos contextos de trabalho. Estamos sempre a ser surpreendidos com situações maravilhosas como essa que descreves.
Esse é que é o grande fascínio!
Beijos e votos de um Bom Ano

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Estas brincadeiras, tão frequentes nas salas de JI, são uma forma muitas vezes espontânea de se trabalhar a abordagem à escrita e a consciência fonológica.
Para tal só é necessário um educador atento,que saiba dirigir a sua intencionalidade educativa, saiba observar, ouvir e registar.
Foi o que fizeste e partilhaste connosco, obrigada.
Parabéns ao Hugo pelas suas competências na área da escrita.

E, respondendo ao teu comentário no Bloguefólio, esses pais poderiam também passar por aqui, ou por outros espaços virtuais que conhecemos. Iriam certamente aprender muito!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Teresa e Helena disse...

Deveras interessante e enriquecedores estes momentos no Jardim de Infância...e quando o Educador os agarra, indo ao encontro do interesse e motivação da criança acontece a magia!!!
Bjs e bom fim de semana
Teresa Rebelo

Gabriela disse...

Faço meus os comentários anteriores...é isto mesmo que se pretende e o HUgo "ajuda" muito embora possivelmente nem pense muito nisso.
Beijinhos para a Luz e suas estrelitas

rosarinho disse...

Estas estrelinhas são mesmo brilhantes! Pudera, têm a sorte de ter uma "Luz" fantástica.
bjs e obrigada pela partilha
Rosarinho

Anabela Santos disse...

Que máximo!
Ainda bem que fazes estes registos. Entre outras coisas importantes, irão servir para um dia mais tarde eles poderem ler e recordar.
Bom trabalho

Prof. Anabela
BLOGando na Escola