Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Projectos de pequeno grupo

Na nossa sala nem tudo são rosas...
Eles são realmente fantásticos, mas é preciso estar sempre atento e tentar levá-los sempre mais além.
Ora, uma das grandes dificuldades que sinto na sala é ao nível da expressão oral, mais concretamente no conseguir apresentar e explicar uma ideia ou um raciocínio aos amigos.
Para os levar a expor, decidi começar um novo tipo de actividade que os obriga a pensar, a pesquisar, a ordenar e organizar ideias e evidencias, a concretizar e finalmente a expor o seu trabalho aos colegas e decidi chamar-lhe "Projectos de pequeno grupo". Para isso desafiei-os a dividirem-se em grupos de seis crianças, a escolher um tema, a conversar sobre o que sabiam e o que queriam saber, a fazer um painel sobre o tema e a explicar o que tinham aprendido aos amigos.
Foi uma azáfama... Entusiasmados conversaram, discutiram, pesquisaram e fizeram o painel. Agora só falta apresentá-lo aos amigos e, quem sabe, talvez também aos pais. Vamos ver se eles conseguem e decidimos depois.
Como não sei colocar documentos em word no blogue, não consigo colocar aqui o que eles sabiam, o que descobriram e as conclusões. Mas digo-vos que até eu aprendi imenso! Foi, sem dúvida alguma, um trabalho muito gratificante

4 comentários:

Rita disse...

Que belos trabalhos. Valeu a pena a troca de ideias.
Acho que era muito giro fazerem uma apresentação aos Pais, iamos adorar!
Beijinhos.Rita Salgado

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Imagino que tenha sido mesmo gratificante vê-los a desenvolver competências de trabalho colaborativo, a melhor forma de aprender e crescer!
Pasrabéns a todos pelas conquistas e a quem os lidera nestes processos.
Ficamos a aguardar ansiosamente os resultados da comunicação das parendizagens ao grande grupo.

Bjs, Juca e Sala fixe

Graça Rocha disse...

De facto o trabalho em projectos potencializa uma dinâmica cooperativa, recheada de criatividade em todas as áreas. O factor motivacional eleva os níveis de envolvimento, de curiosidade, descoberta e desempenho.
Não percebo como há profissionais que preferem fichas e materiais estruturados onde a criança pouco mais faz do que executar uma ordem ou orientação, em detrimento de um processo altamente desafiador como os projectos.
É bom encontrar colegas que “ falam a mesma linguagem”
É sempre um prazer passar por este espaço
Bjs Graça Rocha

rosarinho disse...

Parabéns pelas ideias brilhantes que ajudam as estrelinhas a crescer por dentro!
Para colocar documentos de word, registei-me em www.slideshare.net onde se pode fazer uploads de documentos em word e em powerpoit.
bjs dos fofos e da Rosarinho