Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Primeiras semanas - Quantos somos...

As primeiras semanas de aulas são os alicerces de todo o ano letivo. Delas depende todo o sucesso/ insucesso do ano escolar, e por isso a aquisição de regras e das rotinas da sala é o mais importante. Mais do que muitos trabalhos, aquilo que faço é deixá-los descobrir os espaços, interagir com os amigos, apropriar-se das rotinas diárias e vou observando em silêncio, sem sugerir, sem impor a minha presença, tentando perceber as caracteristicas e talentos de cada um deles.
 É muito bom vê-los criar laços com o mundo que os rodeia. Pouco a pouco, de mansinho, vão ganhando segurança e de repente todo aquele mundo novo passa a ser a sua casa e eles movimentam-se como se sempre tivessem estado naquele lugar. Eu, tal como me compete, vou apresentando propostas de trabalho mas, por agora, o objetivo principal é que eles sejam felizes e se sintam confiantes entre "a sua gente".
Foi com este espírito que no início desta semana acolhemos o Henrique, A Beatriz M. e a Iara  que foram imediatamente adotadas e portanto estão a fazer uma boa adaptação.


Durante a semana a nossa principal actividade foi... Imaginem lá... Isso mesmo, BRINCAR, pois eu continuo convicta que a criança só se organiza interiormente se conseguir brincar livremente. E a brincar trabalhámos imenso. Um dos objetivos da semana foi conhecer a sua identidade  e a dos colegas e tomar consciencia de quantos somos na nossa sala. Para isso desenhámos o nosso auto retrato com o qual vamos criar um painel e  fizemos uma actividade onde usámos as tampinhas que juntámos o ano passado.

 Acabámos por descobrir que na nossa sala, ao todo, somos 25: 14 meninas e 11 meninos.
Mas muito melhor do que esse trabalho foi tudo o que, à laia de brincadeira, criámos com as tampinhas. Estivemos dias e dias a construir coisas novas com aquilo que já não servia de muito. Foi um encanto vê-los criar.


Também começámos a decorar as nossas capas...


 Não nos podemos esquecer das gravações audio para o Dia Europeu da Linguagem, as idas ao computador, os auto retratos, os painéis, as brincadeiras nos várias áreas da sala, as descobertas e as cumplicidades. Foi mesmo uma boa semana!

3 comentários:

Lenita disse...

Olá Luz e meninos,
nós também juntamos tampinhas, para ajudar a comprar uma cadeira de rodas para um menino que está a precisar de uma nova.
Anos atrás, com outro grupo fizemos flores, animais, caras, padrões, tantas coisas giras com as tampinhas. Luz, que musica usas com a lenga lenga da velha
Bjs

Carol Sales disse...

Gosto tanto de estar com as crianças e sinto tanto por estar fora de sala que adoro "espiar" esses momentos. Adorei ler seu post. Sua turma e sua sala são lindas!!!

Cristina Lares disse...

Olá Luz e estrelinhas.

Depois de dar uma volta na net, é reconfortante ler este post.
Felizmente ainda há educadoras de "mão cheia", que não se deixam levar por "modas",como se da quantidade de trabalhinhos (logo no inicio do ano) dependesse o sucesso das crianças e da docente.
Felizes as tuas crianças que adquirem competências também a brincar.
beijinhos e continuação de bom trabalho.