Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Projectos de pequeno grupo

Na nossa sala nem tudo são rosas...
Eles são realmente fantásticos, mas é preciso estar sempre atento e tentar levá-los sempre mais além.
Ora, uma das grandes dificuldades que sinto na sala é ao nível da expressão oral, mais concretamente no conseguir apresentar e explicar uma ideia ou um raciocínio aos amigos.
Para os levar a expor, decidi começar um novo tipo de actividade que os obriga a pensar, a pesquisar, a ordenar e organizar ideias e evidencias, a concretizar e finalmente a expor o seu trabalho aos colegas e decidi chamar-lhe "Projectos de pequeno grupo". Para isso desafiei-os a dividirem-se em grupos de seis crianças, a escolher um tema, a conversar sobre o que sabiam e o que queriam saber, a fazer um painel sobre o tema e a explicar o que tinham aprendido aos amigos.
Foi uma azáfama... Entusiasmados conversaram, discutiram, pesquisaram e fizeram o painel. Agora só falta apresentá-lo aos amigos e, quem sabe, talvez também aos pais. Vamos ver se eles conseguem e decidimos depois.
Como não sei colocar documentos em word no blogue, não consigo colocar aqui o que eles sabiam, o que descobriram e as conclusões. Mas digo-vos que até eu aprendi imenso! Foi, sem dúvida alguma, um trabalho muito gratificante

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A língua Portuguesa é muito traiçoeira!...

Hoje o Rodrigo, que é muito generoso com os seus amigos e está sempre pronto a partilhar os seus brinquedos, queria fazer com um dos seus amiguinhos acordo de cavalheiros, e como não estava a ser bem sucedido, ia argumentando em favor da sua proposta, com aquele talento que só o Rodrigo tem para argumentar. E o amigo, também ele muito amigo e sempre pronto a ouvi-lo, por qualquer motivo não estava a gostar da proposta e ia sempre dizendo que não, que não podia, que a mãe não deixava, e todos aquelas desculpas que eles usam quando querem fazer a sua vontade. E o Rodrigo lá ia argumentando... de repente, e já cansado de tantas razões, diz:
- Pronto, está bem não me emprestes! Mas fica sabendo que eu estou mesmo muito triste contigo. És mesmo um grande "mausono"!!!
O raciocínio está certo. E o género também? Só é pena que a palavra ainda não exista no dicionário!...

Água III - Medindo a chuva





Com os dias de chuva a sucederem-se ininterruptamente e o frio a passar por aqui, foi impossível ir para a rua fazer experiencias sobre a forma da água. Por isso, e porque o projecto não pode parar, decidimos aproveitar este contratempo e falámos de higrómetros, ou medidores de chuva. Para medir a chuva que caiu nesses dias, usámos uma caixa de jogos vazia e uma medida de líquidos...




E agora o gráfico...

                               

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Será a matemática um bicho papão?...

Para mim talvez, pois cresci a acreditar que é uma actividade muito séria e para gente muito séria...
Felizmente que este conceito está ultrapassado e para as nossas crianças as actividades de matemática apenas são actividades estimulantes que os ajudam a pensar.
Os pentaminós estão na ordem do dia e embora a caixa já estivesse na sala há algum tempo, só agora, depois de nos sentarmos todos juntos a explorar a actividade, eles a descobriram. E tem sido um sucesso. É muito bom vê-los a pensar, a raciocinar. É muito bom vê-los em acção. E já temos um mestre. Sem dúvida que o mais rápido e o que mais ajuda os outros é o Filipe. Bravo Filipe, grande mestre dos pentaminós!

O pintaínho tem um boné

Depois de fazermos o livro para mandar aos nossos amigos Polacos, a construção de livros está na ordem do dia e eles passasm o tempo todo a criar novas histórias e a construir livros com elas. Ontem foi a Matilde que criou mais uma: "O pintaínho tem um boné" mostra bem a realidade do seu dia a dia.
Depois de muito explorar, e com algumas dicas das amigas, conseguimos criar um livro digital. Deixo-vos com a história da Matilde em formato digital. Uma experiencia muito no início mas que chega carregadinha de promessas. Vai ser difícil parar...

Myebook - O pintaínho tem um boné - click here to open my ebook

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Água II - estados sólido, liquido e gasoso

Continuamos a fazer experiencias com a água. Desta vez fomos descobrir de que forma é que a água existe na natureza. Descobrimos e aprendemos muitas coisas...

Coisas que aprendemos:
A água na natureza existe em três estados: Liquido, sólido e gasoso.
Já sabemos porque é que chove e como se forma a chuva. Querem saber como é? Então, quando a água aquece parece que ela desaparece mas apenas se evapora. Da evaporação surge o vapor de água que é a água no seu estado gasoso. Descobrimos também que a água se condensa.Isto acontece quando o Vapor de água encontra uma temperatura fria. As gotinhas de água juntam-se formando grandes gotas de água. E quando a água encontra temperaturas muito baixas ela solidifica transforma-se em gelo. A isto chama-se solidificação.
Estamos a gostar muito de realizar este projecto, pois fazemos muitas experiencias e brincamos aos cientistas. Formulamos perguntas e investigamos as respostas. E ainda há tanto para descobrir!
Deixamos-vos aqui o que sabemos acerca dos estados da água!
Bom fim de semana!!!...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Claro!!! Como é que não percebi antes?

Umas das crianças, daquelas que desenha sempre muito bem, e com muito cuidado, ultimamente quando acabava de desenhar a figura humana pintava-lhe a cara de preto... Que estranho!!!
E como os Educadores têm o "mau hábito" de analisar tudo, de procurar explicações para tudo, eu ia observando em silêncio e ia-me interrogando sobre o porquê daquela atitude. Até que finalmente não aguentei mais e perguntei.
-Ó filho, mas afinal porque é que pintas a cara dos meninos de preto?
A resposta voou rápida:
-Ó Luz, então tu não vês que ainda é de noite!!!
Claro! Como é que eu não percebi antes?



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Internet segura

Aqui está um tema que me preocupa muito e que sinto que ainda domino pouco, mas que é urgente falar e discutir com as crianças. Tenho procurado informar-me e hoje, através de uma amiga recebi um video que me pareceu muito útil. Deixo-o aqui para vós!

Ser amigo...


"...Que significa cativar? - perguntou o principezinho.
-É uma coisa de que toda a gente se esqueceu, - disse a raposa. Significa criar laços...
- Criar laços?
- Isso mesmo - disse a raposa. Para mim, não passas, por enquanto, de um rapazinho em tudo igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu não precisas de mim. Para ti não passo de uma reposa igual a cem mil raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no mundo. Serei única no mundo para ti... Se tu me cativares, será como se o sol iluminasse a minha vida."

em: "O Principezinho" de Antoine de Saint- Exúpery


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Articulação...

Esta é uma das palavras que passou a ser usada frequentemente na escola e da qual eu gosto muito, pois é uma palavra que promove a unidade, que faz com que, trabalhando em sintonia, consigamos tornar o dia-a-dia das crianças que nos são confiadas num todo e não em vários compartimentos desligados entre si e por onde a criança vai passando enquanto espera a chegada dos seus Pais.

No nosso Jardim de Infância procuramos levar a articulação muito a sério, não só com os outros níveis de ensino, como também com a equipa que, após a minha saída fica com as crianças no CAF (Componente de Apoio à Família).

Pois, tal como já vos tenho dito, na nossa sala ouve-se, com alguma frequência, música clássica que segundo o Hugo "ajuda a pensar", mas como por agora ainda andamos às voltas com a geometria e a cor, não houve tempo para falar sobre os grandes compositores. Pois graças à articulação  a Educadora Magda do Caf  está, juntamente com as crianças, a fazer uma viagem pelos grandes compositores. Durante o dia e nas várias brincadeiras eu só ouço falar de Vivaldi, Beethoven, Verdi, Mozart, sinal que a lição ficou mesmo muito bem sabida. E na quinta-feira, o dia que tenho destinado para a supervisão, numa das minhas visitas ao Caf, fui agradavelmente surpreendida por um Mozart acabadinho de ser construído. Não resisto a colocá-lo aqui!
Parabéns meninos e Magda! O vosso Mozart ficou um espanto!... Estou mesmo muito orgulhosa de vós!!!



Fantástico não é?...

Little yellow and little blue...

Ainda às voltas com as cores e as tecnicas, decidimos fazer um reconto da história "O pequeno azul e o pequeno amarelo" de Leo Lionne, para mandar para os nosso amigos Polacos.
Não conseguimos fazer um livro digital porque as fotografias não ficaram muito bem. Para a próxima vez vai ficar melhor, tenho a certeza...



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E já com a Primavera a espreitar...


...E já com a Primavera a espreitar, o Dia de S. Valentim à porta e o Carnaval ao fundo do caminho, entre projectos de grupo, geometria e cores, decidimos aproveitar um poema que um dos amigos trouxe para a sala e com pasta Das, modelámos esferas com as quais construímos os nosso bonecos de neve. Ficaram lindos... Querem ver?

Chapéu de palha,
Olhos de azeitona,
Nariz de cenoura,
Braços de vassoura

A cabeça é uma bola,
branca e leve.
No meio da praça,
Parece uma estátua
O boneco de neve!

Os nossos bonecos

Acabamentos finais...

...Com muito cuidado que as pecinhas eram muito pequeninas. Em resumo; um trabalho para "gente grande".

Os bonecos na neve da experiencia da água em estado sólido

E agora estão na nossa janela. Estão bonitos não estão?

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Água I - Cor, cheiro e sabor

O novo projecto e Twinnig vai de vento em popa e as ciências experimentas estão na ordem do dia. Tudo serve para observar, experimentar, analisar e concluir.
Foi com este espírito que em articulação com os nossos parceiros dos Jardins de Infância polaco e Turco, começámos a explorar a água, e começámos por tentar descobrir algumas das suas propriedades como o seu sabor, cheiro e cor. E descobrimos coisas muito interessantes. Querem saber quais?