"A água põe as coisas a mexer!"- Gritou entusiasmado o Guilherme Graça.
Nós até já sabíamos e até já tínhamos experimentado, mas nunca tínhamos pensado que quando brincamos com a água, também fazemos ciência.
E como é que descobrimos?
Terça-feira fomos à Fábrica da Pólvora, que é muito pertinho da nossa escola, para participar de um atelier de água e de Luz. Gostámos muito e falámos de coisas muito importantes que pensávamos que eram coisas só para pessoas crescidas. Falámos de ciência e de experiências, e experimentámos muitas coisas.
Sabem o que é experimentar? É fazer uma experiência, e uma experiência é "quando vemos uma coisa que está a acontecer e pensamos e aprendemos com ela" - Sebastião
E,"para ser uma experiência a sério, temos que ver tudo com muita atenção, pensar no que vimos e depois escrever..."- Diogo
Então estamos ou não estamos a ficar crescidos?
Ah, é verdade, e para fazer experiências daquelas que fazem os cientistas, não é preciso ter coisas de cientistas. Nós fizemos ciência com os nossos brinquedos e conseguimos. O importante é ver bem, pensar no que vimos, pensar no que aconteceu e registar tudo. Registar é escrever o que aconteceu.
Experimentem, olhem que vale a pena! Nós gostámos muito!