Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade



Termina amanhã o Ano 2009 - O Ano Internacional da Astronomia. Um Ano fantástico em que fizemos uma vídeo-conferência sob o tema e que em conjunto descobrimos o espaço, o sistema solar e até construímos um foguetão. Foi um Ano muito bom para nós.
Depois de amanhã, com a chegada do Novo Ano, arrancam as celebrações de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, um tema não menos importante e que tem como objectivos principais:
• Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes;
• Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos;
• Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade;
• Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade;
• Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adoptadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.
O dicionário da língua Portuguesa define diversidade como diferença, dissemelhança, variedade e Biodiversidade ou diversidade biológica como sendo a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies.
Não podemos por isso, distrair-nos. Este é um tema actual, importante que não deve ser esquecido e que, se for tratado com o cuidado, a responsabilidade e o respeito que lhe é devido, vai acordar consciências e levar as nossas crianças a construir para si um futuro bem melhor.

5 comentários:

Isabel Preto disse...

De certeza que este ano também será muito positivo, pois tu carregas muitas energias positivas e dás calor aos que te rodeiam.
Agradeço a Deus ter-te conhecido, obrigada pelo apoio incondicional e por fazeres parte da minha vida.
Tu e a Xinha foram sem dúvida duas recordações das melhores deste ano, que termina hoje.
Espero estar contigo brevemente, pois é um sonho, que anseio.
Beijinhos e bom Ano para ti e para a família e os teus meninos.

Luis Ferreira disse...

Votos de umas Festas Felizes, principalmente com um grande 2010.

Tudo de bom para ti e para os teus

Com amizade
Luis

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Um ano novo muito feliz para todos!
Bjs, Juca

Teresa Rodrigues disse...

Um ano novo muito feliz e cheio de sucessos!
Bjs,Teresa rodrigues

dajaneladomeujardim disse...

Olá Luz e meninos de Valejas!
Um bom inicio de ano para todos. Neste novo ano,(eu e a Irene)esperamos finalmente interagir convosco!
Ainda bem que colocas este post no blogue. Já nos preparávamos para vos perguntar se este ano também era vossa intenção trabalhar a Biodiversidade. Vejo que sim, e por isso, (se também for do vosso interesse) encontramos excelentes parceiros para trabalhar em projectos, à semelhança da experiência do ano passado.
Neste mês de Janeiro perspectivamos uma grande chuva de ideias que nos leve a um tema onde possamos aprender muito, partilhar e trocar ideias também convosco.
Vamos falando por aqui e por ali...
Beijinhos e continuação de bom trabalho.