Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"Uma estrela atrás da porta"...



Escrito por Isabel Mendonça Soares, uma das professoras que marcou profundamente a minha vida profissional e a minha prática pedagógica, este conto sempre me encantou, pela sua singeleza, pelos valores nele expressos, pelas emoções que desperta em mim, pelos sabores a tempo passado e mágico.
Todos os anos o conto oralmente às crianças, sem qualquer suporte, ou apenas com uma estrela fantoche.
Contei-o outra vez este Natal, sem qualquer suporte a não ser a minha voz. Eles ouviram com atenção e no fim o Tomás comentou: "Gosto muito de estrelas. Elas são mesmo mágicas!"...
Tens razão Tomás, fazem pelo menos a magia de nos ajudarem a sonhar...

No fim lancei um desafio. E se fizessemos um power point?
Sentámo-nos ao computador, selecionámos e trabalhámos fotografias, eu copiei o texto e... Aqui está o conto, escrito por uma grande contadora de histórias e ilustrado por nós, com a prata da casa. A autora que nos perdoe a simplicidade. Foi o melhor que conseguimos fazer!

10 comentários:

Isabel Preto disse...

Eu gostei muito! Já tenho história do dia:)))
Beijinhos e parabéns aos teus meninos.

rosarinho disse...

Olá Luz,
que bonita ficou. Bom trabalho.
eu também gosto muito desta história e de todos os outros "Contos do jardim", a autora também foi minha professora entre 1977 e 1980 : ).Beijinhos e continuação de bom trabalho.

Aqui no JI... disse...

Olá Luz,esta é uma história que adoça o coração, é também uma história de um livro de uma professora de uma escola que me marcou e pelos vistos a mais educadores que passam por estes Pequenos (Grandes) Passos.
Bjs e Bom Ano
Fátima

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Linda, linda esta "estória" que não conhecia!

Obrigadíssima por mais esta bela partilha, Luz.Que sorte teres tido uma professroa assim...

Também tu és uma estrelinha, mas não atrás da porta!

Bjs, Juca

Xinha disse...

Muito bonita a história e com as vossas ilustrações ficou ainda mais...
Não conhecia esta história e nem tive a autora como professora, apesar de ter andado nessa escola, mas é claro que conheço livros dela e, num deles:" O que é Imaginação" tem uma participação do meu filho Pedro.
Beijinhos da Xinha

Um Poema disse...

....

Mana,
Gostei!...
Mas permite-me um aparte. Vê se consegues descobrir uma estrelinha que, em 2010, ilumine este nosso pobre Portugal.
Feliz ANO NOVO!

Um abraço

Um Poema disse...

....

Voltei porque, como teu padrinho e irmão mais velho, tenho obrigação de te ensinar duas coisas.
Primeira: Que os ministros só dizem asneiras, não necessita ser dogma, é um dado adquirido.
Segunda: Em defesa da produtividade do país, não se deve perder tempo a ouvir imbecis (entenda-se políticos) nem bajoladores (entenda-se pasquineiros, jornaleiros e quejandos).

Um abraço

Sara disse...

Olá Luz, tão bonita tua história... Adorei, obrigada por partilhares... Bom ano para ti e para todos que te são queridos
Beijinhos
Sara

Jardins disse...

Aqui está mais uma priveligiada aluna dessa fantástica professora que foi a Isabel Mendonça Soares.Está linda a recriação desta sua história. O ano passado também fiz um pps baseado nela com as minhas "meninas grandes". Procura lá na base de dados da arca comum em histórias...
Votos de um ano fantástico!

Pequenos Jornalistas disse...

Olá a todos!
Gostámos muito desta história! É muito gira!
Vocês fazem coisas muito giras. O presépio feito com pinhas está lindo!
Beijinhos dos Pequenos Jornalistas
DAVID (5 anos) e JOANA RITA (5 anos)